Autores

Brandão, E.G. (UFAM) ; Santos, V.S. (UFAM) ; Lopes, A.P. (UFAM) ; Alves, L.C. (UFAM)

Resumo

A reutilização de resíduos sólidos é uma alternativa vantajosa de tratamento dos resíduos domésticos e escolares, pois contribui para a preservação da natureza, além de ser uma atitude sustentável, reduzindo de forma significativa o consumo de recursos naturais. Este projeto teve por objetivo a reutilização de alguns desses tipos de resíduos sólidos, como garrafas PET ´s, óleo de cozinha e papéis. O mesmo contou com a participação de alunos de duas Escolas de Benjamin Constant/AM, bem como com a colaboração de acadêmicos da UFAM/INC, possibilitando assim pequenas atitudes para contribuir com a sustentabilidade no ambiente escolar e doméstico, através da coleta seletiva e reutilização de materiais, gerando ao final do mesmo materiais como pufes, papéis reciclados e sabão.

Palavras chaves

Reutilização; Ensino; Sustentabilidade

Introdução

A reutilização é uma alternativa vantajosa de tratamento de resíduos sólidos, pois preserva a natureza, além de ser uma atitude sustentável, pois pode reaproveitar vários tipos de resíduos, como papéis, plásticos, e óleo de cozinha além da redução significativa do consumo de recursos naturais (KOBARG, 2007). Uma forma simples de fazer a reutilização é de forma doméstica, com procedimentos simples, pois se podem reaproveitar as garrafas de plástico (PET, ou politereftalato de etileno) material que podem levar até 750 anos para se decompor no ambiente, uma vez que é possível fazer peças decorativas e de utilidades com esse tipo de material. Assim como, pode-se também reciclar o papel, pois é produzido através da celulose de determinados tipos de árvores (SANTOS, 2007). Outro exemplo é o óleo de cozinha que pode virar sabão de ótima qualidade, pois o descarte no solo também é prejudicial ao meio ambiente servindo como um contaminante dos rios. Muitas pessoas têm o costume de jogar o óleo em ralos, causando entupimentos, já que a gordura se solidifica e causa graves danos ao encanamento. Este projeto teve por objetivo a reutilização de alguns desses tipos de resíduos sólidos, como garrafas PET´s, óleo de cozinha e papel reciclável, pela comunidade de duas Escolas de Benjamin Constant/AM, e com acadêmicos do INC, possibilitando pequenas atitudes para contribuir com a sustentabilidade no ambiente escolar, através da coleta seletiva e reciclagem de materiais. Por esse motivo foi proposto aos alunos o aproveitamento dos resíduos sólidos como fonte de produção de materiais, como reutilização de garrafas PET´s na confecção de PUF´s, na reciclagem de óleo de cozinha para produção de sabão e na fabricação de papel reciclado.

Material e métodos

Este trabalho foi desenvolvido em três espaços educacionais, compreendendo duas escolas estaduais (uma de ensino médio e outra de ensino básico) e um na universidade federal, no município de Benjamin Constant - AM, totalizando um público alvo de 200 alunos. Para a realização dessa proposta, foram seguidas as seguintes etapas: 1) Coleta seletiva dos resíduos que foram reutilizados (garrafas PET´s, papeis e óleo de cozinha); 2) Oficinas para demonstração dos procedimentos da reutilização/reciclagem de materiais nas escolas; 3) Exposição e confecção dos materiais nas escolas e distribuição dos mesmos a comunidade escolar; 4) Seminários para estimular e auxiliar na promoção da sustentabilidade no ambiente escolar; 5) Exposição das atividades no Hall do INC. O presente trabalho foi caracterizado como uma pesquisa bibliográfica, exploratória e participante, tendo em vista que a parte bibliográfica "procura explicar um problema a partir de referencias teóricas publicadas em documentos. [...] Busca conhecer e analisar as contribuições culturais ou científicas do passado, sobre um determinado assunto” (CERVO; BERVIAN, 2002). Já a pesquisa exploratória “envolve levantamento bibliográfico, entrevista com pessoas que tiveram (ou tem) experiências práticas com o problema pesquisado e análise de exemplos que estimulem a compreensão” (GIL, 1999). E participante pois "participa da vida cotidiana dos próprios participantes individuais e coletivos do processo, em suas diferentes dimensões e interações" (BRANDÃO; BORGES, 2007)

Resultado e discussão

Constatou-se o empenho na realização das atividades (produção de sabão com óleo reciclado, produção de papel reciclado, confecção de puf´s com garrafas PET´s e palestras sobre sustentabilidade) por parte dos participantes voluntários e comunidade escolar, pois percebeu-se a reprodução das atividades em suas casas, e escolas devido a alguns depoimentos e procura para possíveis esclarecimentos sobre a reutilização dos materiais. Verificou-se também a grande contribuição na coleta de óleos reutilizados e garrafas PETs, o que já é uma pequena contribuição com o ambiente ajudando a sensibilizar os alunos sobre o reuso do mesmo. Gerou ainda uma satisfação direta quando os mesmo recebiam o material reciclado (Sabão ou papel) ou reutilizado (Puff), pois após as oficinas os materiais era sorteados com os participantes. Foram abordados com os alunos conceitos envolvendo polímeros (reutilização de plásticos), tensoativos (fabricação de sabão) e celulose (fabricação de papel). Atividades que envolvam educação ambiental focando a sustentabilidade é sempre benéfica para comunidade, principalmente a escolar, sendo um grande passo para pequenas atitudes. Assim, com o projeto foi possível promover alternativas que auxiliaram na promoção da sustentabilidade no ambiente escolar, através da coleta seletiva e reciclagem de materiais, com o apoio e contribuição da comunidade escolar, difundindo atitudes sustentáveis no cotidiano das pessoas. A coleta de resíduos sólidos, permitiu ainda direcionar o lixo para o lugar certo, de modo a obter materiais reciclados, como pufes, papéis reciclados e sabão, e promover atitudes de seleção de parte dos resíduos gerados na escola, tentando transformar os mesmo em material reutilizável.

Conclusões

Verificando os benefícios alcançados na comunidade ocasionados com a execução deste trabalho, pode-se constatar que as atividades previstas continuaram alcançando um ótimo impacto, pois foi possível continuar a (1) Promover alternativas que auxiliaram na promoção da sustentabilidade no ambiente escolar, através da coleta seletiva e reciclagem de materiais, com o apoio e contribuição da comunidade escolar; (2) Difundir atitudes sustentáveis no cotidiano dos alunos; (3) Direcionar o lixo para o lugar certo, e promover atitudes de seleção de parte dos resíduos gerados na escola e em casa.

Agradecimentos

Referências

BRANDÃO, C. R.; BORGES, M. C. A pesquisa participante: um momento da educação popular. In.: Rev. Ed. Popular, Uberlândia, v. 6, p. 51-62, jan/dez. 2007.

CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A. Metodologia Científica. 5ª Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2002.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.

KOBARG, L. C. Reciclagem. Universidade Federal de Santa Catarina, 2004.

MACHADO, J. T. Um estudo diagnóstico da Educação Ambiental nas escolas do Ensino Fundamental no município de Piracicaba/SP. Universidade de São Paulo, 2007.

SANTOS, E. T. Educação Ambiental na escola: conscientização da necessidade de proteção da camada de ozônio. Universidade Federal de Santa Maria, RS, 2007.