Autores

Marques, A.S.V. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS - UEA) ; Hardoim, E.L. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO - UFMT) ; Melo, J.L. (IFAM/CAMPUS PARINTINS)

Resumo

O presente relato de experiência é parte de uma atividade desenvolvida em uma turma do 3º ano informática do IFAM-Campus Parintins com 32 alunos, na disciplina de química. O objetivo era avaliar APPS (aplicativos) mobile que tratassem de conteúdos de química orgânica, sua funcionalidade, manuseio, pontos positivos e negativos. A avaliação foi realizada por grupo de alunos definidos previamente pela professora, onde os mesmos trabalharam de maneira colaborativa avaliando pelo menos dois aplicativos e postando suas avaliações em uma página criada na rede social. A utilização de tecnologias colabora de maneira significativa no ensino de química, pois oferece diferente abordagens do conteúdo, proporcionando o interesse do aluno.

Palavras chaves

Tecnologias educacionais; Aprendizagem Colaborativa; Ensino de química

Introdução

Como é sabido, existe por parte dos alunos dificuldades na compreensão de conceitos da química incluindo a química orgânica. Por isso é necessário como docentes dessa disciplina estarmos buscando sempre novas possibilidades de abordagem deste conteúdo. O uso de tecnologias como recurso metodológico oferece melhor visualização do conteúdo e coloca o discente a par dos avanços tecnológicos existentes, e isso se faz ainda mais necessário se tratando de discentes de um curso profissionalizante de informática. “Em um momento caracterizado por mudanças velozes, as pessoas procuram na educação escolar a garantia de formação que lhes possibilite o domínio de conhecimentos e melhor qualidade de vida” (KENSKI,2012, p. 19). Uma das possibilidades para mudanças na educação além do uso de tecnologias, são as metodologias ativas, que promovem um ensino em que o aluno assume o papel ativo na construção do seu conhecimento, a partir de propostas em que os conceitos básicos são aplicados em cenários mais complexos que simulam a realidade do estudante. Adotamos dentre as diversas propostas de metodologia ativa, a aprendizagem colaborativa, pois entendemos que a mesma busca desenvolver, além das habilidades de aprendizagem, habilidades pessoais e sociais. Aprendizagem Colaborativa (AC) é uma proposta metodológica centrada no aluno, cujo objetivo é desenvolver uma participação ativa desse sujeito, o professor papel central das atenções na sala de aula, passa a ser o mediador cognitivo. E ambos, resolvendo problemas concretos, desenvolvem projetos, buscam possíveis soluções no conhecimento cientifico e prático. Trata-se de uma proposta metodológica que busca desenvolver no aluno, a responsabilidade individual, a interdependência positiva, a interação simultânea, e habilidades cognitivas e interpessoais.

Material e métodos

Como já comentamos esse relato é parte de uma atividade desenvolvida em uma turma do 3º ano informática do IFAM-Campus Parintins, no início do bimestre a professora apresentou o conteúdo programático, a proposta metodológica que seria trabalhada, a aprendizagem colaborativa, e dividiu os grupos buscando mesclar os alunos que tinham pouco contato um com o outro. A professora levando os alunos a assumir um papel ativo em seu processo de construção do conhecimento, solicitou aos grupos que avaliassem pelo menos dois APPS mobile que tratassem do conteúdo de química orgânica. Para sistematizar essa avaliação foi proposto alguns tópicos que deveriam ser respondidos e publicados em uma página da rede social facebook: Nome do aplicativo (inserir se possível uma imagem do aplicativo); Funcionalidade (como funciona?); Manuseio (fácil, moderado, difícil); Pontos positivos e Pontos negativos. Essa página na rede social foi criada a partir de um perfil criado pela professora somente para esse fim, e a partir dessa página foi criado um grupo fechado, onde a mesma adicionou somente os alunos da turma, onde os mesmos postaram as atividades solicitadas. Dessa forma a professora pode avaliar as atividades, interagir com alunos e monitorar o desenvolvimento das mesmas.

Resultado e discussão

Foram formados 5 grupos e todos postaram suas atividades na página da turma na rede social. Dois grupos avaliaram os aplicativos e postaram, porém, não dentro dos tópicos definidos pela professora, impossibilitando a inserção dos mesmos na tabela. Somente um grupo apresentou todos os aplicativos relacionados a química orgânica exclusivamente. Dois grupos avaliaram o mesmo aplicativo e mantivemos as avaliações, pois são visões diferentes do mesmo. A ideia principal dessa atividade foi fazer o aluno assumir um papel ativo na construção do seu conhecimento, sair da posição passiva em sala de aula, recebendo um conteúdo compartimentado e sem nenhum vínculo com sua vida profissional. Avaliar os aplicativos fomentou seu conhecimento em informática, na construção de aplicativos e possibilitando a criação de aplicativos mais acessíveis em seu manuseio e linguagem mais simples para alunos do ensino médio. As metodologias ativas respondem a necessidade da Educação Profissional e Tecnológica - EPT na atualidade, conforme Barbosa e Moura (2013, p. 52) afirmam:"Podemos dizer que a EPT requer uma aprendizagem significativa, contextualizada, orientada para o uso das TIC, que favoreça o uso intensivo dos recursos da inteligência, e que gere habilidades em resolver problemas e conduzir projetos nos diversos segmentos do setor produtivo. Como contraponto, podemos dizer que a aprendizagem em EPT deve estar cada vez mais distante da aprendizagem tradicional, fundamentada no poder do verbo, teórica, e dependente do uso intensivo da memória".A EPT busca formar profissionais cada vez mais capacitados para atuar no mercado de trabalho e para que possam ter bom desempenho é necessário que possam experienciar o quanto antes, situações que simulem problemas reais.

avaliação do APPS



Conclusões

O desenvolvimento da atividade uso de APPS nas aulas de química orgânica proporcionou aos alunos do curso de informática uma experiência transdisciplinar, relacionando o conteúdo de química com a formação profissional do curso. Possibilitando uma formação completa e preparando o mesmo para atuar frente aos avanços tecnológicos de um mundo globalizado. A aprendizagem colaborativa utilizada no desenvolvimento da atividade procura desenvolver as habilidades de trabalhar e desenvolver atividades em grupo, sendo essa uma das necessidades do mercado atual.

Agradecimentos

Fundação de Amparo à Pesquisa no Amazonas - FAPEAM Grupo de Pesquisa Alternativas Inovadoras para o Ensino de Ciências no Amazonas - AIECAM

Referências

BARBOSA, Eduardo F., MOURA, Dácio G. de. Metodologias ativas de aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica. Boletim Técnico do SENAC – Revista da Educação Profissional, Rio de Janeiro, v. 39, n. 2, p. 48-67 Maio/ Agosto 2013. Disponível em: <http://www.bts.senac.br/index.php/bts/article/view/349>. Acesso em: 03 maio 2017.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e Tecnologias.O novo ritmo da informação.8. ed. Campinas, S.Paulo:Papirus, 2012.