Autores

Alves, A.L.V. (FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DE CACOAL) ; Alves, Q.B. (FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DE CACOAL) ; Saar, G.P.S. (FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DE CACOAL) ; Soares, R.M.J. (FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DE CACOAL)

Resumo

Neste trabalho buscou-se apresentar a grande dificuldade que alunos do ensino médio encontram no aprendizado de Química, mesmo essa sendo uma matéria de suma importância, pois está presente no dia a dia. Os alunos muitas vezes não conseguem assimilar os conteúdos, sendo uma matéria que envolve cálculos e fórmulas difíceis de serem compreendidas ou por que os métodos de ensino- aprendizado não são cativantes o suficiente para atrair a atenção e o interesse pela matéria apresentada.

Palavras chaves

Ensino da Química; Dificuldades ; Aprendizado

Introdução

As ciências exatas estudadas nas series iniciais é algo que a princípio assusta, principalmente, a Química, a ciência nos possibilita ter um olhar mais crítico da sociedade permitindo uma visão diferenciada do mundo que nos cerca, entretanto a falta de compreensão pode levar uma series de problemas e uma deficiência no aprendizado e desenvolvimento escolar. Existem diversos estudos a respeito do ensino da química, mostrando as dificuldades tanto no ensino quanto no aprendizado, trabalhos esses que visam uma moldagem nos métodos ministrados em sala de aula. Muitas vezes requer uma mudança na postura do professor, para que possa ter um melhor aproveitamento do conteúdo aplicado. Segundo (SILVA, 2011), para ensinar esta matéria, o professor deve fazer uma reflexão sobre o que ensinar e como ensinar, como desenvolver os temas adequadamente, como estabelecer um ordenamento lógico entre os conteúdos, como conciliar as atividades práticas com o conteúdo teórico. É necessário que ele saiba transmiti-la e torná-la assimilável pelo estudante. Também é necessário não somente ser analisada a postura do professor mas a do corpo discente, bem como seu interesse e cooperação com o corpo docente, para que ambos possam chegar ao ápice do aprendizado e associar o conhecimento cientifico com o conhecimento do cotidiano. Tendo em vista uma grande preocupação, busca-se, por meio desse presente estudo entender e discutir a problemática do ensino-aprendizado de alunos de Ensino Médio de uma escola pública de Cacoal-RO.

Material e métodos

Enquanto acadêmicas do 5° período de Licenciatura em química da Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal, em nosso estágio de observação em uma escola pública do município de Cacoal- RO surgiu-se o interesse em discutir o caso, observando as dificuldades enfrentadas no ensino público, tanto do corpo docente quanto do discente, da falta de materiais adequados, estrutura e de uma capacitação e disponibilidade do professor. Qual a importância da química no processo de ensino? Qual a dificuldades encontradas aos alunos do ensino médio? A partir de então se começou a desenvolver o presente trabalho analisando as aulas ministradas no 1° ano do Ensino Médio. Na observação do estágio percebeu-se que deveria fazer um estudo de caso analisando os dados observados ali presente, analisando o perfil dos alunos que tinham dificuldade em absolver o conteúdo. Buscamos métodos para facilitar o entendimento do material ministrado, utilizando ferramentas de estudo que possam contribuir com conhecimento, aumentando a intelectualidade do individuo. Promovendo a motivação dos alunos explicando e conscientizando sobre a necessidade de aprender a química, não só em contexto escolar, mas também na realização de trabalhos científicos e projetos dentro das escolas.

Resultado e discussão

Ao realizar a presente pesquisa identificamos que os alunos das redes públicas precisam de motivação para desenvolver atividades elaboradas pelo professor de Química. Pode-se destacar que a mudança dos hábitos criados pelo docente em ensinar a Química pode mudar o contexto sobre a matéria denominada dificultosa. Dessa forma o ensino pode possibilitar aulas dinâmicas e interativas sobre um determinado conteúdo, ministrado pelo docente, visando aperfeiçoar o ensino da química, melhorando também na interpretação do indivíduo do Ensino Médio, e buscar a reflexão sobre a realidade da Química tanto sobre a vida, quanto sobre o contexto educacional.

Conclusões

Conclui-se que este trabalho nos montras a realidade da escola publicas e o déficit no processo de ensino-aprendizado da Química e as dificuldades encontradas pelos alunados no decorrer dos estudos bibliográficos acima citados. Dai importância da formação continuada do docente voltada para complementação do saber, aperfeiçoando assim o processo de transmissão de conhecimento.

Agradecimentos

Agradecemos o nosso Professor Orientador Antônio Luciano Volpato Alves, pelo apoio no desenvolvimento do presente trabalho e incentivo durante todo o percurso.

Referências

A.O. Santos; R. P. Silva; D. Andrade; J. P. M. Lima. Dificuldades e motivações de aprendizagem em Química de alunos do ensino médio investigadas em ações do (PIBID/UFS/Química). Universidade Federal de Sergipe, 49100-000, São Cristóvão SE, Brasil SCIENTIA PLENA VOL. 9, NUM. 7, 2013.

LIMA, José Ossian Gadelha de; BARBOSA, Lídia Kênia Alves. O ensino de química na concepção dos alunos do ensino fundamental algumas reflexões. Faculdade de Educação de Crateús, Universidade Estadual do Ceará, Rua José Sabóia Livreiro, 1480, Altamira, CEP: 63700-000, Crateús–CE, Brasil. Exata Online. vol. 6 n.1 Abr. 2015.
Silva, J.C. (IFMT-CAMPUS CONFRESA); Silva, N.C. (IFMT-CAMPUS CONFRESA). Ensino de Química. Congresso de químicas. Datas: 03 e 07 de novembro 2014; Natal, Rio Grande do Sul.

SILVA. A.M. Proposta para tornar o ensino de química mais atraente. Revista de Química Industrial, nº 731, p.7-12, 2011. Acesso: 23/06/2017, as 14h26min.