Autores

Costa, I.C.A. (UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAU - UVA) ; Araújo, N.V. (UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAU - UVA) ; Menezes, F.L. (UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAU - UVA) ; Silva, D.S. (UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAU - UVA)

Resumo

Pretende-se com esse trabalho, mostrar ao aluno da rede pública de ensino as possibilidades de entrar em uma universidade, através do ENEM, mecanismo do Ministério da Educação para avaliar as competências e habilidades dos estudantes com ensino médio e da educação básica a nível nacional. Este mecanismo apresenta dois momentos: um no qual situa os alunos no contexto do ENEM; e um segundo, em que se trabalha assuntos baseados nas matrizes de referência do ENEM e questões do mesmo. Dessa forma, pretende-se informar aos alunos sobre esse exame e as vantagens que ele oferece, construindo novos conhecimentos com as atividades auxiliares na abordagem de questões e temas abordados naquele, incentivando os alunos a participarem do mesmo.

Palavras chaves

ENEM; escola; perspectivas

Introdução

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é um mecanismo do Ministério da Educação para avaliar as competências e habilidades dos estudantes com ensino médio e da educação básica a nível nacional. Segundo Silva (2012), difere-se de outros mecanismos de avaliação, por sua “ampla interdisciplinaridade, um envolvimento dos conteúdos e disciplinas, fazendo com que o vestibulando exercite sua interpretação textual e seu raciocínio”. Muitas escolas já estão orientando suas práticas de ensino para o ENEM, mas algumas reduzem essas práticas a comentar provas anteriores do exame, repetindo o ensino tradicionalista focado na técnica de resolução de questões. Lima (2012) afirma que, para ter bons resultados acadêmicos, os alunos necessitam apresentar voluntariedade e habilidade, o que conduz à necessidade de integrar tanto os aspectos cognitivos como os motivacionais. Daí a importância da motivação nas atividades realizadas nesse trabalho. Objetivou-se com esse trabalho motivar e informar os alunos sobre o Enem e as vantagens que ele oferece, construindo novos conhecimentos com as atividades auxiliares na abordagem de questões e temas abordados no exame, incentivando os alunos a participarem do mesmo.

Material e métodos

O presente trabalho foi realizado nas turmas do 2º e 3º ano do ensino médio (nos turnos manhã e tarde) da Escola de Ensino Fundamental e Médio Sinhá Sabóia, na cidade de Sobral – CE, um projeto de ensino voltado para a abordagem do ENEM em sala de aula. Essa abordagem procurou ir além da mera resolução de questões, prática identificada em muitas escolas. O projeto foi dividido em dois momentos: um no qual situava os alunos no contexto do ENEM; e um segundo, em que se trabalharam assuntos baseados nas matrizes de referência ENEM e questões do exame. No primeiro momento, houve uma aula motivadora explicando o que seria o Enem, as formas de ingresso de alunos no ensino superior e as universidades que adotam o exame em seus processos seletivos. Junto a esses temas, trabalhou-se a motivação dos alunos com vídeos e textos, visando criar neles uma perspectiva de estudo no ensino superior. No segundo momento, realizaram-se resoluções de questões de provas anteriores do ENEM, que foram abordadas sempre associadas com um experimento do mesmo assunto da pergunta. Procurou-se demonstrar aos alunos que todas as questões do Enem são contextualizadas (focadas em situações cotidianas)e de fácil resolução. Alguns intervalos foram fixados entre as atividades e neles apresentaram-se vídeos motivacionais.

Resultado e discussão

A partir das atividades realizadas, verificou-se que os alunos apresentavam bastantes dúvidas a respeito do processo, como por exemplo, identificação de algumas siglas (SISU, FIES e PROUNI), ou o que elas representam, utilizadas pelo Ministério da Educação na divulgação do ENEM. O desconhecimento desses programas acarreta na não participação no exame e na falta de perspectivas nos alunos. As aulas motivacionais, junto à resolução de exercícios propuseram aos alunos sanarem suas dúvidas, através de questionamentos dos mesmos, dessa forma compreendendo o objetivo real do projeto, despertando o interesse para novas possibilidades de ascensão à universidade. Com a realização dos experimentos paralela à resolução de questões, percebeu-se que os alunos compreenderam mais facilmente os conceitos relacionados à atividade experimental, resolvendo mais facilmente as questões propostas.

Apresentação de um experimento aos alunos



Conclusões

O ENEM, apesar das dificuldades que ainda encontra, está se tornando a solução mais viável para o acesso à universidade, mostrando ao aluno da rede pública de ensino (principalmente), que com esforço, determinação e motivação ele terá seu lugar na universidade. No papel de futuros educadores, coube-nos além da resolução de exercícios, atividades motivacionais que os impulsionem e motivem na realização do referido exame, intensificando seus pontos positivos; sendo observada no final do trabalho boa aceitação da metodologia por parte dos alunos.

Agradecimentos

O presente trabalho foi realizado com o apoio da CAPES, entidade do Governo Brasileiro voltada para a formação de recursos humanos.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação - MEC. Novo Enem. Disponível em: <http://enem.inep.gov.br/> Acesso em: 01 jun. 2014a.
LIMA, M.E.C.C. Formação continuada de professores de química. Química Nova na Escola. n.4, 1996. Disponível em <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc04/relatos.pdf>. Acesso em 18 de agosto de 2012. SILVA, O.S. A interdisciplinaridade na visão de professores de química do ensino médio: concepções e práticas. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática) – Universidade Estadual de Maringá. Maringá-PR, 2008. Disponível em <http://cienciaematematica.vivawebinternet.com.br/media/dissertacoes/81af424815b46cd.pdf> Acesso em 18 de agosto de 2012