Autores

Silva, E. (FAMETRO) ; Vieira, E. (FAMETRO) ; Pinheiro, E. (FAMETRO)

Resumo

Para facilitar o estudo deste tema, foi proposto com este trabalho ampliar o conhecimento dos alunos por intermédio da inserção da química orgânica e suas aplicações quanto a solubilidade de compostos orgânicos na 2ª série do ensino médio na Escola Estadual Maria da Luz Calderaro, zona centro-oeste de Manaus com o propósito de contribuir para que o educando tenha um conhecimento prévio sobre o assunto. Dessa forma, contribuindo na formação de cidadãos com visão crítica e capazes de solucionar problemas sobre o assunto. Este trabalho buscou aproximar a disciplina ao cotidiano do aluno, concretizando uma abrangência no estudo dos compostos orgânicos, promovendo ao aluno da 2º série do Ensino médio um contato inicial com a química orgânica de forma qualitativa, contextualizando o conteúdo de

Palavras chaves

química orgânica; solubilidade; contextualização

Introdução

A Química Orgânica está se desenvolvendo e sendo explorada cada vez mais, decorrente da disseminação de novas reações da grande variedade de substâncias orgânicas, para facilitar este trabalho foi proposto ampliar o conhecimento dos alunos por intermédio da inserção da química orgânica na 2ª série do ensino médio, com o propósito de contribuir para que o educando se adapte ao assunto. Com objetivo de formar cidadão com visão crítica sobre o assunto e servirá tanto para os discentes quanto para os docentes. Para que o ensino de Química execute esse papel transformador na formação do aluno, Lima (2013) nos propõe que um ensino médio significativo, exige que a Química venha assumir seu verdadeiro valor cultural, como instrumento fundamental numa educação de qualidade, construindo conhecimento na interpretação do mundo e na responsabilidade ativa da realidade em que vive. Durante as aulas de Química na primeira e segunda série do ensino médio, pouco se fala sobre a Química Orgânica. Cabe destacar que os parâmetros curriculares tem suas propostas de educação reformadas para facilitar a aprendizagem em cada série. Conforme Alcócer (2015), os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio além de divulgarem a reforma curricular, acompanham o professor na concepção de metodologias diversificadas. Essa é uma norma contínua, que para ser aperfeiçoada, deve ser colocada em prática, necessitando da eficiência dos educadores, para que sejam feitas as avaliações no aprendizado e renová-la conforme os resultados. Visando contribuir com o ensino de Química, este trabalho propõe desenvolver por meio da experimentação para facilitar o ensino de Química dos estudantes do Ensino Médio, propagando de forma abrangente dentro do cotidiano dos alunos.

Material e métodos

A execução deste trabalho foi realizada na Escola Estadual Maria da Luz Calderaro, localizada na rua III, conjunto Hiléia I, bairro Redenção, nível ensino médio, localizada na zona centro-oeste na cidade de Manaus. A pesquisa focou em duas turmas da 2ª série do ensino médio, com uma quantidade média de 90 alunos além dos professores de Química da escola- campo. Utilizaram-se os questionários para a coleta de dados, como forma de sondagem, e propor com base nesta análise uma metodologia que contextualizasse o assunto abordado e foram aplicados nas turmas do 2º ano 2 e 2º ano 3 e tinham cinco perguntas fechadas. O segundo questionário foi aplicado depois das aulas expositivas dialogadas em ambas as turmas e a terceiro questionário foi feito logo após as aulas práticas, mas somente no 2º ano 3 no qual aplicou-se o experimento com os compostos orgânicos, para saber qual foi o nível de conhecimento. O processo de realização do trabalho concedeu-se em algumas etapas:  Aplicação de Questionário de sondagem;  Aula Expositiva Dialogada;  Realização do Experimento com Compostos Orgânicos;  Aplicação de Questionário Avaliativo pós-experimento;

Resultado e discussão

No trabalho de pesquisa foi aplicado três questionários, primeiro de sondagem, o segundo após a aula teórica dialogada e o último logo após o experimento. Foi comprovado na (Figura 1) que nas duas turmas do 2° ano, que os discentes não tinham conhecimento sobre o significado de solubilidade, que foi o tema trabalhado, comprovando que o ensino de química é precário na transmissão de conhecimento significativo para os alunos. Para Azzolin et al (2014) a importância do tema “solubilidade” e sua correlação com inúmeras situações cotidianas, trará a compreensão do conceito em termos científicos. Como confirmou na (Figura 2) no questionário pós-aula teórica que houve um grande avanço no nível de conhecimento adquirido após a aula expositiva dialogada. Diante dos resultados mostrados na (Figura 3) demonstraram entender sua eficácia no ensino de solubilidade. Comprovou-se que ao usarem-se as metodologias inovadoras e as substâncias que fazem parte do cotidiano facilita o entendimento do assunto. “Desta maneira, desenvolvem-se as ferramentas pedagógicas apropriadas para estabelecer as conexões entre a química e a vida, o que leva os estudantes a relacionarem os conteúdos estudados com outros campos de conhecimento” (LEÃO, 2014, p. 19). 1. Você sabe explicar o que é solubilidade? Figura 1: Questionário de sondagem Figura 2: Questionário pós-aula teórica 3. Os compostos orgânicos citados te trouxeram mais facilidade para compreender o assunto de solubilidade? Figura 3 : Questionário pós-experimento

Questionário de sondagem



Questionário pós-aula teórica



Questionário pós-experimento



Conclusões

Por intermédio do experimento com os compostos orgânicos que foi aplicado com uma turma do 2° ano do ensino médio, os alunos atingiram um índice de aprendizagem maior que a outra turma que teve somente a aula expositiva dialogada, sendo plausível constatar que o método favoreceu o desenvolvimento no ensino-aprendizagem dos estudantes na disciplina de química. A inserção da química orgânica na 2ª série do ensino médio tem o propósito de contribuir para que o discente se adapte ao assunto e obtenha um maior aprendizado, promovendo ao aluno um contato inicial com a química orgânica.

Agradecimentos

Referências

ALCÓCER, Juan C. et al. Tecnologias sustentáveis, sustentabilidade e práticas pedagógicas no ensino médio. In: Revista Cientifíca Sinkania. Fortaleza. v. 5, n.1, p. 149-168. 2015.
AZZOLIN, Kelli et al. Solubilidade: Concepções Prévias de estudantes do ensino médio. In: Revista Ciências e Ideias. Rosário do Sul, v. 4, n. 2, p. 95-108, jan-dez, 2014.

LEÃO, Marcelo F. Ensinar Química por meio de alimentos: Possibilidades de promover alfabetização científica na educação de jovens adultos. 2014. 191f. Dissertação (Pós-Graduação Stricto Sensu, Mestrado em Ensino) Centro Universitário UNIVATES. Lajeado.

LIMA, José O. G. Do Período Colonial aos nossos dias: Um breve histórico do Ensino de Química no Brasil. In: Revista Espaço Acadêmico. n. 140. São Paulo, 2013