Autores
Silva, A.M. (UFC) ; Martins Filho, A.R. (UFC)
Resumo
Nesta pesquisa buscou-se compreender o docente, como um sujeito que encontra dificuldades para realização de sua função enquanto professor de química. Investigou-se três escolas distintas da rede estadual de ensino. O objetivo é compreender como ocorre o processo de ensino aprendizagem de química nas escolas públicas de ensino médio pesquisadas, identificando as dificuldades encontradas pelos professores para efetivação desse processo. Analisou-se as dificuldades encontradas na realização das atividades dos docentes, as intervenções para minimizar as dificuldades encontradas e eficácia do processo de ensino aprendizagem nas escolas pesquisadas. A partir da pesquisa pode-se perceber o interesse em promover uma educação inovadora para o ensino da química.
Palavras chaves
Aprendizagem; Ensino de Química; Ensino Médio
Introdução
A educação passa por transformações quase que diariamente, com o advento da internet e a globalização, as informações surgem como um turbilhão e com uma facilidade de acesso impressionante. Passa-se a compreender, enquanto educadores que não podem mais alicerçar a prática no ensino tradicionalista, onde as informações eram apenas transmitidas aos alunos, e que estes deveriam absorvê- las. Hoje o docente é um mediador, e deve fazer com que o aluno seja construtor do seu próprio conhecimento. Partindo desse princípio precisa-se, no entanto, reconhecer a formação desse profissional, que embora aspire por uma nova educação, possui concepções trazidas de sua escolaridade básica, estas são ainda mais consolidadas em sua formação superior, que é pautada em técnicas e métodos distantes da realidade a qual o profissional irá se deparar. Segundo Schnetzler (2002), baseados no seu processo de escolarização e na forma como foram educados, os futuros professores, quando iniciam seus cursos de licenciatura, já possuem concepções sobre o ato de ensinar que são muito simples e ingênuas, onde para ensinar basta conhecer o conteúdo e utilizar algumas técnicas pedagógicas. Conforme Pardal, Ventura e Dias (2005), as deficiências atuais do ensino médio no país são expressões da presença tardia de um projeto de democratização da educação pública no Brasil ainda inacabado, que sofre os abalos das mudanças ocorridas na segunda metade do século XX. De acordo com Nóvoa (1999), agir é um processo que requer um desvendamento de nós, o autor ressalta que é importante diversificar a prática docente, criar diversas maneiras de realização do trabalho, dessa forma o professor enriquece a sua prática quando propõe várias maneiras de se realizar o processo.
Material e métodos
O projeto de pesquisa foi realizado nas três escolas públicas de ensino médio existentes no município de Paracuru-CE: EEM Profa. Maria Luiza Sabóia Ribeiro, EEM Hermínio Barroso e EEEP Profa. Abigail Sampaio. Sendo as duas primeiras Escolas Estaduais Regulares de Ensino, que funcionam nos três turnos e a última Escola Estadual de Educação Profissional, funcionando no turno diurno com educação integral. A pesquisa envolveu diretamente todos os professores de química dessas instituições e uma representação do núcleo gestor, além de durante as observações envolverem de forma indireta toda a comunidade escolar. Foram feitas observações e realizados questionários com professores e núcleo gestor. Na ocasião foram observadas algumas aulas e realizados registros, que serviram de base para elaboração das demais ações. O motivo de escolher três escolas para o projeto, é devido a quantidade de professores de química em cada escola ser muito pequeno daí podendo não chegar a um resultado preciso e de qualidade, além do fato também da carga horária da disciplina em questão ser reduzida. A coleta de dados foi feita por meio de questionários, que foram aplicados com todos os professores de Química das três escolas, totalizando 10 profissionais participantes, e com uma representação do núcleo gestor (6 profissionais), representantes de todas as escolas.
Resultado e discussão
Na realização do planejamento os professores destacam algumas dificuldades que
foram respondidas na questão 1.1 no questionário dos professores, que são
analisadas na figura 1. De acordo com esse gráfico, o tempo de planejamento da
maioria dos professores é utilizado para muitas ações de alinhamento, que são
necessárias, mas que deixam pouco espaço para que os professores discutam entre
seus pares e organizem suas ações, ou seja, planeje de forma eficaz a sua aula,
atendendo assim a demanda que é exigida. De acordo com a questão 1.2 (figura 2)
do questionário aplicado aos professores, as dificuldades são evidenciadas pois
os mesmos relatam a falta de interesse dos alunos como maior dificuldade
encontrada na execução das aulas. O processo de avaliação ainda é algo a ser
desenvolvido, pelos docentes de forma satisfatória. Trata-se de uma ação pouco
aproveitada pelos profissionais, que revelam grandes dificuldades e avaliar bem
os discentes. Com relação a avaliação, esta se desenvolve de acordo com o
Projeto Político Pedagógico de cada escola e as adaptações de cada professor,
que pode organizá-la de forma a sempre melhorar a sua prática e com foco na
aprendizagem dos alunos. Na figura 3 temos as estratégias que os professores
utilizam para minimizar essas dificuldades de acordo com as respostas obtidas na
questão 3 do questionários dos professores. As três escolas participantes da
pesquisa possuem material de apoio satisfatório na execução das atividades
pedagógicas, visto que tanto Núcleo gestor como professores assinalaram na
pesquisa a presença dos seguintes recursos em suas escolas: Laboratório de
Ciências; Laboratório de Informática; Biblioteca; Recursos Digitais (TV,
Notebook, Data Show, etc).
Conclusões
Observa-se ainda grandes dificuldades em se seguir o planejamento, já que a gestão de sala de aula ainda é falha. Portanto torna-se extremamente necessário o apoio na formação para práticas de gestão de sala mais efetivas, além de um maior comprometimento com todos os seguimentos responsáveis pela educação: Família, sociedade, instituições, professores, núcleo gestor, etc. Espera-se com essa pesquisa, poder contribuir para a formação continuada desses profissionais, e para efetivação de um processo de ensino aprendizagem significativa em química.
Agradecimentos
Ao Curso de Licenciatura Semipresencial em Química da UFC; ao Polo de S.Gonçalo do Amarante; as três Escolas localizadas na cidade de Paracuru-CE.
Referências
NÓVOA, Antonio. Profissão professor. 2 ed. Porto: Porto Editora, 1999.
PARDAL, Luís; VENTURA, Alexandre; DIAS, Carlos (Org.). Ensino médio e ensino técnico no Brasil e em Portugal: raízes histórica e panorama atual. Campinas: Autores Associados, 2005.
SCHNETZLER, Roseli P. A pesquisa em ensino de química no Brasil: Conquistas e perspectivas. Quim. Nova, vol. 25, supl, 1, 14-24, 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/qn/v25s1/9408.pdf. Acesso em: 24 ago. 2016.