Autores

Pereira, C.C. (FAQUI/ UFPA) ; Nabiça, M.G. (FAQUI/ UFPA) ; Dantas, K.G.F. (FAQUI/ UFPA)

Resumo

Este trabalho tem como finalidade evidenciar as contribuições que o Programa Institucional de Bolsa de iniciação à docência (PIBID) da Universidade Federal do Pará (UFPA) tem proporcionado aos alunos do curso de Química Licenciatura. As ações iniciaram-se em 2012, onde já foram desenvolvidas várias atividades. Foi aplicado a dez discentes um questionário a fim de extrair informações. As análises dos dados obtidos demonstraram que o PIBID promoveu o contato prévio entre os discentes da instituição e os alunos da escola e a forma de ensinar os conteúdos de química a partir de novos métodos didáticos.

Palavras chaves

PIBID; Contribuições; Formação.

Introdução

Devido à necessidade da formação continuada do futuro profissional da educação, onde é adquirida primeiramente no “período de aprendizado nas instituições formadoras e a segunda diz respeito à aprendizagem dos professores que estejam no exercício da profissão, mediante ações dentro e fora das escolas” (SILVA, E. M. A, Araújo, C. M. p.5. 2005), o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) vem como uma “iniciativa relativamente jovem e promovida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)” (SÁ, 2013) como uma alternativa de aperfeiçoamento de futuros profissionais da educação, que irão ter um contando prévio com a realidade escolar, desta forma possibilitando a construção do “perfil” do graduando que se pretende formar para atuar na sociedade. Assim a implementação do PIBID de química na Universidade Federal do Pará vem como forma de contribuir na formação dos discentes, possibilitando o desenvolvimento de educadores críticos e experientes, onde os futuros professores irão aprender através da prática á ensinar o conteúdo químico de forma inovadora, “contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria de qualidade da educação básica pública brasileira” (DECRETO Nº 7.219, DE 24 DE JUNHO DE 2010).

Material e métodos

Foi elaborado e aplicado um questionário com 5 perguntas (1° pergunta: O PIBID lhe proporcionou vivências em sala de aula que influenciaram na sua formação enquanto discente? Faça uma breve justificativa; 2° pergunta: A respeito de suas perspectivas em relação à profissão, o programa foi uma forma de incentivá-lo para a atuação e permanência na carreira de professor? Faça uma breve justificativa; 3° pergunta: A partir de sua experiência no projeto PIBID, você pode conhecer outras ferramentas de ensino? Faça uma breve justificativa; 4° pergunta: O programa PIBID lhe proporcionou o envolvimento com a realidade da educação básica?; 5° pergunta: A partir da sua vivência no programa, você já refletiu sobre a didática que você irá utilizar quando professor?) á 10 alunos- bolsistas do projeto PIBID de Química da UFPA, para posteriormente analisar os dados obtidos com as respostas dos alunos.

Resultado e discussão

As informações obtidas com os questionários aplicados aos graduandos foram analisadas e estão apresentadas nas tabelas das Figuras 1 e 2. Na tabela 1, todos os bolsistas afirmaram que o PIBID proporcionou vivências em sala de aula, que influenciaram na sua formação enquanto discente, possibilitando experiências tanto no âmbito da produção materiais didáticos, quanto no aperfeiçoamento em relação à postura em sala. A análise da tabela 2 mostra que o programa PIBID incentiva os graduandos em relação à atuação e permanência na carreira de professor, a causa para este fato, foi o contato prévio e a interação escola- aluno, que contribuiu para a motivação do graduando. Como pode ser observado na tabela 3, 8 alunos conheceram outras ferramentas de ensino, pois com a participação no programa, foi desenvolvido aulas que utilizavam de experimentos, paródias e vídeos. Porém 2 alunos afirmaram que não conheceram outros tipos de recursos de ensino, pois a escola encontrava-se em reforma, impossibilitando a utilização do espaço escolar para a execução de novas metodologias. Na tabela 4, o programa PIBID proporcionou aos graduandos o envolvimento com a realidade da educação básica, onde puderam analisar a forma que os conteúdos químicos são apresentados, bem como o comportamento dos estudantes. Os dados da tabela 5 identificam que os discentes refletiram sobre a didática que será utilizado quando professor, dentre outras coisas, ressaltaram que irão utilizar ao menos uma atividade experimental, para estimular a aprendizagem dos alunos e deixar a aula mais dinâmica.







Conclusões

O PIBID promoveu a experiência e o aperfeiçoamento dos graduandos ao longo da sua formação acadêmica, aprimorando o conhecimento em relação a novos métodos didáticos, sobre o comportamento dos alunos e como agir em um ambiente escolar. Além de promover a interação com a escola e os alunos, contribuindo como motivação do graduando.

Agradecimentos

UFPA. Esse trabalho é financiado pela CAPES através do Projeto PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência).

Referências

DISTRITO FEDERAL. Decreto nº 7.219, de 24 de junho de 2010. Dispõe sobre as considerações referentes ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID.
SÁ. L. P. Narrativas Centradas na Contribuição do Pibid para a Formação Inicial e Continuada de Professores de Química. Química Nova na Escola. Vol. 35, N° 1, FEVEREIRO 2013.
SILVA, E. M. A, Araújo, C. M. Reflexão em Paulo Freire: Uma Contribuição para a Formação Continuada de Professores. V Colóquio Internacional Paulo Freire – Recife, 19 a 22-setembro 2005.