Autores
Zanelato, A.I. (UEA) ; Souza, N.M. (UEA) ; Anselmo, M.L. (UEA)
Resumo
Questões ambientais normalmente costumam ser motivos de acalorados debates público e a todo instante estão nos noticiários, somente quando algo em grande escala, e impactante sobre a opinião pública ocorre ao meio ambiente, bem como vazamentos de óleo, rompimento de barreiras de mineradoras ou acidentes radioativos, e por vezes, desprezam outros processos mais lentos, porém rotineiros e, não menos perigosos à Saúde pública do que os desastres ambientais mais expostos na mídia, como é o caso da deposição inadequada de resíduos sólidos contendo metais pesados.A educação ambiental tem importância para a conscientização, conhecimentos e atitudes necessárias para proteger e melhorar a qualidade ambiental. A escola é um lugar propicio para a realização da educação ambiental.
Palavras chaves
educação ambiental; conscientização; metais pesados
Introdução
Questões ambientais normalmente costumam ser motivos de acalorados debates público e a todo instante estão nos noticiários, somente quando algo em grande escala, e impactante sobre a opinião pública ocorre ao meio ambiente, bem como vazamentos de óleo, rompimento de barreiras de mineradoras ou acidentes radioativos, e por vezes, desprezam outros processos mais lentos, porém rotineiros e, não menos perigosos à Saúde pública do que os desastres ambientais mais expostos na mídia, como é o caso da deposição inadequada de resíduos sólidos contendo metais pesados. Realidade esta que aponta haver um cenário social de desinformação a respeito da periculosidade desses tipos de resíduos nocivos, proveniente da irrelevância que se dá à Educação Ambiental nas escolas, âmbitos estes, que SAUVÉ (2005) relata como espaço privilegiado à formação de cidadãos e ao desenvolvimento de valores que influenciem na aquisição de atitudes adequadas quanto ao consumo e descarte de resíduos. Porém, atualmente muitos educadores não conseguem intervir de modo acentuado na educação ambiental, uma vez que não levam em conta as múltiplas facetas da nossa relação com o meio ambiente. Uma ideia da importância dessa reciprocidade entre o homem e a natureza, está na maneira de como o homem se beneficiou desde os primórdios até o presente dos recursos naturais, na conversão da matéria por meio de processos químicos, físicos e biológicos em diversos tipos de produtos de grande importância, por outro lado, são preocupantes quando esses viram dejetos e, exposto a toda sorte ao meio ambiente. Os metais pesados são elementos da natureza que ao passar por transformações químicas resultam em produtos (como lâmpadas, pilhas, baterias entre outros) de fontes energéticas (MOREIRA, 2004).
Material e métodos
A metodologia desse projeto foi desenvolvida na Escola Estadual Padre Jorge Frezzini, tendo como público alvo, os estudantes do Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), na cidade de Parintins-AM, no horário noturno. Foram aplicadas palestras nas salas da Escola Estadual Padre Jorge Frezzini, na qual foram expostos aos alunos à realidade da cidade, quanto a deposição do lixo que é produzido no município, sobretudo, do comprometimento político para com as questões ambientais. Na palestra realizada teve a participação de alguns alunos, expondo situações vivenciadas em seu cotidiano, como por exemplo, o contato das crianças com materiais nocivos como, pilhas, baterias, lâmpadas, entre outros produtos eletrônicos. Assim, percebeu-se o nível de conhecimento dos mesmos a respeito do tema abordado. Posteriormente foram realizadas rodas de conversas que mostraram uma interatividade melhor com os estudantes da Escola, pois dessa forma os mesmos estiveram mais à vontade para compartilhar sua realidade. Durante o debate surgiu alguns pensamentos: Estudante 1: Os meus sobrinhos costumam muito brincar com pilhas fazendo delas como bolinhas de gude. Certo dia deparou-me com eles removendo aquela capinha que a revesti e, logo percebi que saia tipo um óleo, mas não sabia muito bem o grau de perigo apenas que vazia mal, em seguida, tomei as pilhas e rapidamente os proibi de brincar com esses produtos. Ao citarmos a respeito de possíveis metais pesados contido na lâmpada fluorescente, houve um incômodo por parte de um aluno. Estudante 2: A gente pega essas lâmpadas que estão jogadas e pila para utilizar como cerol de linha. Nem sabia que fazia mal! Por final, entendemos que pela participação da maioria dos alunos nas atividades, os alunos obtiveram um bom êxito dos conhecimentos repassados.
Resultado e discussão
O trabalho retrata a forma de desenvolvimento do projeto que foi aplicada na
escola estadual Padre Jorge Frezzine, em um trabalho voltado a
conscientização ambiental relacionado aos metais pesados presentes aos
dejetos que se encontram dispersos nas técnicas de celulares, televisores,
rádios, e entre outras técnicas presentes na cidade de Parintins. De acordo
com relatos de (Loureiro, Layrargues, Castro, 2002, p.211) A educação
ambiental é uma práxis educativa e social que tem por finalidade a
construção de valores, conceitos, habilidades e atitudes que possibilitem o
entendimento da realidade de vida e a atuação lúcida e responsável de atores
sociais individuais e coletivos no ambiente.Na 5º figura, representa uma
interação, em busca de se obter um conhecimento sobre o assunto discutido, e
segundo (ZANETI, 2003) O conhecimento está presente nos mais diversos
aspectos que possam ser repassados de forma simples, mais com uma enorme
natureza de objetividades que refletirão na sociedade de forma sucinta e
realista.
Figura – 5 Roda de conversa mostrando os perigos oriundos da pilha
Na figura 6, segundo (REIGOTA, 2003, p.10) ideias comuns bem como
brincadeiras do dia-dia, são pontos positivos quando se quer alcançar
objetivos que vão de encontro com suas preocupações com a realidade da
sociedade, sendo assim, essas imagens relatam a interação dos alunos nas
atividades desenvolvidas na escolas estadual Padre Jorge Frezzine, tendo
como retrospectos conhecimentos repassados de forma simples, mis com muita
determinação, resultando desta forma, em um aprendizado que reflete na
presença dos metais pesados em diversos dejetos descartados nos ambientes da
cidade de Parintins Am.
Figura – 6 Interatividade com as crianças da 7º série, sobre educação
ambiental
Conclusões
No projeto realizado, foi possível vivenciar a necessidade de expor cada vez mais estudos com finalidades de ampliar o conhecimento com relação a educação ambiental. Pois durante o desenvolvimento do trabalho, verificou-se a falta de conhecimento relacionado aos metais pesados. Neste contexto, acarreta de forma generalizada problemas nos mais diversos campos da sociedade, prejudicando à saúde de muitas pessoas. Quando se pensou em trabalhar metais pesados, não era apenas para destacar a importância de forma teórico, mas sim, no âmbito prático, mostrando as periculosidades que neles se encontram, tendo em vista os descartes corretos, facilitando e reduzindo os impactos ambientais, visando ter, um ambiente ecologicamente correto, e principalmente socialmente justo.
Agradecimentos
Nossos agradecimentos a escola por nos ceder a oportunidade de desenvolver esse projeto. Assim como nossos professores orientadores e aos acadêmicos que desenvolveram
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