Autores

Bentes, S.S. (FAMETRO) ; Oliveira, J.F. (FAMETRO) ; Silva, E.V.S. (FAMETRO) ; Silveira, R.M.D. (FAMETRO) ; Cardoso, F.L. (FAMETRO) ; Oliveira, E.H.R. (FAMETRO) ; Messias, J.J. (FAMETRO) ; Silva, J.F. (FAMETRO) ; Silva, M.S. (FAMETRO) ; Solart, E.M.M. (FAMETRO) ; Medeiros, A.D. (FAMETRO)

Resumo

O presente projeto desenvolveu uma estrategia atrativa e envolvente, propondo o teatro como uma ferramenta no processo de aprendizagem da química, despertando o interesse do aluno com a disciplina. o teatro é uma modalidade artística que privilegia o uso da linguagem e promove o desenvolvimento da imaginação e do pensamento como atividade coletiva propiciando interação e cooperação entre os adolescente. Entende-se que é possível promover aprendizagem e desenvolvimento do educando por meio da peça teatral. a proposta além de atribuir como uma metodologia significativa traça a contextualização do ensino desta ciência. Como uma modalidade pedagógica constitui em estimular o conhecimento, tornando concreto o conhecimento de uma fundamentação teórica envolvendo a química com o objeto da arte.

Palavras chaves

Teatro ; Ferramenta; Ensino da Química

Introdução

A aprendizagem passou por vários momentos e sofreu diversas mudanças no decorrer do tempo, grande parte dos alunos não conseguem compreender ou perceber a importância do ensino da química. A forma como os conteúdos são ministrados influenciam diretamente na desmotivação do estudante com a química. Muitas vezes os alunos ficam com a má impressão da química devido considerarem uma matéria difícil, porém, mostrando alternativas metodológicas é possível entender conceitos químicos de forma interativa, possibilitando melhor aprendizado nos conteúdos, compreendendo que uma aula é uma atividade social que focaliza o amadurecimento na vida do adolescente, mas nota-se a indisciplina de alguns, um problema evidenciado na educação escolar. Traçar o teatro com um estudante indisciplinado tem como finalidade a interação entre os alunos de forma respeitosa disciplinada e proativo motivando da melhor forma possível o desenvolvimento na educação em conhecimento desse docente, considerando e respeitando as variadas formas de pensar. É importante que o professor entenda o grau de conhecimento do aluno suas dificuldades e limitações, pois cada aluno é um ser individual trazendo dentro de si uma bagagem cultural.Nessa perspectiva o objetivo a ser alcançado é colaborar com ensino da ciência com relação à química fornecendo-se que obtenha a atenção merecida a disciplina, com intuito da aprendizagem estabelecida com sucesso de ambas às partes aluno/professor. O objetivo deste presente projeto é contribuir para o ensino de química através da interatividade dos alunos com o intuito de promover melhor aprendizado, introduzir o teatro na sala de aula é uma prática que pode ser feito em qualquer disciplina, para que os alunos sejam participantes assimilando melhor os conteúdos.

Material e métodos

O assunto abordado foi A evolução dos modelos atômicos, houve um cenário na sala de aula com uma cortina vermelha para dá vida as cenas. os alunos se formaram em quatro equipes e cada equipe apresentou um modelo atômico. Os modelos atômicos foram trazidos prontos pelas idealizadoras da peça. Foi utilizado:  Bolas de isopor  Tintas tempera guache  Arames  Papeis emborrachados  Pinceis  Cola  Caixas de papelão, palitos de dente  Durex, tesoura e uma cortina vermelha. A sala se transformara em palco com plateia para a demonstração desta prática como forma de ensino atrativo. O método proposto é conhecido, porém com modificações, de modo que já aconteceu o teatro na escola de forma interdisciplinar, com mais tempo de organização para concretizar a peça. Os alunos já presenciam esta modalidade artística, o intuito é utilizar essa mesma ferramenta no ensino da química na sala de aula, mesmo com o tempo curto o desafio é mostrar que é possível fazer o teatro na sala. Foi realizada uma peça teatral no 1 semestre do ano de 2017, que constituiu em traçar uma estratégia de ensino aprendizagem aos alunos do 1 ano do Ensino Médio, em uma rede pública na Escola Estadual Deputado Josué Cláudio de Souza (GM) no período matutino. A proposta utilizando o teatro como ferramenta de ensino, passou por quatros etapas de pesquisa distintas. Inicialmente realizou o questionário pré-sondagem nos dias 15 e 17 de março de 2017. A etapa seguinte foi nos dias 22 e 24 de março com os preparativos, planejamentos e regras de como aconteceria o teatro. Na terceira parte aplicou-se o projeto nos dias 29 e 31 de Março e por último foi aplicado o questionário pós-sondagem com questões de analise da turma sobre a metodologia praticada e de informações sobre o conteúdo abordado.

Resultado e discussão

Durante o desenvolvimento do projeto os alunos estavam mais interessados nas aulas com relação às aulas anteriores, não estavam reclamando como de costume nas aulas de química. Aplicação do teatro possibilitou participação ativa dos alunos, à proposta teatral trouxe dinâmica nas aulas, os estudantes se sentiram mais a vontade apesar da timidez no inicio quando fizeram as primeiras cenas começaram se soltar e fazer a peça bem divertida e ao mesmo tempo mostrando que haviam aprendido. houve um desenvolvimento nos alunos na disciplina de química através do projeto, através desta proposta metodológica houve uma evolução no aprendizado no conteúdo abordado. Essas atividades do teatro no tempo de 50 minutos na sala lhe trouxerem uma aula divertida e proveitosa, apesar do tempo curto foi possível desenvolve- la, de modo que essa é uma modalidade que pode ser utilizada em qualquer outra disciplina. O desenvolvimento do teatro em sala foi traçar um ensino descontraído e de aprendizado eficaz causando a eles uma visão sobre a disciplina de química mais sociável e aceitável sem reclamações sobre a matéria. Durante a realização do teatro percebeu-se de ambas as turmas o quanto os alunos estavam se divertido mediante a apresentação de cada grupo, desta forma havendo uma aula dinâmica, prazerosa e ao mesmo tempo o ensino do conteúdo abordado. Os alunos se mostraram mais empenhados durante a prática nos estudos, foi analisando durante o desenvolvimento alunos com domínio do assunto trazendo bons resultados do projeto. A prática não deve ser dispensada seja qual for a estratégia de ensino. A prática em sala de aula propõe um trabalho coletivo focando as relações entre ciências e contextualização, proporcionando uma possibilidade de aprendizagem mais eficaz (BRAGA, 2010).

Conclusões

A proposta do projeto sugerido implicou-se no desenvolvimento do aluno ser o investigador, envolvendo-os a novos métodos de aprendizado contribuindo na melhoria do ensino de uma aula mais atrativa, estimulando o interesse pela disciplina, traçando o objeto da modalidade artística com a ciência, proporcionando uma aula mais envolvente com esta aplicação. A prática forneceu resultados esperados, na expectativa positiva pelos os alunos, pois uma interação com relação à matéria de química obteve na visão dos estudantes um novo olhar, com isso os alunos conseguem entender com mais facilidade.

Agradecimentos

Aos nossos professores da faculdade que nos proporcionaram motivação de sermos capazes, aos amigos próximos que não nós deixaram desistir aos alunos que participaram.

Referências

NASCIMENTO, Altem P. e RENAN, Caio G. Artigo: O ensino da química no nível médio: um olhar a respeito da motivação.
MOREIRA, Marco Antônio; Teorias de Aprendizagens, EPU, São Paulo, 1995 Disponível em: http://www.dfi.ccet.ufms.br/prrosa/Pedagogia/Capitulo_5.pdf.
MUNIZ. Euler Sobreira. Teatro, tempo, espaço e forma de participação no processo ensino-aprendizagem. Rev. Tecnol UNIFOR [periódico na internet] 1993 dez [acesso em 9 de dez 2015] Disponível em: http://hp.unifor.br/pdfs_notitia/417.pdf