Autores

Silva Pinheiro, E. (FAMETRO) ; Silva Vieira de Souza, E. (FAMETRO) ; Silva Costa, E.C. (FAMETRO)

Resumo

Para despertar o interesse, bem como ampliar o conhecimento dos alunos além da sala de aula, propõe-se a atividade musical paródia, usando-se contextos diários para abordagem do tema solubilidade, porque na escola os educandos recebem o embasamento teórico, no entanto não conseguem entender sua aplicação no dia a dia, ocasionando-se dificuldades no ensino de Química. Este trabalho foi aplicado na Escola Estadual Maria da Luz Calderaro, zona centro-oeste de Manaus com o propósito de que através da música e da contextualização com substâncias conhecidas do cotidiano estudantil melhore o desempenho dos alunos, facilite a aprendizagem do assunto além de mostrar aos estudantes que o conhecimento da Química é conveniente para a vida.

Palavras chaves

Química; Solubilidade; Musica e Contextualização

Introdução

O desenvolvimento da Química em todos os aspectos tem aumentado, por isso a escola deve incrementar nas aulas nomes de produtos que os alunos sejam familiarizados, gerando curiosidades, interesse e abrangência na ciência no cotidiano. Conforme Andrade (2012), “os alunos buscam entender a importância de estudar Química, porque a enxergam como disciplina insignificante, em que o aluno aliado à falta de inovação nas técnicas de ensino acaba por não se identificar, não entender seu real interesse no estudo e não acompanha as aulas atentamente”. Para facilitar este trabalho e promover a compreensão do assunto, foi elaborado uma música com letras envolvendo nomes de substâncias encontradas ao redor do sujeito (aluno), diante da contextualização, obtêm- se um ensino com significância e consolida a aprendizagem. Forma-se cidadãos com ampla visão do mundo e contribui para uma educação de qualidade. Os contextos sobressaem-se como forma de aprimoramento estratégico escolar, para Wartha (2013) a contextualização é o princípio norteador, buscando-se o entendimento de percepções entre o conteúdo e o saber cognitivo adquirido pelo estudante. Os cantos estão presentes em várias formas: protesto, elogios ou declaração de amor, ou seja os problemas sociais são cantados. Portanto esse recurso propicia a educação na química, aulas dialogadas podem ser acompanhadas com contextos de estilo pedagógico musical, atraindo o ouvinte, além dos alunos gostarem da técnica, a letra fixa mais rápido e é guardada por mais tempo na memória. Segundo Francisco Junho e Lauthartte (2012), a música ajuda na comunicação do aluno com a ciência. No caráter lúdico, motiva e facilita o processo de aprendizagem. Essas tarefas não levam à simples memorização, mas ajudam no pensar critico e desenvolve habilidades.

Material e métodos

A execução deste trabalho foi realizada na Escola Estadual Maria da Luz Calderaro, localizada na rua III, conjunto Hiléia I, bairro Redenção, nível ensino médio, localizada na zona centro-oeste na cidade de Manaus. A pesquisa focalizou em duas turmas da 2ª série do ensino médio, com uma quantidade média de 90 alunos além dos professores de Química da escola- campo. Utilizaram-se os questionários para a coleta de dados, como forma de sondagem, após o diagnóstico, a metodologia foi projetada para o assunto selecionado, cujo o tema era solubilidade, estes foram aplicados nas turmas do 2º ano 2 e 2º ano 3 em duas etapas e tinham cinco perguntas fechadas. O primeiro questionário foi aplicado antes da aulas dialogadas em ambas as turmas e o segundo questionário foi realizado após as aulas com as técnicas de música e contextualização conhecimento. O processo de realização do trabalho concedeu-se em algumas etapas: Aplicação de questionário de sondagem; Aula teórica contextualizada; Atividade com a música e a Aplicação de questionário avaliativo pós-atividade.

Resultado e discussão

As atividades com a música realizadas na escola, tinham o objetivo de facilitar a compreensão do assunto de solubilidade, assim, os efeitos desse artifício de ensino e aprendizagem esclareceram aos educandos a importância do conhecimento da química para a vida, ademais, contribuiu para uma educação divertida e atualizada. Com as questões de sondagem ficou nítido que o nível de bloqueio encontrado é maior do que a condição de facilidade nessas turmas, sim e algumas vezes foram somados para obter o quantitativo. Este está compatível com a pesquisa de Andrade (2012) em que os alunos buscam entender a importância de estudar química, porque eles a enxergam como disciplina insignificante (figura 1).Foi comprovado que nas duas turmas do 2° ano, os discentes não tinham conhecimento sobre o significado de solubilidade, que foi o tema trabalhado, comprovando que o ensino de química é precário na transmissão de conhecimento significativo para os alunos (Figura 2).O questionário avaliativo pós sondagem, confirmou que ao se usar a contextualização com substâncias que fazem parte do cotidiano do aluno, facilita o entendimento do assunto, pois 85% dos discentes da turma do 2º ano 3 e 90% dos discentes do 2º ano 2 disseram que sabiam explicar o que é solubilidade. Segundo Diniz (2011), ao aproximar os conceitos de solubilidade a vida diária dos estudantes, ajuda os alunos em suas opiniões (Figura 3). Diante dos resultados mostrados na (Figura 4), notou-se que a relevância da música facilitou o ensino de Química, pois 90% concordou que essa metodologia foi válida e colaborou para o aprendizado. Vincinguera (2012) confirma que ao inserir a música no ensino de química, torna-a mais atraente, melhorando o ensino e em consequência à aprendizagem, inserindo-se as atividades cotidianas.

Figura 1. Questionário de Sondagem.

1. Você tem dificuldades em aprender a matéria de Química?

Figura 2. Questionário de Sondagem.

2. Você sabe explicar o que é solubilidade?

Figura 3. Questionário de Sondagem Pós-atividades.

1. Você sabe explicar o que é solubilidade?

Figura 4. Questionário de Sondagem Pós-Atividades.

2. A música usada facilitou o ensino de Química abordado na sala de aula?

Conclusões

Constatou-se o quanto é importante usar assuntos ou temas, em que os alunos estão familiarizados, assim, a música paródia atada a contextualização foi aceitável e o método favoreceu o desenvolvimento no ensino-aprendizagem dos estudantes na disciplina de química. Com o ensino da música, os alunos se divertiram, devido haver a interatividade entre eles mesmos e também com o professor. A proposta de entenderem o conceito sobre solubilidade foi atingindo com êxito, além de ocasionar interesse pela disciplina, trouxe significado ao tema e o rendimento da aula foi satisfatório.

Agradecimentos

Agradecimentos a FAMETRO pelo apoio educacional.

Referências

ANDRADE, Tullio H. A Aprendizagem da disciplina de Química nas turmas de Ensino Médio da cidade de Anápolis/ GO. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) Universidade Estadual de Goiás, 2012.
DINIZ, J. S. Uma abordagem contextualizada e diferenciada do tema bioetanol nas aulas de química do ensino médio. Monografia (Graduação em Licenciatura em Química) apresentada a Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2011.
JUNIOR, W. E. Francisco; LAUTHARTE, Leidiane C. Música em aulas de química: uma proposta para a avaliação e a problematização de conceitos. In: Revista Ciência em Tela. Porto Velho. v. 5, n. 1, p. 123-203. dez. 2012.
VICINGUERA, Maria L. F; CUNHA, Marcio B. A utilização de músicas e poesias no Ensino de Química. Revista O professor PDE e os Desafios da Escola Pública Paranaense. Paraná, v. 1, n. 12, p. 12-19, 2012.
WARTHA, E. J.; SILVA, E.L. da; BEJARANO, N. R. R. Cotidiano e contextualização no ensino de Química. Química nova na escola, v. 35, n. 2, p. 84-91, 2013.