Autores

Namorato Pussente, G.A. (IFSUDESTE-MG CAMPUS JUIZ DE FORA) ; Barros de Almeida Barbosa, D. (IFSUDESTE-MG CAMPUS JUIZ DE FORA) ; Coimbra da Silva, M. (IFSUDESTE-MG CAMPUS JUIZ DE FORA) ; Cúgola Coelho, B. (IFSUDESTE-MG CAMPUS JUIZ DE FORA)

Resumo

Este trabalho propõe, por meio de uma aula expositiva e de uma prática, mostrar uma face não explorada da radiação : seus conceitos e suas aplicabilidades no nosso cotidiano mostrando que, embora o negativismo da mídia sobre o tema tenha certo fundamento, o lado positivo da questão deve também ser abordado e a escola é um agente importante na conscientização dos alunos a respeito do conteúdo.

Palavras chaves

radiação; ensino; tecnologia

Introdução

Apesar da radiação ter sido descoberta a mais de 100 anos atrás, muitos eventos cobertos pela mídia, como o desastre de Chernobyl e o da usina de Fukushima tem uma grande influência na percepção de muitas pessoas em termos da radiação e a palavra “radiação” é associado como uma situação ruim e perigosa. Dessa forma, pesquisas foram iniciadas em 1990 visando mensurar o conhecimento, as atitudes e os efeitos da mídia nos estudantes (TASOGLU et al,2015). Objetivando mensurar o conhecimento sobre radiação de 1246 estudantes de diferentes níveis de escolaridade, REGO (2006) realizou um estudo os quais responderam a um questionário a respeito do assunto. Este estudo concluiu que a diferença de radiação ionizante e não ionizante é majoritariamente desconhecida, bem como a diferença entre os tipos de radiação. Embora a maioria dos indivíduos não exerçam atividades diretamente vinculadas ao uso de materiais radioativos, é preciso um conhecimento mínimo uma vez que muitos acidentes relacionados a radiação são causados pela total desinformação das pessoas. O presente estudo pretende explorar a perspectiva dos estudantes com relação à radiação ionizante, mensurando o conhecimento previamente adquirido e, posteriormente, o que foi aprendido após uma aula expositiva. O objetivo principal é que os alunos estejam aptos a dizer a diferença entre radiação ionizante e não-ionizante, bem como os diferentes tipos de radiação e sua aplicabilidade, alicerçados pelo conhecimento científico em detrimento do senso comum.

Material e métodos

Este projeto foi aplicado em 2 turmas do ensino médio no IFSUDESTEMG – Campus Juiz de Fora abrangendo no total 42 alunos. Inicialmente foi se pensado na maneira de abordar o tema radiação com os alunos. De acordo com (EIJKELHOF, et al 1990), os desastres relacionados com a radioatividade como o acidente de Chernobyl e o lançamento de bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki fizeram com que a o foco da mídia se voltasse para os aspectos negativos da radiação e isso reflete na maneira como os alunos entendem a radioatividade. Com isso, foi proposto um questionário, com base nas metodologias propostas por (GÜNTHER,2003) contendo algumas perguntas de cunho pessoal tais como: “Qual sua opinião sobre a radiação?” e “Onde a radiação está presente no seu cotidiano ?” , além de algumas perguntas que buscavam entender o conhecimento teórico dos alunos acerca do tema. Após a abordagem inicial foi aplicado uma aula expositiva buscando elucidar os discentes a respeito de conceitos como radioatividade, os tipos de radiação existentes, meia-vida além de mostrar diversas aplicações em que a radiação está presente. Ao término da aula o mesmo questionário foi entregue aos alunos visando entender se ocorreu alguma mudança na visão dos mesmos quanto ao tema abordado. Além disso, seguindo os estudos de (SOARES EL AL,2015) foi pensado em uma maneira de aliar a tecnologia ao ensino de radiação no ensino médio. Com uma amostra de areia monazítica e um contador Geiger-Müller foi então aplicada uma prática visando mostrar como os diferentes tipos de radiação interage com a matéria.

Resultado e discussão

RESULTADOS E DISCUSSÕES A partir das respostas dos alunos durante a aula expositiva e nos questionários verificou-se que as constatações de (EIJKELHOF, et al 1990) eram de fato verdadeiras. Ao serem questionados sobre a primeira coisa que lhes vinham à cabeça sobre a radiação, palavras como câncer, bombas e Chernobyl eram sempre lembradas evidenciando o efeito negativo que a mídia aborda o tema. Quanto a aplicação das diferentes formas de radiação, as respostas ficavam restritas aos raios X, celulares e micro-ondas. Com o segundo questionário, aplicado após a aula, verificou-se uma visão mais positiva em relação a radiação. Muitos alunos responderam ao final que existem aplicações benéficas e maléficas quanto a radiação cabendo ao ser humano escolher a melhor maneira de usá-las. Quanto às questões teóricas sobre o tema, foi verificado um aumento percentual de 55% no desempenho dos discentes o que evidencia a eficiência da abordagem aplicada.

Conclusões

Com as informações obtidas nos questionários e durante a aula expositiva foi percebido o quão importante é o papel da escola na mudança de mentalidade dos cidadãos quando a radiação e a radioatividade. Por ser um tema pouco abordado as pessoas crescem tendo em mente apenas os aspectos negativos enquanto existem diversas aplicações pouco exploradas pelos professores. Vale salientar que os alunos ficaram bastante interessados na prática aplicada o que mostra que apesar de a radiação ser abstrata, a tecnologia é um forte aliado no seu ensino, como evidenciou (SOARES et al,2015) em seus estudos.

Agradecimentos

IF Sudeste MG – Campus Juiz de Fora

Referências

GÜNTHER, H. (2003). Como Elaborar um Questionário (Série: Planejamento de Pesquisa nas Ciências Sociais, No 01). Brasília, DF:UnB, Laboratório de Psicologia Ambiental. URL: www.psi-ambiental.net/pdf/01Questionario.pdf.

SOARES, Antonio Augusto; MORAES, Letícia Estevão; OLIVEIRA, Franciéle Gonçalves. Ensino de matéria e radiação no ensino médio com o auxílio de simuladores interativos. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 32, n. 3, p. 915-933, 2015.

EIJKELHOF, H. M. C. et al. Perceived incidence and importance of lay‐ideas on ionizing radiation: Results of a delphi‐study among radiation‐experts. Science Education, v. 74, n. 2, p. 183-195, 1990.

REGO, Florbela; PERALTA, Luis. Portuguese students' knowledge of radiation physics. Physics Education, v. 41, n. 3, p. 259, 2006.

TASOGLU, Aslihan Kartal; ATES, Özlem; BAKAÇ, Mustafa. Prospective Physics Teachers' Awareness of Radiation and Radioactivity. European Journal of Physics Education, v. 6, n. 1, 2015.