Autores
Alves, A.L.V. (FACIMED) ; Alves, Q.B. (FACIMED) ; Saar, G.P.S. (FACIMED) ; Soares, R.M.J. (FACIMED)
Resumo
A postura de conscientização ambiental onde o químico abraça a causa de evitar a poluição e proteger o meio ambiente traz a Química Verde para trabalhar essa problematização de busca da preservação e desenvolvimento sustentável. Pensando em cumprir com alguns dos quesitos da Química Verde, implantamos o projeto Química Verde: Diminuindo Átomos Impactantes no Meio Ambiente, em uma escola publica da rede estadual do município de Cacoal/RO, visando caminhar para a utilização mais consciente dos nossos recursos naturais e a manutenção da vida no planeta, desenvolvido na semana do meio ambiente do ano de 2017.
Palavras chaves
Química verde; Conscientização; Meio Ambiente
Introdução
Com foco nessa conscientização ambiental implantou-se em uma escola da rede pública estadual no município de Cacoal/RO para ser trabalhado e desenvolvido na semana do meio ambiente do ano de 2017/1(de 05 á 09 de junho), o projeto Química Verde: Diminuindo Átomos Impactantes no Meio Ambiente, onde se pôde trabalhar a interdisciplinaridade entre docentes e discentes na disciplina de Química. Foi realizado um estudo bibliográfico onde os alunos aprenderam a conceituar a educação ambiental na escola, estendendo a formação do indivíduo, e verificaram a suma importância da química verde. Pois segundo Lisboa Filho, Iochpe e Borges (2002) quando refletimos a ação e responsabilidade social a química verde ou química sustentável esta relacionada ao desenvolvimento que venha reduzir ou ate mesmo eliminar os impactos ambientais decorridos pela ação humana em diversos processos que utilizam a química. Ensinar química exige a introdução de formas diferentes de pensar e orientar o aluno a compreender o mundo natural e que pode intervir de forma sustentável no mesmo. (SCHNETZLER, 2004).O projeto Química Verde: Diminuindo Átomos Impactantes no Meio Ambiente veio para trabalhar essa problematização, desenvolvido com os alunos do 3º ano do ensino médio, e, consiste na ação ambiental de recuperação e preservação do rio Tamarupá, de forma que foi realizada a coleta seletiva dos resíduos sólidos, e, por fim, diagnosticados pontos a serem restaurados de mata ciliar fazendo-se necessário o reflorestamento das margens com mudas cedidas pelos órgãos ambientais (SEMMA e SEDAM), ressaltando que as mudas foram da espécie nativa da região.Para Ferreira, Rocha e Silva (2013), os processos químicos podem causar prejuízos ao meio ambiente, e o ramo da química ambiental tem se preocupado com os mesmos
Material e métodos
Após realização do estudo referente á Química Verde voltado à preservação do meio ambiente, foram determinados os horários da aula para realização in- loco do projeto Química Verde: Diminuindo Átomos Impactantes no Meio Ambiente, onde foi determinado á área de início e fim da recuperação do rio Tamarupá. Determinou-se então que se iniciaria no primeiro contato do rio com á área urbana até seu deságue que finda no Rio Machado totalizando um percurso de aproximadamente 4,8 km. Depois de estabelecida a área de realização do projeto, dividiu-se em duas equipes de alunos orientados pelos professores, onde se determinou as seguintes atividades. Primeira equipe ficou responsável pela coleta dos resíduos sólidos e a separação dos mesmos. A segunda equipe ficou com a responsabilidade de junto aos órgãos ambientais adquirirem as devidas mudas nativas. A terceira e ultima etapa objetivou-se a interdisciplinaridade dos alunos e o foco em comum, onde todos de forma participativa realizaram a plantação das mudas nativas para recuperação da área degradada do rio Tamarupá.
Resultado e discussão
Na execução do projeto houve participação de 100% da turma, considerando o
total de 27 alunos. Ocorreu durante todo o horário letivo da semana do meio
ambiente, onde trabalhando a interdisciplinaridade todos os professores
cederam as aulas para o projeto da disciplina, totalizando 20hs. As equipes
realizaram as atividades separadamente de segunda a quarta-feira. A ultima
etapa foi realizado em forma conjunta e interdisciplinar na quinta e sexta-
feira. O Projeto Química Verde: Diminuindo Átomos Impactantes no Meio
Ambiente, onde o foco principal era a conscientização de minimizar ou até
mesmo eliminar a quantidade de resíduos sólidos poluentes do rio Tamarupá e
a recuperação da área foi atingido. Devemos considerar que a participação e
cooperação dos alunados foram vista pelos docentes de forma evolutiva, pois
é inquestionável que a construção e formação do individuo deve ir além da
sala de aula.
Conclusões
Concluímos assim que os princípios iniciais da química verde foram atingidos de forma que a continuação e preservação do meio ambiente foram plantadas na consciência dos alunados. Observando que como sabemos a continuação e desenvolvimento do homem moderno pode ocorrer sem que impactos sejam gerados.
Agradecimentos
Agradecemos ao professor orientador Antônio Luciano Volpato Alves, que nos auxiliou em todas as etapas de execução deste projeto.
Referências
FERREIRA, V. F.; ROCHA, D. R.; SILVA, F. C. Química Verde, Economia Sustentável e Qualidade de Vida. Revista Virtual de Química, Vol. 6, No. 1, p. 80-111, 2013.
LISBOA FILHO, J.; IOCHPE, C.; BORGES, K. Reutilização de Esquemas de Bancos de Dados em Aplicações de Gestão Urbana. IP – Informática Pública, Belo Horizonte, v.4, n.1, p.105-119, Junho 2002. Disponível em: \r\n<http://www.ip.pbh.gov.br/ip0401.html>, Acesso em: 01 jun. 2017.
SCHNETZLER, R. P. A Pesquisa no Ensino de Química e a Importância da Química nova na Escola. Revista Química Nova na Escola. n. 20, 2004