Autores
de Moura, V.S. (ISB-UFAM) ; Rocha, W.C. (ISB-UFAM) ; Yamaguchi, K.K.L. (ISB-UFAM)
Resumo
O presente trabalho visa à realização de uma aula contextualizada relacionando os métodos de separação de mistura com as etapas de tratamento de água que abastece o município de Coari, desenvolvido em uma turma de 1° ano do ensino médio. A metodologia transcorreu com a realização de uma aula teórica, uma segunda demonstrativa e uma visita a empresa que faz o tratamento da água que abastece o município de Coari-Am; aplicação de pré e pós-questionário para avaliação do método desenvolvido. A análise dos dados obtidos comprovam que contextualizar os conhecimentos químicos geram resultados positivos. Concluindo-se que esta estratégia de ensino possibilita aos alunos uma melhor compreensão e assimilação do conteúdo trabalhado, oportunizando assim a ocorrência da aprendizage
Palavras chaves
Contextualização; Ensino-aprendizagem; Separação de mistura
Introdução
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) assim como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB n° 9. 394/96) estabelecem que os professores façam adaptações em sua metodologia, com a finalidade que estas se estruturem na interdisciplinaridade e na contextualização. O que é salientado por Brasil (1999) ao afirmar que a contextualização do conhecimento oportuniza que o aluno deixe o papel de espectador e passe ter uma participação ativa; além de possibilitar a interação de professores e alunos no estudo dos conhecimentos escolares associados aos problemas da vida cotidiana (Almeida et al. 2008). Ainda que o processo de ensino e aprendizagem venham tendo avanços tecnológicos é de fundamental importância que os conhecimentos químicos sejam contextualizados, tendo em vista que para muitos educandos esta torna- se uma disciplina muito difícil de entender, pois segundo Chassot et al. (1993, p.50) ensinar química de modo contextualizado é “abrir as janelas da sala de aula para o mundo, é promover relação entre o que se aprende e o que é preciso para a vida”. O presente trabalho visa à realização de aula contextualizada relacionando os métodos de separação de mistura com as etapas de tratamento de água utilizado pela companhia de abastecimento de água que do município de Coari. Através desta alternativa metodológica objetiva-se intervir de maneira a proporcionar aos alunos à aquisição de conhecimentos e informações que oportunizem os mesmos relaciona-los ao seu cotidiano, facilitando desta forma a compreensão dos conhecimentos químicos assim como motivando os discentes para o aprendizado em Química alertando-os dos problemas ambientais que envolvem o tema: água.
Material e métodos
Este trabalho visou à contextualização da aula sobre separação de misturas mediante a relação com as etapas de tratamento de água e com o cotidiano dos alunos. O projeto foi realizado na Escola Estadual João Vieira, situada à Rua Vieira Martins, n° 828, bairro Itamarati no município de Coari – Amazonas com uma turma do 1°ano do ensino médio vespertino. Primeiramente foi elaborado e aplicado um pré-questionário com 06 (seis) questões fechadas e abertas, as questões investigaram os conhecimentos prévios dos alunos acerca da água que consomem, sobre tipos de separação de misturas, etapas de tratamento de água e contextualização, este teve o intuito de averiguar o nível de conhecimento e dificuldade dos alunos sobre o tema. Foi preparada e realizada uma aula teórica em sala de aula com duração de 50 minutos, usando-se de todos os recursos necessários e disponíveis, como o livro didático, slides e o quadro branco, para complementação do assunto já trabalhado pela professora de Química. Na aula seguinte foi realizada uma aula demonstrativa utilizando-se de métodos de separação de misturas que são realizadas no cotidiano dos alunos e que às vezes passam despercebidos tais como: a catação de feijão, filtração de café, peneiração, decantação e filtração com água e areia, separação de água, óleo e detergente. Esta aula teve duração de 50 minutos. Posteriormente os alunos foram convidados a fazer uma visita na Companhia de Água Esgoto e Saneamento Básico de Coari (CAESC).Ao final os alunos foram convidados a responder um pós-questionário contendo as mesmas questões do questionário inicial com o intuito de constatar se a metodologia adotada alcançou os objetivos propostos. Os resultados dos dois questionários, foram tabulados com com auxílio software da Microsoft® (versão 2013).
Resultado e discussão
Contextualizar o conteúdo de métodos de
separação de misturas mediante os
processos de tratamento da água,
apresentou resultados positivos na turma
de
1° ano do ensino médio.O questionário
inicial contou com a participação de
37 alunos da referida série e turma. Já o
questionário final teve a
participação de 35 discentes, tendo o
objetivo de dispor de dados sobre a
quantidade de acertos após a intervenção,
como pode ser observado no figura
1. Na questão 1, quando perguntados sobre
os tipos de separação de misturas,
inicialmente apenas 32% dos alunos
responderam corretamente, percentual esse
que aumentou para 86% após a metodologia
adotada. A respeito da questão 2,
onde os alunos foram questionados sobre a
definição de filtração, no inicial
somente 22% responderam correto e no final
essa percentagem aumentou para
60%. No que se refere a questão 3, que os
questionavam sobre o tipo de
separação de separação de mistura que a
água barrenta apresenta ao ser
colocada em repouso e a terra deposita-se
no fundo do recipiente, 38%
souberam responder inicialmente e 57%
conseguiram responder acertadamente
após a intervenção. Na questão 4, quando
perguntados se os mesmos sabiam por
quais processos de tratamento a água passa
até chegar em suas casas anterior
24% alegaram saber estes processos e
posterior a metodologia a quantidade de
acertos aumentou para 74%. Na questão 5,
no questionário final quando
questionados se eles conseguiram aprender
sobre métodos de separação de
mistura através do processo de tratamento
de água, 94% alegaram que sim e
apenas 6% declararam que não conseguiram
aprender por meio deste. Toda via,
na questão 6, quando perguntados se
gostaram de aprender Química através de
aulas contextualizadas 100% dos estudantes
afirmaram que sim Figura 2).
Primeiro Gráfico
Gráfico 2
Conclusões
Através da metodologia adotada foi possível concluir que contextualizar os conhecimentos químicos possibilita aos alunos uma melhor compreensão, assimilação e interesse do conteúdo trabalhado, tendo em vista, que mediante o trabalho realizado os mesmos puderam visualizar na prática e relaciona-los com seu cotidiano, oportunizando assim a ocorrência da aprendizagem. É importante também considerar, os professores não somente de Química, mas de qualquer outra disciplina podem contextualização em suas aulas, como forma de facilitar a aquisição de conhecimentos e para envolver seus alunos.
Agradecimentos
À gestora, pedagoga, professores e alunos da Escola Escola Estadual João Vieira e à e professores da disciplina Estágio Supervisionado de Ensino IV do Instituto d
Referências
ALMEIDA, E. C. S. et al. CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DE QUÍMICA: MOTIVANDO ALUNOS DE ENSINO MÉDIO. In: X Encontro de Extensão – 4CCENDQPEX01. UFPB – PRAC. 2008. Disponível em: <http://http://www.prac.ufpb.br/ anais/xenex_xienid/x_enex/ANAIS/Area4/4CCENDQPEX01.pdf>. Acesso em: 15 de Junho de 2017.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM). Brasília: MEC; SEMTEC, 1999.
CHASSOT, A. I. et al. Química do Cotidiano: pressupostos teóricos para a elaboração de material didático alternativo. Espaços da Escola, n.10, 1993, p. 50.