Autores

Yamaguchi, K.K.L. (ISB/UFAM) ; Almeida, L.M. (ISB/UFAM) ; Almeida, A.S. (ISB/UFAM) ; Rodrigues, C.N. (ISB/UFAM)

Resumo

Os metais estão presentes nos diversos objetos do cotidiano. Sozinhos ou acompanhados de outros elementos em ligas metálicas, há uma enorme aplicabilidade desses materiais. Verifica-se no entanto, que esse assunto é considerado como sendo de difícil compreensão por parte dos alunos. Esse trabalho foi realizado com estudantes universitários do curso de ciências: biologia e química (ISB/UFAM) e teve como objetivo apresentar as propriedades químicas de materiais compostos de ligas metálicas de uma forma mais simples, afim de contribuir para o entendimento e assimilação do conteúdo. Foi realizado experimentos demonstrando as propriedades físicas e químicas dos metais utilizando produtos de fácil acesso. Houve a participação e a interação dos alunos nos experimentos e uma alta aceitação.

Palavras chaves

Ligação metálica; Ensino de química; Coari

Introdução

Desde os tempos imemoriais os metais vêm sendo utilizados como sinônimos de poder e riqueza. Esses materiais são formados por ligações químicas denominadas ligações metálicas e estão inseridos nos conteúdos do ensino médio e em diversos cursos universitários, nas disciplinas de química geral e inorgânica. Ligação metálica é a ligação entre metais utilizadas na fabricação de diversos produtos como eletrodomésticos, joias e produtos contendo ferro, alumínio, bronze, latão, entre outros (ATKINS & JONES, 2006). Mesmo sendo um assunto de fundamental importância e seu conhecimento sendo essencial para um melhor entendimento das transformações que ocorrem em nosso mundo, dentre os três tipos de ligação química (iônica, covalente e metálica), a ligação metálica vêm sendo considerada a menos assimilada pelos estudantes (COLL & TREAGUST, 2003; ACAR & TAHAN, 2008). Verifica-se que o ensino de química tem a função de apresentar ao aluno um conceito científico e portanto, se faz necessário recorrer a metodologias que contribuam para uma aprendizagem que colabore para a concretização desses objetivos (Fonseca, 2001). Esse trabalho teve como objetivo propor estratégias didáticas através da demonstração das propriedades físicas e químicas dos metais e ligas metálicas, utilizando materiais simples e correlacionando com o conteúdo teórico.

Material e métodos

Este trabalho foi realizado com estudantes universitários do curso de licenciatura de ciências: química e biologia da Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB/UFAM), no município de Coari, Amazonas, Brasil. Os participantes desta pesquisa estavam cursando a disciplina de química Inorgânica. A pesquisa foi realizada em 4 momentos: 1º) Aos alunos foi ministrada uma aula introdutória sobre ligação metálica; 2º) Utilizando a observação como metodologia de investigação, adotou-se a exemplificação de materiais que eram utilizados no cotidiano e que eram formados de metais e ligas metálicas; 3º) Foi feito a experimentação pelos próprios alunos demonstrando como as propriedades das ligações metálicas podem ser apresentadas de forma simples e significativa. 4º) Foi realizado um debate com os alunos para conhecer a opinião dos mesmos em relação a utilização de ligações metálicas no conteúdo de química no ensino médio; Foram elaborados experimentos com as seguintes propriedades: Condutividade elétrica; Densidade; Brilho metálico e reflexão; Maleabilidade; Formação de ligas; Diferença de metais e ligas; Reatividade. Os discentes responderam questões sobre os experimentos realizados e a importância do uso de produtos alternativos para o aprendizado de ligações metálicas.

Resultado e discussão

Os alunos apresentaram-se participativos nos experimentos realizados. Essa observação corrobora com os trabalhos descritos na literatura sobre a qualidade da aprendizagem quanto a teoria e a prática estão integradas (SCHNETZLER, 2000; CARDOSO; COLINVAUX, 2000; PAULETTI et al., 2014). Os experimentos realizados foram: densidade de lata de alumínio, moedas e aço inoxidável, afim de apresentar a densidade do material e como é possível analisar a pureza de um metal por meio do peso. Foram realizados experimentos de metais com ácidos, análise de condutividade com fios de cobre e alteração da coloração de moedas por meio de reações químicas. A experimentação utilizando recursos que são conhecidos no dia-a-dia dos estudantes favorece a interação teoria e prática, consolidando o aprendizado (CARDOSO; COLINVAUX, 2000). Alguns assuntos contidos na grade curricular dos estudantes são considerados com um grau de dificuldade maior, sendo pouco abordados na sala de aula. Entre eles, tem-se as ligações metálicas, onde os estudantes apresentam uma familiaridade maior com os outros tipos de ligação: iônica e covalente. No debate, os próprios alunos reconheceram que conseguiram aprender de forma mais efetiva os assuntos explicados e isso foi refletido no questionário onde foi solicitado que os mesmos descrevessem sucintamente três experimentos que foram apresentados na sala de aula e as características/propriedades abordadas em cada um. 100% dos discentes descreveram pelo menos 1 experimento, 20% conseguiu descrever os três experimentos e 60% conseguiram descrever dois experimentos. Verificou-se que a utilização de experimentos para o ensino de química foi importante para a aprendizagem do conteúdo de ligações metálicas e um instrumento válido para ser desenvolvido em sala de aula.

Conclusões

Os alunos puderam acompanhar a interação da teoria e da prática de forma mais sólida, contribuindo com o processo de aprendizagem. Esse trabalho auxiliou de forma positiva para a compreensão de conceitos químicos e para a consolidação da aprendizagem de ligações metálicas entre os alunos, sendo uma atividade extremamente rica para o conhecimento acadêmico e profissional desses futuros professores de química.

Agradecimentos

Ao Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB/UFAM) e a todos os Licenciandos em Ciências: Biologia e Química do Campus Coari que contribuíram para o desenvolvimento des

Referências

ACAR, B.; TARHAN, L. Effects of cooperative learning on students’ understanding of metallic bonding. Research in Science Education, v. 38, p. 401-420. 2008
ATKINS, P.; JONES, L. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 3 ed. Porto Alegre: Bookman, 2006
CARDOSO, S. P.; COLINVAUX, D. Explorando a motivação para estudar química. Química Nova, v.23, n.3, p. 401-404, 2000.
COLL, R. K.; TREAGUST, D. F. Learners’ mental models of metallic bonding: a cross-age study. Science Education, v. 87, p. 685-707, 2003. FONSECA, M.R.M. Completamente química: química geral, São Paulo, 2001
PAULETTI, F.; ROSA, M. P. A.; CATELLI, F. A importância da utilização de estratégias de ensino envolvendo os três níveis de representação da Química. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v.7, n. 3, p. 121-134, 2014.
SCHNETZLER, R. P. Em Ensino de Ciências: Fundamentos e Abordagens; SCHNETZLER, R. P.; Aragão, M. R., orgs.; CAPES/UNIMEP, ed. R. Vieira: Campinas, 2000, cap. 1.