Autores
Silva, A.M. (UFC) ; Rodrigues, D.M. (UFC)
Resumo
O presente trabalho teve como tema central analisar, discutir e opinar sobre a importância das atividades experimentais nas aulas de química no ensino médio. Mostrou-se através das aulas práticas que os alunos podem compreender, mudar de opinião e diminuir o impacto de desprezo e negatividade que a disciplina traz aos alunos na sala de aula. O trabalho de pesquisa foi idealizado tendo por base aplicações de questionários voltados para alunos, gestores e professores. A pesquisa foi desenvolvida na Escola de Ensino Médio Adelino Alcântara Filho, localizada no distrito de Croatá, em São Gonçalo do Amarante-CE. Após a análise questionários e resultados percebeu-se que a maioria está preocupada com o ensino de química e propuseram mudanças no planejamento da disciplina.
Palavras chaves
Alunos; Aulas práticas; Aprendizagem
Introdução
Atualmente no ensino médio o estudo de química é encarado como um desafio para os alunos e professores. A realidade do ensino muitas vezes é precária. O estudo de química sem uma orientação didática, como por exemplo, um plano de curso desorganizado e a prática metodológica monótona causam exaustão nos alunos. Percebe-se que o estudo de química abrangem infinitas denominações, símbolos, conceitos, regras que será abordado em todo o percurso de ensino em ciência. Muitos alunos por sua vez acabam por decorar conceitos e regras em imediato. Isso torna uma expectativa negativa, pois é de grande importância que o ensino de química seja relevante aos estudantes já que os conteúdos estudados são relevantes para a sua formação acadêmica e humana. O ensino experimental nas escolas teve como origem o trabalho experimental que era desenvolvido nas universidades e teve como objetivo o estímulo à formação de novos cientistas (GALIAZZI et al., 2001, p. 253). O quadro que a escola pública apresenta em relação às aulas ministradas pelo professor de química é desanimador. É reconhecido que é preciso reformular o ensino de química nas escolas, visto que as atividades experimentais são capazes de proporcionar um melhor conhecimento ao aluno, por isso, as reflexões deste trabalho visam abranger a importância da atividade experimental no ensino de química (AMARAL, 1996). As práticas de investigação vigentes considera uma estreita relação da natureza e do homem, que ocupa um lugar privilegiado na proposição de uma metodologia científica que se resume pela regularização de procedimentos (QUEIROZ, 2004).
Material e métodos
O trabalho de pesquisa foi idealizado tendo por base aplicações de questionários voltados para alunos, gestores e professores. A pesquisa foi desenvolvida na Escola de Ensino Médio Adelino Alcântara Filho, localizada no distrito de Croatá, em São Gonçalo do Amarante-CE. A pesquisa foi desenvolvida nas turmas dos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio, com uma amostra de 20 alunos de cada, totalizando 60 alunos. Também foi realizada a pesquisa com 05 gestores e 05 professores da escola. Logo após a aplicação do questionário, três conteúdos proveniente do andamento do plano de curso do professor naquele determinado período foi explanado em sala de aula de acordo com os níveis de amostra em questão. Foi feito uma explanação sobre as normas básicas de segurança dentro de um laboratório de química. A primeira atividade experimental ocorreu com os alunos do 1º ano. Eles desenvolveram na sala de aula o experimento sobre Identificação de substâncias ácidas e básicas, com o objetivo de compreender o assunto e observar a presença desses compostos e sua função no cotidiano. O experimento selecionado para o 2º ano foi sobre titulação, que teve como objetivo compreender de forma significativa os processos naturais e tecnológicos e se apropriar deles, desenvolvendo capacidades e habilidades. E por fim, o experimento do 3º ano aplicado foi a prática chamada de leite psicodélico, com materiais fáceis e teve como objetivo analisar e compreender o assunto de polaridade e solubilidade de compostos. No final das atividades experimentais, foram discutidos entre alunos, junto ao professor pesquisador, os resultados obtidos nas práticas desenvolvidas.
Resultado e discussão
Questionamento aos professores no que diz respeito a principal dificuldade dos
alunos nas aulas de química, 20% dos professores pesquisados acreditam que a
principal dificuldade seja os cálculos. Já 40% dos professores acreditam que
seja interpretar questões o maior desafio dos alunos, e por fim, 40% acreditam
que a maior dificuldade seja o assimilar conteúdo, conforme a figura 1. Embora
existam muitas dificuldades dos alunos nas aulas de química, os professores
acreditam que sempre vai está em destaque os cálculos matemáticos. Perguntado
aos professores que nova metodologia de ensino eles usam para facilitar a
aprendizagem dos alunos (figura 2), 20% usam vídeos e slides (aula audiovisual),
também 20% dos profissionais usam atividades experimentais, porém 60% dos
professores, a maioria, não usam metodologias inovadoras, ou seja, continuam
somente na aula exposta ao quadro. 33% dos alunos acreditam que as aulas
experimentais facilitam a aprendizagem, porém 17% acreditam que fazer
experiência seja legal, ao mesmo tempo em que 11% dos alunos afirmam que não
sejam interessantes as aulas experimentais, pois acham sem graça e 5% dos alunos
não gostariam por achar as aulas complicadas, ao ponto de que também 17%
acreditam que as aulas experimentais sejam importantes para o trabalho em
equipe, mas 17% dos alunos acreditam que a atividade experimental seja
importante porque complementa a parte teórica (figura 3). De acordo com a figura
4, 17% dos alunos afirmam que a falta de aulas prática não prejudica em nada
pelo fato das aulas teóricas serem mais importante, e 25% dos alunos acreditam
que a falta de aulas práticas podem prejudicar somente o rendimento escolar e
finalmente 58% acreditam que pode prejudicar o desempenho futuramente.
Resposta dos Professores.
Metodologias aplicadas pelos Professores.
Opinião dos alunos sobre as aulas experimentais de química.
Opinião dos alunos sobre a ausência de aulas práticas de química.
Conclusões
Diante dos objetivos apresentados para realização dessa pesquisa, e de acordo com os resultados obtidos é necessário ressaltar que independente do nível, da escola e de qualquer realidade que se deparar, a atividade experimental deve ser incluída no planejamento dos professores. Por mais simples que seja uma atividade experimental sempre vai dar um novo horizonte para aprendizagem diferenciada. Analisado os questionários, ficou visível a insatisfação dos alunos com as aulas de química, mais ao mesmo tempo a alegria do surgimento de novas propostas metodológicas com o uso de aulas práticas.
Agradecimentos
A Coordenação do Curso de Licenciatura em EaD de Química da UFC Virtual; ao Polo de S.Gonçalo do Amarante; a EEM Adelino Alcântara Filho, em S.Gonçalo do Amarante.
Referências
AMARAL, L. Trabalhos práticos de química. São Paulo: Nobel, 1996.
GALIAZZI, Maria do Carmo; ROCHA, Jusseli Maria de Barros; SCHMITZ, Luiz Carlos; SOUZA, Moacir Langoni de GIESTA, Sérgio; GONÇALVES, Fábio Peres. Objetivos das atividades experimentais no ensino médio: a pesquisa coletiva como modo de formação de professores de ciências. Ciência & Educação, n. 7, v. 2, p. 249-263, 2001.
QUEIROZ, S. L. Do fazer ao compreender ciências: reflexões sobre o aprendizado de alunos de iniciação científica em química. Ciência & Educação, Bauru, v. 10, n. 1, 2004.