Autores

Ramos, O.V. (ISB/UFAM) ; Yamaguchi, K.K.L. (ISB/UFAM) ; Almeida, L.M. (ISB/UFAM) ; Rocha, W.C. (ISB/UFAM)

Resumo

O presente trabalho tem por finalidade discutir a importância da utilização de atividades práticas no conteúdo de química. Mostrar que a realização de aulas práticas além de ajuda a aproximar os alunos da química, torna as aulas mais dinâmicas estimulando o interesse dos alunos pela química. A dificuldade na aprendizagem do ensino da química é muito extensa nas escolas hoje em dia, e isso tem sido um grande desafio para os professores. Trabalhar com cromatografia em papel é fácil, difícil é fazer com que os alunos compreendam como ocorre esse processo na teoria. A utilização de aulas práticas como complementação das teóricas dentro da sala de aula é o que tem despertado o interesse dos alunos, ajudando-os a assimilar os conteúdos relacionados à química.

Palavras chaves

cromatografia; Química; Coari

Introdução

A aplicação de aulas experimentais possibilita a contextualização dos assuntos abordados em sala de aula, dando sentido e estabelecendo a ligação entre teoria e prática, entre a ciência e o cotidiano (SALVADEGO e LABURÚ, 2009). Neste enfoque, buscou-se incentivar os alunos a participarem de aulas práticas tomando o aprendizado mais dinâmico, proporcionando o desenvolvimento dos conteúdos de forma mais agradável, instigando a curiosidade, desenvolvendo sua compreensão do “mundo”, auxiliando também para que o aluno desperte seu interesse pela Química. Os experimentos contribuem para desperta esse interesse. As aulas práticas são motivadoras e proporcionam o desenvolvimento da construção do conhecimento e habilidades dos conteúdos. Estudos realizados sobre o ensino de Química mostram que muitas vezes as aulas práticas funcionam como mecanismo de motivação para o aluno. E segundo Maldaner e Piedade (1995), explica que “pensa-se nas aulas práticas como motivação para aceitar melhor esses conteúdos e, na relação com a vida diária para torná-los mais interessantes e, assim, guardá-los melhor na memória”. O trabalho tem como objetivo demonstrar a importância de utilizar aulas práticas como fator motivador e facilitador na aprendizagem da Química.

Material e métodos

O presente trabalho foi desenvolvido na Escola Estadual Maria Almeida do Nascimento, situada na Estrada Coari-Mamiá s/n, bairro Espírito Santo, localizada no município de Coari – Amazonas. O mesmo foi desenvolvido em uma turma de 2° ano 2 de ensino médio do turno vespertino, cujo os alunos tinham entre 16 a 17 anos. Foram primeiramente administradas aulas teóricas em sala de aula utilizando slides para conduzir conteúdos sobre a cromatografia e sempre que possível quadro branco e pincel para esclarecer algumas dúvidas que surgiam nos alunos. As aulas administradas foram divididas em quatro, onde a cada aula regida era abordado sobre a cromatografia, pigmentos e fotossíntese. Nas aulas também, foram abordado sobre os pigmentos, ou seja, foi falado um pouco sobre a fotossíntese. Em seguida foram realizadas atividades práticas no Laboratório de Química Orgânica da Universidade Federal do Amazonas – UFAM, em quatro aulas de 30 minutos cada utilizando técnicas de cromatografia em papel e cromatografia em giz.

Resultado e discussão

Comparando as aulas teóricas com as práticas realizadas, pode-se observar que quase 100% dos alunos conseguiram assimilar o conteúdo de maneira nítida somente realizando a prática, pois enquanto foi aplicada só a teoria, os alunos não demonstravam tanto interesse, diferente da prática, onde os alunos eram muito ativos e interessados. Após a prática foi aplicado um questionário com sete perguntas, este foi entregue aos alunos no final das atividades onde cada aluno deveria responder seu questionário de forma individual. Um total de 100% dos alunos afirmaram que o que eles não haviam esclarecido na aula teorica, foi aprendido na prática. As respostas para as questões estão ilustradas na figura 1. Verificou-se que a maioria dos alunos estavam atentos nas explicações, onde foi abordado sobre principios de separação, detecção de clorofila e a mudança de coloração sob luz ultravioleta (UV 365 nm)(figura 2). Foi perguntado qual experimento eles mais gostaram, 18 alunos responderam que gostaram da prática dos vegetais por causa das clorofilas, 20 alunos responderam que gostaram mais da cromatografia por adsorção utilizando o giz por ser um experimento diferente do papel e realizar a mesma separação e 4 alunos responderam que gostaram mais da primeira prática, onde foi feito a cromatografia em papel utilizando as canetas hidrocor, segundo esses alunos eles gostaram mais da separação no papel do que a do giz. Os alunos avaliaram que as práticas realizadas foram importantes e que foram de suma importância para compreenderem o tema, segundo Bueno et al (2009), o papel das aulas práticas é adaptar a teoria à realidade, esse processo pode ocorrer como atividade educacional de várias formas, de acordo com o conteúdo, com a metodologia ou com os objetivos.

Figura 1

Avaliação das atividades práticas através de questionário.

Figura 2

Alunos realizando aulas práticas de cromatografia

Conclusões

A utilização de atividades práticas é de muita importância para a aprendizagem dos conteúdos referentes à Química, já que a mesma é considerada abstrata e de difícil assimilação. As práticas como complementação das teóricas não só são viáveis como também muito eficaz e devem ser reproduzidas ou adaptadas na aplicação dos conteúdos da Química, para assim, sempre estarem motivando os alunos a não só conseguir compreender a Química, mas também a gostar da mesma.

Agradecimentos

Referências

BUENO, L., MOREIRA, K. C., SOARES, M., DANTAS, D. J., SOUSA, A. C., WIEZZEL, J., TEIXEIRA, M. F. S. O ensino de química por meio de atividades experimentais: a realidade do ensino nas escolas. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” Faculdade de Ciências e Tecnologia/Presidente Prudente, 2009.
MALDANER, O. A; PIEDADE, M. C. T. Repensando a Química. Revista Química Nova na Escola, v. 1, p. 15 –19, 1995.
SALVADEGO, W. N. C.; LABURÚ, C. E. Uma Análise das Relações do Saber Profissional do Professor do Ensino Médio com a Atividade Experimental no Ensino de Química. Revista Química Nova na Escola, São Paulo, N° 03, p. 216, Agosto de 2009.