Relatório Técnico
A Associação Brasileira de Química e sua Regional Ceará realizaram nos dias 6 a 8 de agosto de 2014, no Centro de Eventos do Hotel Ponta Mar, na cidade de Fortaleza, o 12º Simpósio Brasileiro de Educação Química – SIMPEQUI.
As primeiras atividades da 12ª versão foram dois minicursos de 4 horas: "Gestão de resíduos de laboratórios" ministrado pelo Prof. Roberio Fernandes Alves de Oliveira, e "Aplicação da Magia da Química para a sustentabilidade" ministrado pela Profa. Maria Alcione Almeida de Souza. Ambos tiveram resposta de inscritos participantes dentro das expectativas dos organizadores.
A Secretaria do evento foi aberta às 16 horas para retirada de material pelos pré-inscritos e para novas inscrições.
Como a Comissão Organizadora vem enfatizando, o SIMPEQUI é um evento diferenciado, pois desde a sua criação, teve em todos os anos aumento de participantes e de trabalhos recebidos. Novamente neste ano o fato se repetiu. Foram 436 participantes e 386 trabalhos recebidos. Ambos os números recordes das doze versões do evento.
A partir das 18:30 horas ocorreu a Solenidade de Abertura. A mesa além dos representantes da ABQ e do Evento, Professores Alvaro Chrispino, Roberio Oliveira e Antonio Magalhães, estiveram o Presidente do CRQ-X Região, Prof. Claudio Sampaio Couto, da UFC o Prof. Javan de Castro Machado, da UECE o Prof. João Hermeson Mota Felix. Também presente o Presidente de Honra do 12º SIMPEQUI, Prof. Dr. Airton Marques da Silva (FOTO 1).
Após as falas dos membros da mesa, momento especial que emocionou a plateia foi a homenagem ao Prof. Airton (FOTO 2) conduzida pelo Vice-Presidente da ABQ, Roberio Oliveira, que destacou as realizações no "homem da educação" com profissional e ser humano. Foi entregue uma placa de prata ao homenageado e um buque de flores a sua esposa.
Coube ao Prof. Dr. Reinaldo Camino Bazito da Universidade de São Paulo, proferir a palestra de abertura sob o tema "A sustentabilidade no ensino" para um auditório lotado (FOTO 3). Após a palestra, os participantes foram convidados para uma confraternização sendo servido um coquetel (FOTO 4).
Em 7 de agosto a Programação Científica iniciou-se com a apresentação da metade dos trabalhos aprovados sendo apresentados em formato de pôsteres (FOTO 5). Seguindo-se a mesma, a sessão de Comunicações Orais, com a apresentação de 5 trabalhos escolhidos.
Ainda na parte da manhã foi ministrada a palestra do Prof. Dr. Agnaldo Arroio da Faculdade de Educação da USP que falou sobre "Formação de professores para a sustentabilidade do ensino" (FOTO 7).
Na parte da tarde, o evento retomou a Programação com a palestra da Profa. Karine dos Santos do IFPI sob o tema "Química e educação ambiental: uma experiência no ensino superior".
Seguindo-se a palestra ocorreram dois painéis de debates sob os temas "A importância das Olimpíadas de Ciências para o ensino" e "Alternativas para o ensino baseado na sustentabilidade". No primeiro participaram das apresentações os professores Sergio Maia Melo da FUNCAP, João Lucas Barbosa da UFC e José David Vianna da UFBA. O primeiro falou da Química, o segundo da Matemática e o terceiro da Física. Como moderador atuou Antonio Magalhães (FOTO 9). No segundo painel os professores apresentantes foram Alvaro Chrispino do CEFET-RJ (FOTO 8), Jesus Brabo da UFPA e Gil Anderi da Silva da Escola Politécnica da USP. O moderador foi Airton Marques da Silva.
No dia 8 de agosto, pela manhã nova seção de pôsteres (FOTO 10) com o restante dos trabalhos aceitos e em sequência nova seção de Comunicações Orais com a apresentação de mais 4 trabalhos selecionados, uma vez que um faltou. Destaque-se a apresentação de Jennifer Dodson da University of York de Londres no Reino Unido (FOTO 6).
Ainda na parte da manhã foi ministrada a palestra "Pesquisa em sustentabilidade na Educação Química" com o Prof. Dr. Cristiano de Almeida Marcelino Junior da UFRPE.
A parte da tarde foi aberta pelo Prof. Dr. Jorge Cardoso Messeder do IFRJ-Campus Nilópolis que palestrou sob o tema "Temáticas CTS na formação de professores de química: contribuições para posturas sustentáveis" (FOTO 11).Em seguida novo painel sob o tema "A sustentabilidade do ensino de química através da EAD" reuniu os professores Henrique Sergio Lima Pequeno da UCF Virtual, Evanise Batista Frota da UECE e Luiz Gonzaga de França Lopes da UFC, sob a moderação de Julio Carlos Afonso do IQ-UFRJ e Editor da RQI (FOTO 12).
Para fechar o dia e o evento foi realizada uma rápida Solenidade de Encerramento.
Alguns números importantes do SIMPEQUI:
- Participantes: 436.
- Cursos: 68 inscritos.
- Palestras: 5.
- Painéis: 3.
- Comunicações Orais: 9.
- Trabalhos Recebidos: 386.
- Trabalhos Aceitos: 302.
Trabalhos apresentados em Comunicações Orais:
Apresentações no dia 7 de agosto:
- Trabalho 4085 - O processo de arregimentação e a naturalização do ser químico - Gustavo Pricinotto – UEL, PR.
- Trabalho 4175 - Ensino dos gases sob uma abordagem contextualizada - Júlio Maza Conda – UVA, CE.
- Trabalho 4063 - Formação de professores indígenas voltada para promover alfabetização científica e tecnológica - Marcelo Franco Leão – UNEMAT, MT.
- Trabalho 4038 - Elaboração, desenvolvimento e aplicação de uma experimentoteca interdisciplinar para ciências naturais - Taisa Salazar Queiroz – UFMA, MA.
- Trabalho 4255 – Identificação de açúcares redutores pela reação de Benedict como prática pedagógica para o ensino de química - Tatiana Alves Toledo – IF SUDESTE, MG.
Apresentações no dia 8 de agosto:
- Trabalho 4217 - Difusão dos princípios da química verde na formação docente - Marilei Casturina Mendes – IFPR, PR.
- Trabalho 4222 - O pensamento do ciclo de vida como suporte à avaliação da sustentabilidade da extração do alumínio - Haroldo Araripe Carvalho de Alencar – UFPI, PI.
- Trabalho 4233 - Educação ambiental na produção de horta escolar com resíduos orgânicos e inorgânicos - Pedro Campelo de Assis Junior – UNINORTE-LAUREATE, AM.
- Trabalho 4139 - Explore seu banheiro: o uso de jogos e métodos eletrônicos interativos para comunicar conceitos e informações sobre química verde - Jennifer Ruth Dodson – UNIVERSITY OF YORK, Londres.
O evento mais uma vez contou com representantes de todas as Regiões do país, demonstrando que se institucionalizou no contexto dos eventos de Ensino / Educação de Química no país, estando entre os três maiores em numero de participantes e de trabalhos recebidos.
Seguindo a organização de o evento ser itinerante a cada dois anos, em 2015 novamente ocorrerá na cidade de Fortaleza, de 5 a 7 de agosto sob o tema "Novas Tecnologias no Ensino de Química".