Autores

Linhares, G.T. (IF SUDESTE MG) ; Chinelate, B.M. (IF SUDESTE MG) ; Vieira, B.L.M. (IF SUDESTE MG) ; Toledo, T.A. (IF SUDESTE MG) ; Barbosa, D.B.A. (IF SUDESTE MG)

Resumo

Os jogos didáticos promovem a interação aluno-professor, incentivam o trabalho em equipe e facilitam a fixação de conceitos abordados. O objetivo deste trabalho foi conduzir uma atividade de cartas - Chemy, baseada Tabela Periódica. A atividade despertou apreensão, ansiedade e expectativa nos alunos, mas, com o início das atividades, eles se mostraram motivados e eufóricos. Todos os participantes identificaram o jogo como atrativo, dinâmico, de fácil compreensão e sinalizaram que é uma atividade que auxilia a fixação do conteúdo estudado, além de melhorar o relacionamento entre os colegas. Portanto, justifica-se a utilização de metodologias lúdicas que visam contribuir para um aprendizado mais contundente dos alunos.

Palavras chaves

Ensino de Química; Jogos Lúdicos; Tabela Periódica

Introdução

O ensino-aprendizagem em Química, assim como em outros assuntos das Ciências Exatas, é um grande desafio para os educadores. Estas disciplinas exigem esforços tanto dos alunos quanto dos docentes, uma vez que ainda é tradição, em muitos lugares, utilizar métodos de memorização de símbolos e fórmulas, causando desinteresse e/ou dificuldade no aprendizado dos estudantes (LEITE; SILVA, 2010). A Tabela Periódica, um dos conteúdos da ementa da disciplina de Química, consta de informações diversificadas sobre os elementos químicos, sua distribuição eletrônica, suas características e suas propriedades. Muitas vezes, esses conteúdos são abordados de forma expositiva e sem contextualização, tornando-os de difícil entendimento. Além disso, muitos alunos já apresentam um preconceito em relação à disciplina por considerá-la muito distante de seu cotidiano (LEITE; SILVA, 2010). Nesse contexto, novas metodologias de ensino apresentam-se como estratégias para despertar o interesse e facilitar a aprendizagem (SANTOS, JESUS; 2010). Assim, os jogos didáticos, os quais são acessíveis, modernos e de baixo custo, promovem a interação aluno-professor, incentivam o trabalho em equipe, o raciocínio, auxiliam o desenvolvimento e facilitam a fixação de conceitos (BRAGA; PAZ; LIMA, 2014; OLIVEIRA; PAZ; LIMA, 2014;). O objetivo deste trabalho foi conduzir uma atividade lúdica, de cartas, baseado nos conteúdos sobre Tabela Periódica, visando estimular e aperfeiçoar o ensino-aprendizagem.

Material e métodos

Em prosseguimento às atividades do projeto de extensão “Troca de Saberes em Ciência: Oportunizando Aprendizagens” desenvolvido no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - Campus Juiz de Fora, pelo Laboratório de Pesquisa e Experimentos em Nanociência (LPEN), foi confeccionado um jogo de cartas denominado “Chemy”, baseado no jogo Putz Químico, criado pelo Laboratório de Educação Química e Atividades Lúdicas da Universidade Federal de Goiás (2012). Essa atividade foi aplicada à turma de primeiro ano do ensino médio integrado de Eletromecânica, contando com a participação de 30 alunos durante 4 horas/aula, divididas em duas semanas. O baralho do jogo “Chemy” é composto por cartas com os elementos da tabela periódica, contendo seu símbolo, família, período, número atômico e orbital. As cartas variam de cor de acordo com o orbital (verde, amarelo, vermelho e azul). Além disso, existem cartas especiais: curinga, inverte, pula e as cartas iônicas, as quais deixam o jogo mais dinâmico. Como ferramentas investigativas, foram aplicados questionários: preliminar, para delineamento dos conhecimentos dos alunos sobre a tabela periódica; socioeconômico, para informações de aspecto escolar, condição social, econômica e cultural das famílias; e conclusivo, para levantar a opinião dos estudantes perante a atividade. No primeiro encontro, foram apresentados o projeto e seus participantes e, em seguida, foi aplicado o teste preliminar. O questionário socioeconômico foi entregue para ser respondido em casa com a ajuda dos pais. Após essa etapa inicial, os discentes conheceram o baralho, as regras do jogo e a turma foi dividida em três equipes. No segundo encontro, formaram-se novamente as equipes para o jogo e, por fim, os alunos responderam o questionário conclusivo.

Resultado e discussão

Inicialmente, a atividade despertou apreensão, ansiedade e expectativa nos alunos, uma vez não sabiam como seria o jogo. E com a apresentação do projeto, mostraram-se motivados a participar, demonstraram sinceridade ao responder os questionários e euforia durante o jogo “Chemy”. A avaliação do questionário socioeconômico permitiu delinear um perfil dos estudantes: são moradores de área urbana, circundados por áreas com saneamento básico. Apesar das mães possuírem melhor escolaridade, as famílias seguem o modelo patriarcal, no qual o pai é o provedor principal da casa. Os alunos têm média de idade de 15 anos, são provenientes tanto de escolas públicas quanto particulares e concluíram o ensino fundamental no tempo regular. Em análise ao teste preliminar, foi possível verificar que alguns alunos sentiam dificuldades e/ou não entendiam como fazer distribuição eletrônica, confundiam grupos e períodos, além de não conhecer de forma abrangente os elementos químicos pelos seus respectivos nomes. Resultados semelhantes de acertos foram encontrados por Melatti, Del Monego, Hussein (2014) que encontraram médias de acerto em avaliação inicial de 30%. Em relação ao questionário conclusivo, todos os alunos participantes identificaram o jogo como atrativo, dinâmico, de fácil compreensão e sinalizaram que é uma atividade que auxilia a fixação do conteúdo estudado, além de melhorar o relacionamento entre os colegas, fato também corroborado por Braga, Paz e Lima (2014). Dessa maneira, justifica-se a utilização de metodologias lúdicas que visam contribuir significativamente para um aprendizado mais contundente dos alunos, aumentando ainda, o interesse pela disciplina (SILVA et al, 2010; COSTA et al, 2014; BRAGA, PAZ, LIMA, 2014).

Cartas e teste preliminar

Cartas do baralho Chemy e gráfico com análise do teste preliminar

Alunos do IF durante o jogo

Grupos de alunos formados para o jogo

Conclusões

O uso de atividades lúdicas no Ensino de Química proporcionam uma aula mais atraente e inovadora, além de melhorarem a compreensão e a assimilação do conteúdo proposto, associado ao desenvolvimento psicossocial dos estudantes. Portanto, os jogos são ferramentas que favorecem o interesse e a motivação dos alunos, deixando os conteúdos mais dinâmicos. Assim, é um recurso criativo e auxiliar no ensino de química que colabora com a aprendizagem por despertar o senso crítico dos alunos e a socialização pelo trabalho em grupo.

Agradecimentos

Ao LPEN, ao IF SUDESTE MG - Campus Juiz de Fora e ao CNPq.

Referências

BRAGA, D.O.; PAZ, W.H.P.; LIMA, F.C.A. Baralho periódico: um jogo para o ensino da tabela periódica. In: Congresso Brasileiro de Química, 54º CBQ, 2014, Natal/RN, anais. Disponível em: http://www.abq.org.br/cbq/2014/trabalhos/6/4861-18840.html.


COSTA, A.M.; SOUZA, G.L.; SILVA, M.J.M.; FERREIRA, A.A.; VIEIRA, I.A.; MELO, A.D.Q.; PESSOA, A.S. Aplicação de jogos didáticos no entendimento da tabela periódica: um estudo de caso do PIBID. In: Congresso Brasileiro de Química, 54º CBQ, 2014, Natal/RN, anais. Disponível em: http://www.abq.org.br/cbq/2014/trabalhos/6/6122-18240.html.

LEITE, R. A.; SILVA, A. M. IMPORT NCIA DOS JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE QUÍMICA. In: Simpósio Brasileiro de Educação Química, 8º SIMPEQUI, 2010, Natal/RN, anais. Disponível em: http://www.abq.org.br/simpequi/2010/trabalhos/153-7819.htm.


MELATTI, G. C.; DEL MONEGO, M. L. C.; HUSSEIN, F. G. S. Aplicação de jogos didáticos para o ensino da tabela periódica no ensino médio. In: Congresso Brasileiro de Química, 54º CBQ, 2014, Natal/RN, anais. Disponível em: http://www.abq.org.br/cbq/2014/trabalhos/6/4474-18718.html.

OLIVEIRA, A.R.; PAZ, W.H.P.; LIMA, F.C.A. Montando a tabela periódica: um jogo lúdico para complementação do ensino aprendizagem de química. In: Congresso Brasileiro de Química, 54º CBQ, 2014, Natal/RN, anais. Disponível em: http://www.abq.org.br/cbq/2014/trabalhos/6/4512-18003.html.


PINHEIRO, I.R.; PAZ, W.H.P. ; SANTOS, R.S. Cartas da Tabela Periódica. In: Simpósio Brasileiro de Educação Química, 12º SIMPEQUI, 2014, Fortaleza/CE, anais. Disponível em: http://www.abq.org.br/simpequi/2014/trabalhos/91/4104-18254.html.
SANTOS, E. A. C,; JESUS, B.C. O lúdico no processo ensino-aprendizagem. 01/2010. Dissertação - Universidad Tecnológica Intercontinental (UTIC) Assunción – PY. Assunção 2010. Disponível em: http://need.unemat.br/4_forum/artigos/elia.pdf.


SILVA, G. M.; OLIVEIRA, G. S.; GOMES, M. E. M. ; SILVA, J. F. ; SILVA, J. F. S. ; SANTOS, J. C. O. O JOGO EDUCATIVO E O ENSINO DA TABELA PERIÓDICA. In: Simpósio Brasileiro de Educação Química, 8º SIMPEQUI, 2010, Natal/RN, anais. Disponível em: http://www.abq.org.br/simpequi/2010/trabalhos/73-6002.htm.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA E ATIVIDADES LÚDICAS. Putz químico. Goiânia, 2012. Disponível em: http://www.lequal.quimica.ufg.br/up/405/o/putz_quimico.doc.