Autores

Silva, P. (IFPE)

Resumo

O presente trabalho traz o resultado da pesquisa que ocorreu através do programa PIBID, por intermédio da parceria entre o IFPE e a Escola de Referência José Joaquim da Silva no período de março a maio, no qual foram pesquisadas as maiores dificuldades enfrentadas pelos alunos no aprendizado de química, através de um questionário aplicado aos estudantes do terceiro ano do ensino médio. Para a realização dessa atividade levou-se em consideração critérios como clareza e potencial significância para os alunos.

Palavras chaves

Ensino de Química; Método de ensino; PIBID

Introdução

A problemática deste artigo parte da observação da dificuldade da maioria dos alunos nas matérias exatas (Física, Química e Matemática) ao observarmos as cadernetas dos alunos da escola de referência Jose Joaquim da Silva Filho,em especial a de Química que é o foco do programa PIBID no IFPE- campus vitória, vimos que não havia progresso significativo nas disciplinas exatas. Alguns autores defendem que a dificuldade dos alunos em química vem da forma de ensino que a mesma é mostrada ao público. Para Farias, Basaglia e Zimmermann (2009) é fácil notar o quão é necessário utilizar a experimentação para o ensino da química nas escolas, e a partir disso pode-se perceber que a dificuldade dos alunos em compreender conteúdos de química, pode ser minimizada ou superada através da utilização de aulas experimentais. Para Arroio (2006)e Lima e Lima- Neto (2009) a imaginação do docente é essencial para cativar a curiosidade do discente. Estes autores defendem importância de um modelo molecular que permita ao aluno uma visão tridimensional, segundo eles, É de concordância geral que os experimentos demonstrativos como montagem de átomos, cadeias, aulas demonstrativas e práticas ajudam os alunos a focar sua atenção no comportamento e propriedades das substâncias. Este trabalho expõe os métodos utilizados para analisar as dificuldades dos alunos do terceiro ano em química para assim podermos analisar a didática que melhor se adéqua as dificuldades dos mesmos.

Material e métodos

Este projeto parte de um plano de ação que será realizado no colégio estadual EREM José Joaquim da Silva Filho a fim de aperfeiçoar a aprendizagem dos alunos da instituição na qual o mesmo será inserido. Em primeiro momento foi utilizado um questionário para identificação das dificuldades dos alunos do terceiro ano no conteúdo de química. Após a aplicação do questionário os dados foram exportados para o Excel para analise, identificação do problema e abordagem de acordo. O questionário utilizado é composto por 10 questões abertas estas se dividem em três campos. O primeiro campo é o de interesse do aluno pela disciplina, o segundo o de como o aluno percebe os aspectos da química fora da escola e o terceiro quais as maiores dificuldades que os alunos tinham nesta disciplina e como eles achavam que podiam superá-las. As respostas dadas no questionário deveriam envolver todos os anos que o aluno estudou química não só o terceiro.

Resultado e discussão

Os estudantes do EREM José Joaquim da Silva Filho demonstraram ter uma boa noção de onde a química pode ser aplicada, profissionalmente e no dia a dia, suas respostas foram coerentes e sem controvérsias. Embora os discentes relatem dificuldades com a disciplina, Químicas mostrou ter uma boa popularidade nesta turma. 53% dos alunos relataram gostar de química, enquanto apenas 10% disseram não se interessar por química de forma alguma, os outros 37% relataram ter falta de interesse pela disciplina por achá-la entediante ou por não conseguir compreender o conteúdo, mas tinham interesse aprender se houvesse mudança de didática. Dos problemas apontados pelos discentes o maior deles foi em uma área diferente de química, pois 90% disseram sentir dificuldades em cálculos básicos, como regra de três, estes também relataram que tem dificuldades em compreender os enunciados das questões. A maior dificuldade encontrada na área de química foi a de conseguir imaginar as rações vistas durante a aula, 80% relataram não conseguir visualizar estas de forma clara. Para melhorar o aprendizado 100% propuseram a existência de aulas práticas e demonstrativas. Visto que os mesmos relataram não vivenciar este tipo de aula.

Conclusões

Concluímos com esta pesquisa que de forma unânime os alunos do terceiro ano da escola de referência José Joaquim da Silva Filho tem interesse por aulas práticas. A partir deste resultado foi constatada a necessidade de um plano de ação que focasse em aulas experimentais e visuais para que assim os alunos do terceiro ano de química pudessem fixar melhor os conteúdos vistos em sala de aula, bem como a necessidade da resolução de exercícios para que o mesmo se habitue a leitura dos enunciados das questões de química.

Agradecimentos

Agradecemos a CAPES pelo financiamento do Programa PIBID, que é realizado no Instituto Federal de Pernambuco IFPE - Campus Vitória de Santo Antão.

Referências

ARROIO, A.; et al., O show da química: motivando o interesse científico. Química Nova, 29, 1, 173-178, 2006
FARIAS, C. S.; BASAGLIA, A. M.; ZIMMERMANN, A. A importância das atividades experimentais no Ensino de Química. In: 1º Congresso Paranaense de Educação Em Química. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/cpequi/Completospagina/18274953820090622.pdf. Acesso em: 27 de maio de 2014
LIMA, M.B.P de LIMA-NETO, P. de. Construção de modelos para ilustração de estruturas moleculares em aulas de química. Química Nova. 22, (6), 2009.