Autores

Miranda Gomes, A. (FAMETRO) ; Costa Rebelo, M. (FAMETRO) ; Medeiro de Deus, A. (FAMETRO)

Resumo

As dificuldades observadas no ensino e na aprendizagem dos alunos do Ensino Médio, da Escola Estadual Rui Araújo, em Manaus - AM relacionam-se a problemática da falta de aquisição de conhecimento sobre o conteúdo de Eletroquímica. Em síntese, a Eletroquímica é um ramo da Química que apresenta em seu conteúdo o estudo das reações de oxirredução, dividindo-se em Pilhas e Baterias e Eletrólise, podendo ser bem compreendidas por experimentos virtuais. Desta forma, a pesquisa foi realizada objetivando-se apresentar metodologias para ministrar aulas do referido conteúdo, utilizando vídeo/software combinado ao PowerPoint® como ferramenta para simulação de eletroquímica no ensino-aprendizagem dos alunos e aula expositiva. Estas metodologias visam contribuir para a melhoria do ensino.

Palavras chaves

Eletroquímica; Ensino; Tecnologia

Introdução

A eletroquímica estuda as reações químicas que produzem corrente elétrica ou são produzidas por elas, conforme Feltre (2004), em que ocorre o fenômeno conhecido como reação de oxirredução. Utilizando simuladores de eletroquímica, segundo Lazzaris, Dias e Luca (2014) como ferramentas, haverá uma contribuição para formação dos conceitos científicos do professor no ensino de química e ajudará na construção dos conhecimentos dos alunos do ensino médio. Segundo Souza et al. (2016) a tecnologia do PowerPoint é uma ferramenta de projeções de imagens contribuidor para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, utilizando experimentos virtuais. Os problemas na disciplina de Química no Ensino Médio, especificamente na Escola Estadual Rui Araújo, estão ligados a falta de entendimento em conteúdos como a Eletroquímica, devido às metodologias inadequadas aplicadas pelos professores, falta de interesse e desmotivação dos alunos nas aulas e pela disciplina de Química ser de difícil compreensão. A pesquisa feita nos anos de 2016 e 2017 teve a finalidade de apresentar uma metodologia, não só para ajudar o professor a melhorar os métodos de ensino em sala de aula, mas também para facilitar e orientar os alunos através dos recursos tecnológicos, possibilitando lecionar as aulas com mais atratividade, usando as ferramentas computacionais como imagens, os vídeos e softwares em PowerPoint®. O objetivo do presente projeto foi o de apresentar uma proposta metodológica no ensino de Eletroquímica na disciplina de Química. Assim, esta proposta metodológica possibilitará desenvolver a compreensão, a interação e a socialização entre professor-aluno, tendo em vista que os alunos vão construindo seus próprios conhecimentos, de forma crítica e reflexiva.

Material e métodos

A primeira etapa foi realizada por meio de pesquisas bibliográficas. A segunda etapa realizou-se a pesquisa de campo com observações e aplicações de questionários com perguntas abertas e fechadas antes e após a aula ministrada, na Escola Estadual Rui Araújo, aos alunos de 3º anos do Ensino Médio no período noturno , nos anos de 2016 e 2017. Houve a apresentação da aula de forma expositiva e discursiva aos alunos do ensino médio, nos anos de 2016 e 2017, foi sobre os objetivos da pesquisa e suas contribuições para a sociedade. No inicio dos conceitos de eletroquímica, o docente apresentou-se aos discentes e explicou o tema, em que no decorrer do tempo de aula, 40 minutos, expôs-se sobre a utilização dos meios tecnológicos e eletroquímicos no dia-a-dia, com exemplos de pilhas e baterias e de eletrólise. Um vídeo foi apresentado no PowerPoint teve duração de 2:00 minutos de aula, em que mostra o desenvolvimento da pilha eletroquímica de forma simples e objetiva, destacando simulações dos fenômenos das reações químicas por fases de reações.O vídeo com o título “As Pilhas Eletroquímicas” mostrou como é montada uma pilha eletroquímica. As simulações com softwares foram apresentadas em duas partes: uma com o experimento da pilha de Daniel (QUIMICASEMMEDO, 2017) e as outras com os de eletrólise ígnea e aquosa (QUIMICANET, 2017). A simulação com o Simulador: Pilha de Daniel levou em torno de 1:50 minutos e da eletrólise de 2:00 minutos cada. Como instrumento de coleta de dados usou-se questionários de pré e pós sondagem sobre os conhecimentos prévios e posteriores dos alunos, sendo explicados quais os objetivos da pesquisa, suas contribuições para a sociedade, avaliação de seus conhecimentos sobre Eletroquímica e orientações quanto ao preenchimento deste.

Resultado e discussão

Os resultados da pesquisa foram obtidos minuciosamente de acordo com o objeto da proposta metodológica e analisados conforme as respostas dos estudantes nas Questões avaliativas de conhecimentos prévios e de conhecimentos pós-aula referentes ao 2º semestre de 2016 e no 1º semestre de 2017, em que os dados encontrados foram convertidos diretamente em gráficos com percentuais. A análise dos resultados foi realizada pela comparação nas pesquisas entre os períodos do 2º semestre de 2016 e 1º semestre de 2017. Os Resultados mostram (Gráfico 1-3) que a maioria dos alunos, em 2016 e em 2017, consideraram que o ensino tradicional combinado à simulação no PowerPoint® os ajudou no entendimento de eletroquímica. Já os percentuais relativos ao método de ensino foram considerado mais eficaz nas aulas para aprender eletroquímica. Analisa-se pelos resultados apresentados dos Gráficos, que o ensino de eletroquímica utilizando vídeos/software na aula de eletroquímica contribuíram para uma melhor compreensão no ensino-aprendizagem de Química na escola, considerando que mesmo com um percentual baixo em alguns níveis, o ensino tradicional além de fazer parte do currículo escolar, mostra que parte dos alunos consideraram o mesmo ser fundamental e por contribuir satisfatoriamente. Durante o período de observações, percebeu-se que as turmas de terceiros anos do período de 2017 em relação a 2016 reduziram-se mais da metade, no horário noturno, em função da pouca procura na fase de matrícula e, houve também uma pequena evasão de alunos da escola, entretanto, com relação a aula de Eletroquímica com PowerPoint, percebeu-se que os alunos se sentiram muito motivados ao interagirem e participarem em cada aula com perguntas e apresentando exemplos do seu cotidiano (Figura 1).

Figura 1: Aplicação da metodologia

A metodologia foi aplicada com alunos de terceiro ano com a utilização de softwares e simuladores para o ensino de eletroquímica.

Gráficos 1-3. Resultados em porcentagem

Os Gráficos 1, 2 e 3 mostram,nos anos 2016 e 2017, os percentuais relativos ao método de ensino e aprendizagem em eletroquímica.

Conclusões

Este trabalho de pesquisa, contribuiu para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos do ensino médio. Ao analisar as dificuldades em eletroquímica dos alunos, através da interação de questionários aplicados, observou-se pelos resultados obtidos, que houve uma melhoria na compreensão dos alunos nesta parte do ensino de Química. Portanto, com a utilização destes recursos houve maior participação e interação, em que os alunos consideraram eficaz utilizar o método de aula expositiva com tais recursos e afirmam que o método de ensino tradicional é necessário na escola.

Agradecimentos

Agradecemos o apoio disponibilizado pela FAMETRO para o desenvolvimento da pesquisa.

Referências

FELTRE, Ricardo. Química: Físico-Química. Componente curricular: Química. Volume 2. 6ª edição. São Paulo: Moderna, 2004.

LAZZARIS, Maika Janine, DIAS, Rafael Carlos Eloy, LUCA, Anelise Grünfeld de. O uso de simulações computacionais como ferramenta para o ensino da eletroquímica. Ouro Preto-MG: ED/SBQ, DEQUI/UFOP, XVII ENEQ, 2014.

QUIMICANET. Eletrólise ignea e aquosa. Disponível em:: http://www.quimica.net/emiliano/animacoes-fq.html. Acesso: 28 de jan. 2017.

QUIMICASEMMEDO. Simulador da Pilha de Daniell - Eletroquímica. Disponível em: http://www.quimicasemmedo.blogspot.com.br/2011/08/simulador-da-pilha-de-daniell.html. Acesso: 28 de jan. 2017.

SOUZA, Rafael Nascimento, ALMEIDA, Maria Mozarina Beserra, FERNANDES, Maria de Fátima Lopes e MAGALHÃES, Antonio Carlos. Uma Proposta Pedagógica utilizando o Software PowerPoint para o aprendizado da Pilha de Daniel. (IX Encontro Universitário de Pesquisa de Pós-Graduação - Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, 2016 da UFC 2016). Fortaleza: UFC, 2016.