Autores
Mayara, R. (UERR) ; Gonzaga, S. (UERR) ; Rizzatti, I.M. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA UERR)
Resumo
INTRODUÇÃO Sabendo–se da importância da qualidade da água que consumimos, é necessário sabermos se ela está dentro dos padrões exigidos para consumo. Existem vários métodos para determinação do cloreto em água como o método de Volhard, método de Farjans e o método de Morh. Chama-se de transposição didática a forma de transformar o conhecimento científico em conhecimento escolar, para que possa ser ensinado pelos professores e aprendido pelos alunos. Significa analisar, selecionar e inter-relacionar o conhecimento científico, dando a ele uma relevância e um julgamento de valor, adequando-o às reais possibilidades cognitivas dos estudantes. Nesse sentido buscou-se explicar através do teatro lúdico de fantoches o método utilizado por Morh, na determinação do íon cloreto. Em água potável.
Palavras chaves
ludico; fatoches; ensino de quimica
Introdução
INTRODUÇÃO Sabendo–se da importância da qualidade da água que consumimos, é necessário sabermos se ela está dentro dos padrões exigidos para consumo. Existem vários métodos para determinação do cloreto em água como o método de Volhard, método de Farjans e o método de Morh. Chama-se de transposição didática a forma de transformar o conhecimento científico em conhecimento escolar, para que possa ser ensinado pelos professores e aprendido pelos alunos. Significa analisar, selecionar e inter-relacionar o conhecimento científico, dando a ele uma relevância e um julgamento de valor, adequando-o às reais possibilidades cognitivas dos estudantes. Nesse sentido buscou-se explicar através do teatro lúdico de fantoches o método utilizado por Morh, na determinação do íon cloreto. Em água potável, o sabor produzido pelo íon Cl- varia em função da sua concentração, como também da composição química da água. Consequentemente, em soluções mais ácidas, a concentração dos íons cromato é muito pequena para se produzir o precipitado nas proximidades do ponto de equivalência. O método de Mohr foi utilizado na determinação de íons cloreto, este se baseia na precipitação dos íons cloreto com Nitrato de Prata. De acordo com (FREIRE, 1996), não haveria criatividade sem a curiosidade que nos move e que nos põe pacientemente, impacientes diante do mundo que não fizemos, acrescentando a ele algo que fazemos. Neste sentido o objetivo desse trabalho é a mediação entre o mundo relacional e o mundo simbólico na superação de aulas rotineiras, podendo ser utilizada como fonte para comunicação, visando despertar o interesse do aluno pelo assunto proposto.
Material e métodos
MATERIAL E MÉTODOS Foram utilizadas, três folhas de papel EVA, dois metros de TNT, cola de silicone, duas caixas de papelão e um tubo de linha de crochê, para a construção dos dois bonecos de fantoches, bem como o palco da apresentação dos bonecos. O método foi baseado na fundamentação teórica e na prática de apresentação dos bonecos de fantoches, manipulados pelas acadêmicas citadas acima, e foi apresentada na UERR-Universidade Estadual de Roraima
Resultado e discussão
RESULTADOS E DISCUSSÃO
O Teatro de fantoches, teatro de bonecos ou teatro de marionetes é o termo
que designa, no teatro, à apresentação feita com fantoches, marionetes ou
bonecos
de manipulação, em especial aqueles onde o palco, cortinas, cenários e
demais caracteres próprios. A peça foi executada por duas acadêmicas do
curso de Química, nessa linha de raciocínio, desenvolveu-se um dialogo entre
professor e seu assistente utilizando os fantoches com o intuito de ensinar
o conteúdo da disciplina de química sobre íons cloreto (CL-). À medida que a
conversa se estendia, os fantoches explicavam passo a passo como o método de
Morh funcionava, bem como da sua importância, isso porque esse método
identifica o excesso de íons cloreto na agua, uma vez que existe um padrão
gerenciado por leis especificas para que as pessoas consumam a água.
Consequentemente, o teatro de fantoches também explicou os riscos que podem
trazer para a saúde das pessoas, em excesso podem causar em nosso organismo
problemas intestinas, bem como azia e má digestão. A apresentação do teatro
com fantoches, contou com a presença de convidados, professores e alunos da
universidade estadual de Roraima. O tema proposto permitiu discussões sobre
o tratamento da agua para consumo. Ao final da apresentação o publico
presente interagiu com as adjuvantes, assim confirmou-se a expectativa
positiva de ensino.
Conclusões
CONCLUSÕES De acordo com os resultados obtidos neste trabalho, concluiu-se que o controle de teor de cloreto presente na corrobora com a literatura, visto que o mesmo segue os padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Com base na apresentação da peça observou-se que o publico entendeu perfeitamente o tema em questão.
Agradecimentos
AGRADECIMENTOS CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Referências
REFERÊNCIAS
BRASIL –Normas, Leis, Portarias: Portaria 36, Ministério da. Saúde. "Padrão de Potabilidade da Água Destinada ao