Autores

Diego, R.S.S. (FAMETRO) ; Thiago, S.N. (FAMETRO) ; Ellen, C. (FAMETRO) ; Marcia, P.C. (FAMETRO)

Resumo

Resumo: O presente trabalho visa discutir a importância da aula experimental na disciplina de química, pois são grandes os desafios a serem vencidos devido à complexidade desta matéria. O mesmo foi aplicado na Escola Estadual Sólon de Lucena com os alunos do 3º ano do ensino médio, Por essa razão, criar maneiras mais viáveis para que o aluno tenha a compreensão mais clara possível, dentro da sala de aula e no laboratório, e assim fazê-lo compreender mais profundamente essa matéria que a maioria dos estudantes tem dificuldades para dominar. Foi realizado um levantamento através de questionários de sondagem sobre a opinião e interesse dos alunos sobre a matéria, a fim de averiguar a seriedade do tema abordado. A aula experimental proporcionou aos estudantes um interesse pelo ramo da química

Palavras chaves

aula experimental; ensino de química; meodologia

Introdução

Introdução Este método já utilizado há anos como consta em registros históricos, foi um meio que o homem encontrou para compreender com mais clareza os fenômenos da natureza a partir de análises lógicas e matemáticas. Seu uso idealizou o surgimento de ideias para descrever padrões que eram identificados, uma vez que fosse interpretado, poderia ser repetido como modelo de aprendizagem. Conforme Chalmes (1993), no ensino de química a aula experimental deve ser repleta de conceitos que auxiliem o aluno no desenvolvimento de suas habilidades, por intermédio de práticas que auxilie esse desenvolvimento intelectual, interligando a aula teórica com a aula experimental. A experimentação insere o estudante na educação científica o ajudando a organizar suas ideias sobre o conceito de química, tornando-o um pesquisador perspicaz. A aula experimental complementa a teoria abordada na aula teórica de química, que é uma matéria muito complexa para compreensão imediata daqueles que são leigos sobre o assunto, na qual poderão ter uma nova interpretação sobre a aula lecionada. Entretanto, o que leva alguns alunos a desistir dos estudos e reprovar na disciplina é a maneira tradicional e mecânica que certos educadores utilizam para aplicar seus conteúdos em salas de aula, frustrando seus alunos (MORAES, 1998).

Material e métodos

Material e métodos Este trabalho foi dividido em quatro etapas sendo elas, questionário de sondagem primária, aula teórica sobre grupos funcionais, aula prática em laboratório e questionário de pós sondagem; o local escolhido foi o Colégio Estadual Solon de Lucena Albuquerque; o questionário de sondagem aplicado aos estudantes dos 3º anos turma 2 e 5 do ensino médio, o questionário conteve 10 perguntas objetivas; esta etapa de avaliação primária correspondeu em realizar uma sondagem analítica para identificar às principais dificuldades encontradas pelos alunos em relação ao aprendizado no ensino de química. Aula teórica visa apresentar o conteúdo que será utilizado como referência na aula experimental. Para complementar a aula teórica com o objetivo de consolidar o conteúdo no qual havia sido ministrado em sala de aula foi realizada uma aula prática com cada uma das turmas na qual foi utilizado Corante de bolo, Detergente de lavar louça incolor, Água oxigenada 10 volumes, Iodeto de Potássio, Um tubo de ensaio 20 ml, Um Becker de 120 ml, Um recipiente de plástico, Luvas, Óculos de proteção e Uma espátula; na sequência o questionário de pós sondagem para identificar o nível de desempenho dos alunos em relação a aula teórica e a prática realizada no laboratório.

Resultado e discussão

Resultado e discussão Os resultados obtidos mostraram que os alunos desejam desenvolver suas capacidades no que quesito de aprendizagem através da aula experimental. É possível perceber pelos resultados obtidos que a disciplina de química não é de difícil compreensão, mas sim há uma falta da utilização de métodos alternativos para proporcionar o ensino e a aprendizagem (figura1). Quase todos concordam que aula prática é fundamental para e cobrar a parte teórica (figura 2). Conforme Vigostki (2001). Para obter êxito no ensino individual, é necessário trabalhar as ideias em conjunto, trazer essa realidade ao cotidiano educacional é a forma mais eficaz de formar alunos capazes de desenvolver suas próprias conclusões. Notou-se o desejo dos alunos em participar de aulas experimentais com mais frequência, a fim de discutir os assuntos teóricos de química (figura 3). A ciência atribui valores ao ser humano enriquecendo o seu senso crítico, formando nele uma nova percepção de vida. A transformação de seus pensamentos é um complemento de informações inovadoras que recebeu através de uma aprendizagem aplicada. (ARRUDA et al, 199 figura 1: a aula de Química tem importância na vida do ser humano? Figura 2: Em sua opinião a aula prática ajuda a entender melhor os conteúdos teóricos do professor? Figura 3: Você participaria novamente de outra aula experimental?

Figura 1: a aula de Química tem importância na vida do ser humano?



Figura 2: Em sua opinião a aula prática ajuda a entender melhor os con



Figura 3: Você participaria novamente de outra aula experimental?



Conclusões

Conclusão A educação é um mecanismo onde o ser humano encontra diversas maneiras de compreender inúmeras informações que possam contribuir ou comprometer suas atividades diárias. Embora o nível educacional dos alunos sejam limitados cabe ao professor por sua vez criar metodologias que contribuam para o bom desempenho de seus alunos, onde futuramente contribuíram para a sustentabilidade do meio ambiente e o desenvolvimento social.

Agradecimentos

Agradecimentos Faculdade Metropolitana de Manaus, Colégio Estadual Solon de Lucena Albuquerque.

Referências

Referencias
ARRUDA, S. M. e LABURÚ, C.A., Considerações sobre a função do experimento no ensino de ciências. In: NARDI, R. et al. Questões atuais no ensino de ciências. São Paulo, Escrituras Editora, 1998. p. 53 – 60.
VIGOTSKI, L.S. (2001). A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo. Editora Martins Fontes.