Autores
Rodrigues, C.N. (ISB/UFAM) ; Almeida, L.M. (ISB/UFAM) ; Almeida, A.S. (ISB/UFAM) ; Yamaguchi, K.K.L. (ISB/UFAM)
Resumo
A região Amazônica possui uma imensa biodiversidade de frutas ricas em substâncias benéficas ao organismo. Dentre as substâncias, destaca-se a presença de vitamina C (ácido ascórbico) como responsável pela proteção da pele, combate ao envelhecimento e proteção imunológica. Paralelamente, a relação dos conteúdos estudados na escola e a aplicação no cotidiano é um tema de grande interesse da população. Assim, o objetivo desse projeto foi a aplicação de experimentos de detecção de vitamina C em sucos de frutas Amazônicas e a contextualização do experimento relacionados as disciplinas de química e biologia, de forma integrada. Maiores informações sobre estas frutas puderam ajudar na valorização regional e incentivo na melhoria da alimentação dos alunos.
Palavras chaves
Amazônia ; Coari; ensino
Introdução
A vitamina C ou, simplesmente, ácido ascórbico (AA) é vitamina hidrossolúvel e termolábil. Apresenta diversas atividades biológicas, como a prevenção do organismo contra infecções, cicatrização de feridas, auxilia na prevenção de doenças, e nos últimos anos tem sido muito utilizada para o combate ao envelhecimento, protegendo células pelo estresse oxidativo e na formação das fibras colágenas existentes em praticamente todos os tecidos do corpo humano (MANELA-AZULAY et al., 2003; RUFINO et al., 2010). A dose recomendada para manutenção de nível de saturação da vitamina C no organismo é de cerca de 100mg por dia. Em situações diversas, tais como infecções, gravidez e amamentação, e em tabagistas, doses ainda mais elevadas são necessárias (HORNING, 1981; SCHECTMAN, 1993). No entanto, os seres humanos são incapazes de sintetizar essa vitamina e uma das formas mais recomendadas de obtenção é por meio da alimentação. Nesse contexto, os frutos amazônicos apresentam destaque devido à elevada quantidade de vitamina C, destacando-se o cupuaçu, buriti, camu-camu, acerola e bacuri (RUFINO et al., 2010; SOUZA et al., 2012; NEGRI, BERNI e BRAZACA, 2016). A detecção de vitamina C utilizando sucos de frutas amazônicas torna-se uma importante ferramenta para valorização de frutos locais e para os estudantes terem acesso a aplicação dos contextos teóricos. Nesse trabalho foi realizado atividades experimentais com alunos do ensino médio para a detecção de vitamina C em frutos Amazônicos e correlacionado com os assuntos de química e biologia.
Material e métodos
Esse procedimento foi realizado em duas turmas (63 alunos) do ensino médio da Escola Estadual João Vieira, no município de Coari, Amazonas, Brasil. Foi realizado a exposição teórica dos conceitos químicos de grupos funcionais. Em seguida foi apresentado a importância da vitamina C e suas características química e biológica e os benefícios do consumo de frutas para o organismo. Foi realizado a prática de detecção de vitamina C nos seguintes sucos: jenipapo, laranja, maracujá, cupuaçu e limão. Foram aplicados questionários para avaliar os resultados.
Resultado e discussão
Os alunos puderam assistir uma exposição participativa sobre os benefícios
de frutos regionais relacionados a vitamina C, enfatizando conceitos
químicos de estrutura química e reações e sobre a importância para o
organismo. Foram aplicadas 4 questões sobre a compreensão dos discentes nos
conteúdos de química e biologia em produtos comumente comercializados na
região e observou-se uma interação muito grande na aula expositiva e na
participação na aula prática. 100% responderam que o experimento contribuiu
para facilitar a compreensão sobre a aplicação da aula de ciências (química
e biologia), 100% já haviam participado de aulas experimentais devido a
projeto de PIBID com outros professores e na questão sobre qual suco
apresentou maior quantidade de vitamina C, responderam que os sucos de
laranja, maracujá e cupuaçu apresentaram maiores teores, resultado
condizente com os dados na literatura (SOUZA et al., 2012; RUFINO
et al., 2010). Todos os alunos que participaram desse experimento já haviam
participado de aulas experimentais em outras disciplinas e isso favoreceu a
interação deles com os processos metodológicos experimentais. Ao serem
questionados sobre a importância do experimento, 100% dos alunos afirmaram
que contribuiu para facilitar o aprendizado em química.
Conclusões
Esse trabalho contribuiu para o desenvolvimento intelectual dos alunos e valorização regional dos produtos Amazônicos por meio da consolidação de teorias apresentadas na sala de aula das disciplinas química e biologia em matérias primas comumente utilizadas no seu cotidiano. Os alunos puderam acompanhar a interação da teoria e da prática de forma mais sólida, contribuindo com o processo de aprendizagem.
Agradecimentos
A SEDUC-AM e ao ISB pelo apoio
Referências
HORNING D, Metabolism and requirements of ascorbic acid in man South African Medical Journal, vol.60, n.21, p.818-823, 1981.
MANELA-AZULAY, M.; MANDARIM-DE-LACERDA, C. A.; PEREZ, M. A.; FILGUEIRA, A. L.; CUZZI, T. Vitamin C. Anais Brasileiros de Dermatologia, vol. 78, n.3, p.265-272, 2003.
NEGRI, T. C.; BERNI, P. R. A.; BRAZACA, S. G. C.; Valor nutricional de frutas nativas e exóticas do Brasil, Biosaúde, vol. 18, n. 2, p. 82-96, 2016.
RUFINO, M. S. M; ALVES, R. E.; BRITO, E. S.; PÉREZ-JIMÉNEZ, J.; SAURA-CALIXTO, F; MANCINI-FILHO, J. Bioactive compounds and antioxidant capacities of 18 non-traditional tropical fruits from Brazil. Food Chemistry, vol.121, p.996-1002, 2010.
SCHECTMAN, G. Estimating ascorbic acid requirements for cigarette smokers. Ann N Y Acad Sci, vol. 686, p. 335-345, 1993.
SOUZA, V. R.; PEREIRA, P. A. P.; QUEIROZ, S. V. B.; CARNEIRO, J. D. S. Determination Of Bioactive Compounds, Antioxidant Activity And Chemical Composition Of Cerrado Brazilian Fruits. Food Chemistry, vol.134, n.1, p.381-386, 2012.