Autores

Figueira, K.L. (IFRJ) ; Teixeira, A.M.S. (IFRJ) ; Marcelo, L.R. (IFRJ)

Resumo

A monitoria acadêmica pode proporcionar uma primeira vivência do licenciando como professor e contribuir para a melhoria no desempenho dos que a buscam. Assim, investigou-se o impacto dessa atividade na formação dos licenciandos em Química, do IFRJ Campus Duque de Caxias, ao longo de dois semestres. A pesquisa deu-se pelo relato de experiência do monitor e levantamento dos atendimentos. Além disso, realizaram-se entrevistas com os alunos assistidos para avaliar a influência desta atividade na situação final deles nos semestres. O estudo mostrou que a monitoria impacta positivamente tanto na formação teórica e pedagógica do monitor quanto nos índices de aprovação, pois 68,5% dos alunos atendidos foram aprovados e estes afirmam que a monitoria contribuiu para isso.

Palavras chaves

ensino de quimica; formação de professores; monitoria acadêmica

Introdução

Ao ingressar num curso superior de Química o aluno entrará em contato com diversos conceitos, primeiramente, através da componente curricular Química Geral. Esta abrange um amplo conjunto de saberes que ampara a maior parte do programa de graduação em Química. Ao estudá-la, é importante que o aluno comece a pensar como químico, entendendo o mundo material em termos de átomos, seus arranjos e seus movimentos. No entanto, a maioria dos alunos argumenta que a disciplina os confronta com uma teoria muito abstrata, focada na parte físico- química e em cálculos, não dispondo de tempo suficiente para que eles consigam compreendê-los e assimilá-los, o que prejudica o desempenho dos alunos nesta disciplina. Frente a este fato, emerge um grande desafio para os cursos de Química, que é como melhorar o aprendizado e o rendimento dos estudantes nas disciplinas de Química Geral? (GILLESPIE, 1991; PASTORIZA, et.al, 2007; SANTOS FILHO, 2000). Além disso, quando se fala dos cursos de Licenciatura em Química, deve-se ter uma preocupação adicional, uma vez que é essencial que os licenciandos exercitem a instrumentação do ensino, podendo assim relacionar conhecimentos químicos e pedagógicos durante sua formação acadêmica (FERREIRA, MAZZEO, GUEDES, 2012). Dessa forma, a monitoria acadêmica pode ser uma importante aliada no ensino de Química, pois é um espaço de aprendizagem que visa proporcionar melhoria no desempenho dos alunos que a buscam e, pode ainda, propiciar uma primeira vivência do licenciando como professor, aperfeiçoando seu processo de formação (NASCIMENTO, SILVA, SOUZA, 2010). Baseado nesses argumentos buscou-se avaliar o impacto da monitoria acadêmica de Química Geral, no curso de Licenciatura em Química, do IFRJ Campus Duque de Caxias, ao longo de 2015.

Material e métodos

Durante o primeiro e segundo semestre de 2015, o monitor acadêmico de Química Geral fez registros da data e horário da monitoria, bem como os conteúdos trabalhados e a frequência dos alunos do curso de Licenciatura em Química (LQ). Os contatos dos alunos assistidos pela monitoria, como telefone e/ou e-mail, também foram registrados para um futuro contato de avaliação da monitoria. Posteriormente, no final de cada período, os dados coletados durante os atendimentos foram reunidos e, a partir deles, investigou-se o desempenho alcançado por todos os que frequentaram a monitoria acadêmica. Também, realizaram-se entrevistas com os alunos, por e-mail e por mídias sociais com dois questionamentos: 1) "Como a sua frequência na monitoria acadêmica influenciou no resultado alcançado por você em Química Geral neste semestre?" 2) "Por que buscou apoio na monitoria acadêmica?". Além disso, para avaliar a influência da monitoria na formação de professores foi examinado o relato de experiência do monitor acadêmico, por meio das respostas para as seguintes questões: 1) "Por que ser monitor acadêmico?" 2) "Como essa atividade influenciou na sua formação como futuro professor de Química?". Os dados foram tratados e os resultados são apresentados a seguir.

Resultado e discussão

Ao longo do período em questão foram realizados 89 atendimentos aos alunos da LQ, equivalente a 156 horas. Ao comparar os dois semestres de 2015, observou- se um crescimento no número de alunos assitidos, passando de 9 para 32 alunos, o que corresponde a 34% dos alunos regularmente presentes nas aulas das disciplinas. O aumento nos atendimentos pode ser justificado pela maior divulgação da monitoria acadêmica, a flexibilidade nos horários de atendimento, a indicação à monitoria pelos professores que ministraram as disciplinas e a linguagem adequada do monitor no atendimento, como confirmam Silva, Lopes, Santos (2012) e Cordeiro, Oliveira (2011). Ainda, de acordo com os alunos assistidos pela monitoria, constatou-se uma melhor compreensão dos conteúdos de química, conforme se observa nas respostas às duas questões propostas. Na 1ª questão, um aluno respondeu “Me ajudou a reforçar o que foi dado em sala de aula e nas dúvidas fora de hora” e na 2ª questão, outro aluno fez a seguinte afirmação “No meu caso foi a dificuldade nos conteúdos por não ter uma boa base no ensino médio”. Verifica-se que o monitor acadêmico é um ator importante no processo de assimilação dos conteúdos que não foram bem compreendidos em sala de aula pelos alunos. Nota-se esse zelo na fala do monitor quando relata “a monitoria exige de mim uma constante atualização, sempre preciso resgatar conteúdos dos anos iniciais do curso e isso faz crescer meu conhecimento teórico”. Além disso, a prática da monitoria auxilia na formação pedagógica, pois mostra ao licenciando os problemas concretos que precisam ser resolvidos no cotidiano do processo de ensino-aprendizagem, bem como propicia ao monitor uma experiência da prática docente, o que é confirmado novamente pelos autores supracitados.

Conclusões

Pode-se afirmar que a monitoria acadêmica no IFRJ é uma atividade de impacto positivo, pois proporciona ao aluno uma aprendizagem mais efetiva, facilitando sua construção e reforçando os conteúdos trabalhados em sala. Confirma-se ainda que a monitoria é útil na formação do monitor, pois promove o aumento do seu conhecimento teórico pelo resgate de conteúdos vistos no inicio do curso, o que minimiza os erros e aumenta a sua autoconfiança, além disso, propicia melhoria na parte pedagógica, pois gera reflexão constante sobre a metodologia adotada nos atendimentos.

Agradecimentos

Ao IFRJ, por fomentar e possibilitar o desenvolvimento desta atividade.

Referências

CORDEIRO, A. S.; OLIVEIRA, B. P. Monitoria acadêmica: A importância para o aluno de licenciatura em química. ANAIS: 2º Encontro de ciência e Perícia Forenses do RN. Natal: ANNQ, 2011.
FERREIRA, J. de S.; MAZZEO, M. C. R.; GUEDES, J. T. A importância das práticas pedagógicas na formação inicial dos professores de química. In: Encontro de Formação de Professores, UniT, 2012.
GILLESPIE, R. J. What is wrong with the general chemistry course? J. Chem. Educ. 68, 192. 1991.
NASCIMENTO, C. R. do; SILVA, M. L. P. da; SOUZA, P. X. de. Possíveis contribuições das atividades de monitoria na formação dos estudantes-monitores do curso de pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco-UFPE. Pernambuco: Universidade Federal de Pernambuco, 2010.
PASTORIZA, B. dos S.; ROSA, A. F. M.; ARAUJO, M. B. C. de; AMARAL, S. T.; SALGADO, T. D. M.; PINO, J. C. D.; Um objeto de aprendizagem para o ensino de Química Geral. CINTED-UFRGS: Novas Tecnologias na Educação. n.2, v.5, Dez, 2007.
SANTOS FILHO, P. F. dos. Uma disciplina teórica de química para os alunos ingressantes no curso de graduação em química. Química Nova, 23, 5, 2000.
SILVA, M. G. F. da; LOPES, A. C.; SANTOS, L. M. dos. Monitoria como processo de ensino-aprendizagem e formação de futuros professores de química. In. Simpósio Nacional de Ensino e Tecnologia. Ponta Grossa-PR, 2012.