Autores
Lopes, A.A. (FAMETRO) ; Magalhães, C.C. (FAMETRO) ; Rebelo, M.C. (FAMETRO)
Resumo
O Ensino de Química apresenta dificuldades que impedem sua aprendizagem. Diante disso, apontou-se a necessidade de transcender as atividades experimentais enquanto artefato motivador dos alunos. Desta forma, torna-se um desafio para os educadores transporem os obstáculos do desinteresse na sala de aula. O presente trabalho buscou motivar os alunos, tendo em vista a problematização da escola com elevado nível de desmotivação na disciplina de química. Para isso, desenvolveu-se uma aula experimental usando materiais alternativos encontrados no dia-a-dia dos alunos. O projeto foi desenvolvido na Escola Estadual Aldeia do Conhecimento Professora Ruth Prestes Gonçalves, por meio de pesquisa qualitativa foram avaliados os discentes do 1º ano do ensino médio com os assuntos de misturas e soluções.
Palavras chaves
Experimentação; Ensino de química; Misturas
Introdução
Um dos fatores que prejudica o processo de aprendizagem dos alunos é a falta de recursos metodológicos adequados, causando a desmotivação e o desinteresse dos alunos por não conseguirem compreender o conteúdo ministrado. De acordo com Santos et al. (2013), uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos alunos nessa disciplina são os cálculos complexos da disciplina, o que torna difícil o processo de aprendizagem dos conteúdos. Desta forma, ocorrem consequências desfavoráveis no ensino e aprendizagem e grande parte desse desinteresse dos discentes pelo estudo da química se deve pela falta de atividades experimentais que relacionem a teoria com a prática, na busca de despertar curiosidades e motivação dos mesmos. O ensino de química, especificamente a experimentação, contribui em forma de aprendizagem para que os discentes compreendam as principais funções dos conceitos químicos estudados na teoria e aplicados na prática (OLIVEIRA et al, 2010). O presente trabalho foi desenvolvido relacionando a experimentação no ensino de química através da fabricação de cosméticos, no qual foi abordado fatores importantes encontrados no cotidiano do aluno, além de promover uma aula experimental com metodologia ativa, e também houve a confecção da “Caixa Química” para auxiliar o professor em suas aulas práticas. Esse kit contém os materiais, regentes e roteiro experimental. Segundo Silva et al. (2017), as atividades experimentais, utilizando ou não o ambiente de laboratório escolar convencional, podem ser o ponto de partida para a compreensão de conceitos e sua relação com as ideias a serem discutidas em sala de aula. A proposta desse projeto viabiliza uma melhor compreensão no ensino de química por meio da fabricação de perfume e sabão unindo a teoria com a prática.
Material e métodos
A Metodologia neste trabalho abordou o assunto de misturas e soluções com a utilização de experimentação com kits usando materiais alternativos, contextualizando com o dia-a-dia dos alunos através de cosméticos para facilitar o entendimento do ensino de química. Este projeto foi aplicado com 50 alunos do 1º ano do Ensino médio na Escola Estadual Aldeia do Conhecimento Professora Ruth Prestes Gonçalves em Manaus-AM. A execução do projeto foi dividida em quatro fases: Pré-questionário; Aula teórica expositiva; Experimentação com oficina de cosméticos; Pós-questionário. Foi aplicado um questionário pré-sondagem com questões fechadas, nas turmas de 1º ano 01 e 04 no turno noturno com 25 alunos em cada turma, buscando-se entender o conhecimento prévio sobre o assunto de misturas e soluções. Ministrou-se uma aula teórica expositiva nas duas turmas, tendo como recursos didáticos o quadro branco, pincel e data show, com a abordagem do assunto misturas e soluções e contextualizando com o tema cosméticos. Para aula experimental foi desenvolvido um roteiro para oficina de fabricação do sabão e perfume. Também foram montados kits em caixas plásticas com os seguintes materiais: álcool de cereais, água desmineralizada, propileno glicol, fixador galaxolide top, essências para o perfume, tricloson, álcool, soda caústica, béquer, pipeta, bastão de vidro, erlenmeyer e fracos de vidro âmbar, funil de plástico, garrafas pet, jarrinha de plástico, óleo de cozinha, conta gota, vasilha de 260 mL. O experimento foi realizado em 02 aulas consecutivas no laboratório, os alunos foram divididos em 5 equipes, os kits e procedimento foram distribuídos e foi produzido o perfume e o sabão. Após o experimento, aplicou- se um questionário de pós-sondagem para a verificação da eficácia da metodologia.
Resultado e discussão
A turma de 1º 04 foi usada como controle, tendo a realização de questionário
de pré e pós sondagem, aula teórica expositiva e contextualizada e a turma 1º
01 teve todas as etapas da turma 01 e mais a realização do experimento a
"caixa química" com a fabricação de sabão e perfume (Figura 1). O intuito
disso foi o de fazer uma comparação na eficiência da metodologia aplicada. Foi
realizada uma coleta de dados sobre o conhecimento prévio dos alunos por meio
de questionário de sondagem nas duas turmas e posteriormente o projeto foi
finalizado com a aplicação do questionário de pós sondagem. Percebeu-se ao
analisar os Gráficos 1-4 de pré e pós sondagem das duas turmas, que a turma de
1º01, onde houve o experimento, obteve um rendimento de 95% de acertos nas
perguntas e maior receptividade com a metodologia aplicada. Apesar da turma 1º
04 não ter o mesmo nível da outra turma, essa também apresentou uma melhora no
seu rendimento de 27% para 60% isso pode ser atribuído ao uso da
contextualização no ensino. Com a realização de experimentos envolvendo os
cosméticos, pode-se favorecer o aprendizado dos discentes através de um ensino
inovador. Os alunos por meio deste experimento puderam visualizar e
contextualizar o conteúdo de misturas e soluções, os mesmos foram bem
participativos em buscar do conhecimento de como são feitas as misturas das
substâncias, podendo identificar que tipo de mistura estava ocorrendo, se é
uma mistura homogênea ou heterogênea, e tiveram a oportunidade de sanar suas
dúvidas geradas na aula teórica. Desta forma, a metodologia foi eficiente na
otimização do ensino de química.
O experimento realizado com materiais alternativos foi muito gratificante e prazerosa para todos gerando um rendimento melhor no ensino.
A coleta de dados foi obtida por meio de questionários de sondagem sendo o resultado bastante proveitos no ensino de química.
Conclusões
A utilização do tema, cosmético, tende a demonstrar uma alternativa apropriada para contextualizar as aulas de química, permitindo abordar vários conteúdos de química. No entanto, acreditamos que se deve diferenciar métodos e práticas pedagógicas, com o intuito de conceder um processo mais eficaz aos alunos, e garantir uma participação de forma ativa e frequente dos mesmos em sala. A partir dos dados gerados dos questionários e das aulas teóricas, observou-se que os alunos assimilaram com mais facilidade os conteúdos de química estudados a partir da experimentação.
Agradecimentos
Agradecemos o apoio disponibilizado pela FAMETRO para o desenvolvimento da pesquisa.
Referências
OLIVEIRA, D. R.; AMORIM, E.; MOREIRA, M. V. B.; GUEDES, P. R. S. Experimentação em Química: Visão de alunos do Ensino Médio, XV Encontro Nacional de ensino de química (XV ENEQ) PIBID, Brasília, julho. 2010.
SANTOS, A. O.; SILVA, R.P.; ANDRADE, D.; LIMA, J. P. M. Dificuldades e motivações de aprendizagem em Química de alunos do ensino médio investigadas em ações do (PIBID/UFS/Química), Cristóvão-SE, v.9, n.7,março. 2013.
SILVA, J. N. da; AMORIM, J. S.; MONTEIRO, L. P.; FREITAS, K. H. G. Experimentos de baixo custo aplicados ao ensino de química: contribuição ao processo ensino-aprendizagem, v.13, n.01, Ananindeua-PA, 2017.