Autores
Rizzatti, I.M. (UERR) ; Ferreira, E.G. (UERR)
Resumo
A partir da evolução da ciência o homem será capaz de construir seu conhecimento cientifico,fundamentado nos conceitos e teorias já existente. kuhn(1962), afirma que o conhecimento cientifico somente evolui quando rompe as tradições dominantes e abra_se ao novo,sendo esta capacidade de regeneração a demarcação de um conhecimento realmente de natureza cientifica. O teatro cientifico surge como opção em educação em ciências, onde o objetivo e a alfabetização cientifica. A escola por sua vez e responsável por ajudar os alunos a construir os primeiros conceitos científicos, tornando o aprendizado prazeroso por meios de atividades lúdicas. Assim os conceitos de química poderão ser absorvido com mais facilidade tornando se uma atividade agradável para os educandos.
Palavras chaves
Ciência; Conhecimento; Arte
Introdução
As reações químicas são de fundamental importância para a produção de produtos. Por meios da combinação de elementos químicos, dessas combinações muitos foram os precipitados formados na separação e formação de compostos. Isso graças á busca incansável dos alquimistas da pedra filosofal e do elixir da longa vida. Com o passar dos anos os antigos métodos foram aperfeiçoados e novos métodos foram desenvolvidos. Hoje as escolas e faculdades pesquisam formas de passar para seus alunos os conteúdos pertinentes ás grades curriculares.
Material e métodos
Pesquisa dialética com abordagem qualitativa, e surgiu a partir da necessidade de investigar a importância do teatro cientifico como metodologia para o ensino de química. Na escola Carlo Casadio em Boa Vista RR. No 1º semestre de 2017. onde foi aplicado um questionário, com perguntas abertas e fechadas, abordando o conteúdo de soluções química no segundo ano da Educação de Jovens e Adultos, nesse sentido, foi elaborada uma peça de teatral para abordar o conteúdo de soluções química, a peça foi apresentada com 60 alunos da Educação de Jovens e Adultos ( EJA ).
Resultado e discussão
A analise dos resultados foi realizada a partir da coleta de dados feita por
meio de amostragem simples com a participação dos alunos da rede Estadual
de Educação, onde foi entrevistado sessenta alunos da Educação de Jovens e
Adultos. Os mesmos responderam a dez questões, sendo nove questões
direcionadas aos conteúdos de química e uma especifica para as atividades
teatrais com possibilidade de justificativa. A pesquisa iniciou-se após a
observação e acompanhamento de aulas ministradas nas referidas turmas, com
aplicação de questionário aos alunos das turmas do segundo ano da EJA.para
facilitar a compreensão das perguntas e posterior respostas, os
entrevistados foram nomeados da seguinte forma; grupo A, grupo B, grupo C,
ressalta-se que esta divisão e essencialmente para a decima questão, que
está relacionada com a atividade de teatro. O grupo A, foi formado pelos
alunos que gostaram e participaram de todo processo de transformação dos
conteúdos de química em peça teatral. O grupo B, foi formado pelos alunos
que gostaram da ideia, mas que não participaram do projeto por
indisponibilidade de tempo. O grupo C, foi formado pelos alunos que não
tinham vocação e nem demostraram interessem participar da atividade.
Iniciamos a entrevista perguntando aos alunos: ‘’O que é solubilidade?’’
(Questão 01)‘’O que é solução?’’ (Questão 02).Russel (1981). (Questão 03). O
que e soluto?. (Questão 04). O que é solvente.(Questão 05). O que é uma
solução saturada, insaturada ou supersaturada?. Em seguida foram apresentada
04 questões fechadas, onde foram expertos cincos opções, sendo que apenas
uma era a resposta correta. Todos responderam de acordo com seus
conhecimentos sobre o assunto, para a (Questão 10).foi solicitado aos
participantes descrevessem previamente sobre teatro científico.
Conclusões
Portanto após avaliação pode se concluir que a participação dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas atividades teatrais despertou o interesse dos alunos pela disciplina de química através da arte, comprovou a eficiência do teatro como método de para o ensino de química, dessa forma pode se afirmar o potencial do teatro cientifico como elemento facilitador para o ensino de soluções química no segundo ano da Educação de Jovens e Adulto na escola Carlo Casadio.
Agradecimentos
Referências
ATKINS, P, Princípios de Química – questionando a vida e o meio ambiente, Ed. Bookman,
MOREIRA, Leonardo Maciel. Teatro de temática científica: conceituação, conflitos, papel pedagógico e contexto brasileiro. Ciênc. Educ. Bauru, v. 21, n. 2, p. 511-523, 2015.
OLIVEIRA, Eliene de. Et al. O Lúdico na Educação de Jovens e Adulto.
RUSSEL, J. B. Química Geral. São Paulo, McGrawn-Hill, 1981;
SANTOS, Santa Marli Pires dos. O brincar na escola: metodologia Lúdica – vivencial, coletânea de jogos, brinquedos e dinâmicas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
SARAIVA, C. C. Teatro Cientifico e ensino da química. Faculdade de Ciências, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, 172 p: 2007.
VYGOTSKY, L.S.; LURIA, A.R.; LEONTIEV, A.N. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. 10ª ed. São Paulo: Ícone, 2006.
VYGOTSKI, L.S. etal. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 1998ª. FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pedagogia da Ação. Educação e Pesquisa, São Paulo, V.31, n.3, set./ dez, 2005.
WALLON, Henri. Ciclo da Aprendizagem: Revista Escola, ed. 160, Fundação Victor Civita, São Paulo, 2003.
KUHN 1962.