Autores

da Silva Luz, P. (IFTO) ; Francisco de Carvalho, R. (IFTO) ; de Jesus Souza, K. (IFTO) ; Pereira Alexandre, G. (IFTO) ; Prado Meireles de Castro, I. (IFTO) ; Monteiro de Moura Brandão, G. (ESCOLA ESTADUAL IDALINA DE PAULA)

Resumo

Este trabalho se construiu a partir de relatos de vivência e experiências de atuais e ex-pibidianos sobre participações em ações realizadas no âmbito do programa Pibid subprojeto Química do IFTO – Campus Paraíso do Tocantins, na busca por demonstração e avaliação da contribuição do programa na formação docente. Assim pode-se observar, segundo a análise de relatos dos respondedores, o Pibid como agente integrante real e ativo do conhecimento específico e pedagógico dos mesmos, constituindo-se como formador de um elo efetivo entre teoria e prática para a construção da identidade destes futuros docentes.

Palavras chaves

formação docente; Pibid; relatos

Introdução

Na maioria dos cursos de licenciatura hoje, ainda é evidente a falta da relação entre instituições de ensino superior e escolas da rede de ensino básico. Em destaque no que se refere à articulação da formação teórica adquirida nas IES com uma realidade real da educação básica, onde o licenciando encontrará no exercício de suas atividades profissionais. Assim o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID constitui- se hoje, em parceria entre o Governo Federal, IES e Escolas da Rede Pública de Ensino, como um instrumento facilitador de integração e valorização de processos para a produção do saber docente a partir de práticas cotidianas durante a graduação. Possuindo uma estrutura curricular como curso de Licenciatura em Química, ofertado pelo o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), Campus Paraíso, o mesmo iniciou sua participação no programa PIBID, considerando-o como uma excelente oportunidade na superação de uma antiga desarticulação das dimensões práticas e teóricas dos currículos, na busca em atender aos objetivos do curso, pela atuação em planejamentos, atividades, projetos e ações disponibilizadas pelo o programa PIBID, através da participação dos licenciandos do curso. Desse subprojeto específico, participam atualmente 26 acadêmicos do curso de Licenciatura em Química do IFTO – Campus Paraíso do Tocantins, 2 professores de Química do ensino médio na condição de supervisores, 2 escolas da rede pública da cidade e 2 professores licenciados em Química como coordenadores do subprojeto. Assim o subprojeto PIBID Química do IFTO propõe ações voltadas a melhoraria da formação dos licenciandos em Química e, também, procura influenciar positivamente os estudantes das escolas públicas de nível médio.

Material e métodos

No presente trabalho utilizou-se da concepção metodológica baseada no estudo de caso de relatos, que se estabeleceu como um estudo que investigou um fenômeno atual dentro do seu contexto de realidade, tendo as fronteiras entre, o fenômeno e o contexto, claramente definidos, utilizando-se algumas fontes de evidências. No desenvolvimento das atividades de coletas dos relatos, o instrumento utilizado foi uma pergunta aberta aplicada para ex- bolsistas e atuais bolsistas vinculados ao subprojeto PIBID Química – IFTO, Campus Paraíso do Tocantins. A pergunta em destaque foi construída buscando investigar os aspectos forma- tivos, o impacto e as contribuições que o subprojeto vem fomentando na formação inicial destes futuros docentes. Os relatos foram enviados por correio eletrônico. Não houve na aplicação do instrumento de pesquisa a indução, para a formulação dos relatos, ou seja, os entrevistados ficaram livres para expressar suas ideias. Após o recebimento de todos os relatos respondidos estes foram categorizados por meio de análise do conteúdo. Essa análise de conteúdo das respostas seguiu algumas orientações para a construção de categorias descritivas, obtidas a partir da identificação de aspectos comuns por meio da leitura de cada relato dado pelos alunos que responderam a pergunta (LÜDKE E ANDRÉ, 1988).

Resultado e discussão

A partir destes relatos pode-se perceber a busca de um contato direto e efetivo de ativi¬dades consideradas alternativas voltadas para o ensino da Química. Percebe-se que o programa leva¬-os a contemplar novas possibilidades na futura profissão. Com isso, notou-se que através do PIBID, bolsistas tornaram-se agentes envolvidos em práticas que buscam a inovação, a contextualização dos conceitos Químicos, por meio de atividades propostas. A partir dos mesmos relatos, percebeu-se também um projeto procurando mostrar aos licenciandos a necessidade de se enfrentar adver¬sidades da profissão docente, só que visando melhores condições no campo profissional. Maldaner, 2006, destaca a importância de uma inserção e a criação de uma relação entre futuros pro¬fessores e os atuais professores do ensino básico e médio, em um mesmo ambiente de pesquisa sobre o processo for¬mativo. Fazendo com que ambos possam se sen¬tir valorizados em sua profissão e compromissados com as orien¬tações curriculares produzidas. Tendo nestes, o participar de um processo voltado a utilização de pretensas melhorias. A integração entre instituições de ensino superior e escola, através do PIBID sem dúvida, tornou-se um fator importante na formação dos licenciandos, como mostrado nos relatos. Onde neste movimento de interação, notaram-se bolsistas compartilhando experiências envolvidas em um processo particular e formativo de cada um e estabelecendo assim uma rede de relações, conhecimentos e aprendizagens, não só mais com o obje¬tivo de copiar, criticar os modelos, mas sim na vontade de poder compreender a realidade e assim tentar ultrapassá-la (PIMENTA E LIMA, 2004, p. 111). Maldaner, 2006, p. 395, diz: A interação entre professores de escola, pro¬fessores de universidade e alunos da graduação é benéfica para todos, pois permite abordar problemas crônicos de ensino e, ainda, programar a ideia da pesquisa como princípio educativo na prática, tanto na formação inicial quanto na formação continuada.

Conclusões

Através do espaço destinado à exposição, reflexão e à discussão do tema relacionado aos depoimentos dado pelos bolsistas, o ambiente permite aos participantes repensarem, reconstruírem, e reformularem conceitos e/ou ideias prévias, que foram adquiridas e estruturadas du¬rante uma vida pessoal, num movimento de construção de identidade docente. Entende-se que há uma intenção do PIBID contemplar seus objetivos de incentivo à formação docente na busca de uma formação mais concreta e eficaz, incentivando-os a participar ativamente do processo formativo tornando-os críticos e reflexivos na prática docente.

Agradecimentos

Ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) como os financiadores.

Referências

MALDANER, O.A. A formação inicial e continuada de pro¬fessores de química: professores/pesquisadores. 3. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2006.

PIMENTA, S.G. e LIMA, M.S.L. Estágio e docência. São Paulo, Cortez, 2004.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M.E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.