Autores
Menezes, R.S. (FAMETRO) ; Castelo, A.T. (FAMETRO) ; Xavier, E.R. (FAMETRO) ; Souza, A.K.L. (FAMETRO) ; Colares, J.A. (FAMETRO) ; Oliveira, A.S. (FAMETRO) ; Sá, A.B. (FAMETRO) ; Costa, M.P. (FAMETRO)
Resumo
Ensinar é certamente uma das tarefas mais desafiadoras, não é simplesmente comunicar o que se sabe, é criar maneiras e subsídios para que o conhecimento seja construído. Os professores precisam formular diariamente formas de seduzir o aluno ao conhecimento, e fazê-lo se interessar e aprender. Sabe-se que a química é uma disciplina que provoca grande desinteresse aos alunos, seja por não conhecerem sua real proposta ou por não verem nela algo de relevância para si. A utilização de ferramentas pedagógicas para reverter esta situação é fundamental, por isso, buscou-se utilizar a experimentação para a realização de uma aula mais completa, para que fosse despertada a curiosidade e a construção do conhecimento pelos alunos. A prática é acessível e dispôs de materiais de fácil acesso.
Palavras chaves
Ensino de Química; Experimentação; Termodinâmica.
Introdução
A termodinâmica é a parte da físico-química que preocupa-se com as mudanças e o fluxo de energia, o termo ‘termo” implica calor, e “dinâmica” se relaciona com movimento. Por isso, em suma, irá estudar o movimento da energia e de que forma ela irá criar movimento. O conteúdo abordado está diretamente relacionado com fenômenos do cotidiano, todavia, a maioria dos alunos possui grande dificuldade de fazer esta assimilação, Silva (2009) diz que isto deve-se a professores e livros didáticos que fornecem o conhecimento científico concluído sem a preocupação de debatê-lo mediante o senso comum dos alunos, deixando assim, de aproveitar o conhecimento empírico que o aluno traz consigo e os direcionando a resolução mecânica de exercícios. Selecionou-se uma prática que consiste em inflar um balão utilizando água quente, sendo possível assim explorar as variáveis da termodinâmica. Com isso, além de proporcionar uma aula fora do convencional, verifica-se também o quão próximos o cotidiano e ciência estão.
Material e métodos
O presente trabalho foi realizado na Faculdade Metropolitana de Manaus, localizada no bairro da Chapada, na cidade de Manaus, com uma turma de graduandos em química com cerca de 14 alunos. Foi realizado um questionário sondagem com a finalidade de analisar o grau de conhecimento sobre a Terceira lei da termodinâmica, e desse modo procurar a melhor maneira de transmitir o conteúdo de forma que fosse absorvido. Visando isto, foi ministrado uma aula teórica abordando as informações necessárias e posteriormente houve a realização de um experimento para a visualização dos conceitos expostos. Em seguida aplicou-se um pós-questionário. Sabe-se que a terceira lei da termodinâmica enuncia que “a zero absoluto a entropia de uma substância cristalina pura perfeitamente ordenada é zero”, entretanto, é impossível atingir tal temperatura e por isso não há como fazer tal demonstração, apesar disso, foi selecionado uma prática para a demonstração dos termos referidos na aula. O experimento baseia-se em inflar um balão usando água quente, para isso utilizou-se um balão, uma garrafa pet, água e calor proveniente do bico de Bunsen.
Resultado e discussão
Baseando-se no questionário pré-sondagem, concluiu-se que os alunos não possuíam uma boa compreensão do conteúdo. Visando isto, foi ministrado uma aula teórica e posteriormente houve a realização de um experimento para a visualização dos conceitos expostos. No momento da prática os alunos demonstraram curiosidade e interesse por ser um método que não se limita a livros para construir o conhecimento, Alves (2012) dá ênfase no papel do professor como estimulador do aluno, atentando para que este não seja um mero propagador do saber, mas que instigue, problematize e liberte, os deixando livres para pensar e imaginar. Com o experimento pôde-se observar uma aproximação menos formal entre aluno-professor, e dúvidas ocasionadas pelo interesse em aprender. Ao realizar a comparação entres ambos os questionários, foi possível notar o aprendizado, demonstrado pelos gráficos a seguir. O gráfico número 1 demonstra respostas referentes ao primeiro questionário, o gráfico número 2 representa respostas referentes ao segundo questionário.
Conclusões
A experimentação promoveu aos alunos atenção e curiosidade, sentiram-se também instigados e interessados a cada etapa da prática. A partir disso, conseguiram visualizar os principais conceitos abordados na ministração da aula, demonstrando assim que quando o aluno se sente mais interessado pelos conteúdos ministrados ele tende a compreender melhor as disciplinas, resultando em um aprendizado mais prazeroso e consequentemente mais efetivo.
Agradecimentos
Referências
SILVA, D. N.; Alunos têm dificuldade com conceitos de termodinâmica; Agência USP de notícias, 2009.
ALVES R.; Rubem Alves e suas contribuições para a educação; p.1-2, 2012.