Autores
Oliveira, J.S. (FAMETRO) ; Cáceres, A.D. (FAMETRO) ; Silva, M.S. (FAMETRO) ; Silva, E.P. (FAMETRO) ; Silva, E.V.S. (FAMETRO) ; Cardoso, F.L. (FAMETRO) ; Oliveira, J.F. (FAMETRO) ; Oliveira, E.H.R. (FAMETRO) ; Souza, V.R. (FAMETRO) ; Bentes, S.S. (FAMETRO) ; Silva, E.C.C. (FAMETRO)
Resumo
A Química como se conhece é uma ciência constituída de muitas teorias e, necessariamente exigem apoio direto e constante de uma metodologia ativa, especialmente na experimentação científica. No âmbito escolar tem a ideia de fazer entender a natureza do processo, sem necessariamente, formar especialistas contribuindo dessa maneira, para desenvolver cidadãos críticos, capazes de tomar decisões baseadas em informações fundamentadas e, que com a formação do senso crítico poder obter uma possibilidade de transformar sua própria realidade.Dentro da proposta alternativa de ensino visou, contribuir dentro do processo educacional. A proposta utilizada como metodologia ativa no ensino de química, efetivamente para desenvolver o pensamento crítico do aluno da rede pública.
Palavras chaves
Química; Ensino-aprendizagem; Soluções Químicas
Introdução
A experimentação consiste no conjunto de processos utilizados para verificar as hipóteses apontadas no projeto de pesquisa deste trabalho de conclusão de curso. A química é uma ciência que se utiliza de diversas experimentações para provar suas teorias, e, por se tratar de algo não visualizado pelo aluno em seu cotidiano, acaba por se tornar uma disciplina sem interesse para o mesmo, observa-se que muitos educandos, sentem certas dificuldades no aprendizado, em paralelo, os alunos com seus problemas sociais, os fatores, implicam em baixo aproveitamento e desempenho, situação que interfere em um processo evolutivo de qualidade na educação do ensino da referida ciência.Diante da necessidade de relacionar de forma pratica o estudo da química, é importante articular o conhecimento teórico juntamente com a prática ativa na arena escolar, o ensino teórico e o experimental devem andar juntos, e, assim possibilitar resultados positivos, que despertem o interesse e os conduza a instigação por resultados importantes e desafiadores que a disciplina pode apresentar. De forma geral, a experimentação, objetiva possibilitar a elevação de um maior nível de interesse por parte do estudante, que em larga medida se encontra desestimulado, e, a partir dessas atitudes, possibilitar agregar tanto qualidade no seu aprendizado, quanto no seu desempenho na referida disciplina.Todo conhecimento, ao ser desenvolvido e construído, precisa, em princípio, ser entendido e ter significado diante dessa afirmação. O trabalho foi realizado na Escola Estadual Tiradentes, situada na cidade de Manaus,desenvolvido em duas turmas de 2º ano do ensino médio, tendo uma amostra geral de 36 alunos.
Material e métodos
Foram aplicados questionários contendo três questões objetivas para turmas do 2º ano, a fim de coletar informações dos alunos sobre a dificuldade em aprender os assuntos de química; se os alunos tinham compreensão dos conteúdos estudados e se os mesmos sabiam conciliar teoria com prática. Após o questionário foi realizado uma aula expositiva contextualizada sobre o assunto soluções químicas utilizando como ferramenta didática um data-show. Na aula foram colocados diversos exemplos contextualizando o assunto e para ajudar na fixação do conteúdo foram passadas questões sobre concentração comum (C), concentração molar (M) e título (τ) para serem resolvidas em sala de aula a fim de aproximar a química ao cotidiano do aluno. Como forma de complementar o ensino de química foi desenvolvida em sala uma aula experimental tendo como tema a produção de amaciante caseiro com o assunto de soluções químicas seguindo um procedimento utilizado para o Ensino Médio. Nessa aula foram utilizados materiais de fácil acesso e que estão inseridos no cotidiano dos alunos como sabonete, água, bicarbonato de sódio (NaHCO3) e vinagre (CH3COOH). A finalidade do trabalho foi de propiciar uma maior aproximação do dia a dia dos alunos e conciliar teoria e prática levando conhecimento por meio de investigação e objetivando a motivação e interesse dos mesmos pela disciplina. Os alunos ficaram acompanhando a experimentação com grande entusiasmo e participação. Após a aula prática aplicou-se um questionário pós-aula experimental contendo três questões objetivas. Para Salesse (2012), a experimentação permite que os alunos possam manipular ideias, objetos e negociar deduções entre si e junto ao professor, de forma agradável e não competitiva, pois o objeto é a troca de ideias do assunto a ser discutido.
Resultado e discussão
Após coletados os questionários
observou-se que 27% dos alunos veem a
química como uma matéria sem
influência
em suas vidas, visto que esses alunos
apresentam maior dificuldade na
compreensão sobre os assuntos de
química, situação que conduz a
concluir que
esses percentuais são em função das
dificuldades apontadas acima, ou seja,
se não há entendimento, dificilmente
haverá esclarecimento sobre sua
importância da química para a vida,
para o homem. Também pode-se ver que
menos de 50% do 2º ano 10 e mais de
60% do 2º ano 11, saberia aplicar em
seu
cotidiano o conteúdo sobre as
soluções químicas, o que demonstra que
os alunos já possuem um conhecimento
prévio sobre o assunto, e, tem a
capacidade de associar com seu
cotidiano.
Segundo Pimentel e Gonçalves (2012)
todo aprendizado não vem do zero, sem
conhecimento nenhum, todo assunto que
possa ser abordado na sala de aula aos
alunos, sempre terão alguma informação
a respeito. Na aplicação da aula
experimental os alunos ficaram
entusiasmados, vindo a interagir e
questionar
sobre a possibilidade de se realizar o
preparo de outros produtos como
sabonete, perfume, bebidas alcoólicas
e, que não imaginavam que soluções
químicas seriam usadas para produzir
tantas coisas úteis ao ambiente, ao
homem. Com a aula experimental
ministrada, passaram a entender melhor
o
conteúdo soluções químicas e ter outra
visão com relação à disciplina de
química.Segundo mencionado por
Ponticelli, Zucolotto e Beluco (2013),
na
experimentação é possível haver
discussões e problematizações de um
tema ou
experimento pelos alunos, sendo
auxiliar para o aluno na construção do
conhecimento, tendo por base as
observações e medições do experimento,
acertos ou e
Conclusões
O desenvolvimento da referida temática, surgiu especialmente a partir da necessidade de relacionar a teoria com a prática e identificar o desempenho, a consciência científica dos alunos diante dos conhecimentos práticos vivenciados, sobre a utilização da química no ambiente em que vivem. E teve como objetivo, conhecer a química, sua importância e implicações metodológicas no aprendizado dos alunos. No que cabe aos resultados da pesquisa de campo com as duas turmas, esta confirmou, com aproximadamente 80% e 90% respectivamente, que a ausência de laboratório dificulta o aprendizado dos alunos.
Agradecimentos
À Deus, aos professores que nos incentivaram, em especial à Orientadora, aos amigos que nos ajudaram e aos nossos familiares.
Referências
PIMENTEL, G.; GONÇALVES, J. P., A valorização dos conhecimentos prévios na educação infantil: o ensino que faz sentido para os alunos.
Disponível em: http://www.psicopedagogia.com.br/index.php/1310-a-valorizacao-dos-conhecimentos-previos-na-educacao-infantil Acesso: 26 maio 2017
PONTICELLI, F. A.; ZUCOLOTTO, A. M.; BELUCO, A. A experimentação na construção de conceitos em físico-química.
Disponível em: http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/ixenpec/atas/resumos/R1435-1.pdf. Acesso: 28 maio 2017
SALESSE, A. M. T., (2012). A experimentação no ensino de química: importância das aulas práticas no processo de ensino aprendizagem.
Disponível em: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4724. Acesso: 27 maio 2017