Autores
Pinheiro, E.L. (UFPA) ; Estumano, G.S. (UFPA) ; Gonçalves, C.S.B. (UFPA) ; Serrão, C.B.S. (UFPA) ; Bezerra, J.A. (UFPA) ; Barros, F.R. (UFPA) ; Santos, N.L. (UFPA) ; Lopes, M.P. (UFPA) ; Santos, C.R. (UFPA)
Resumo
O índice de evasão universitária de cursos de licenciatura historicamente tem se mostrado elevado no território brasileiro. Ações como o projeto Pibid da Capes têm contribuído para diminuir esse elevado índice (que tem média superior a 40%). Este trabalho mostra os resultados obtidos em relação a mostra de experimentos simples de química a calouros do curso de ciências naturais da Universidade Federal do Pará vinculados ao campus de Cametá, a fim de promover motivação dos mesmos pelo curso que ingressaram e inibir a idéia de futura evasão. Foram selecionados alguns dos experimentos mais impactantes da lista dos desenvolvidos por bolsistas integrantes do projeto PIBID-CIÊNCIAS-UFPA-CAMETÁ. Após a atividade 90 % dos participantes estava motivado a seguir até o fim no curso que ingressaram.
Palavras chaves
evasão; inibição; licenciatura em ciências
Introdução
A evasão nos cursos universitários de licenciatura é bastante elevada. Em todos os estados o índice de evasão é considerado alto. De acordo com a média nacional, 48% dos alunos de licenciatura não chegam a se formar. A cada ano, 19,6% desistem do curso. Não há estímulo. A carreira não atrai, o salário não atrai. Isso tem impacto direto na qualidade da educação. Em algumas regiões, alunos da educação básica estão há anos sem aulas de ciências por falta de professores. Mesmo para os alunos de licenciatura que não abandonam o curso, a carreira de professor parece não ser tão atrativa (ANIBAL, 2013). A busca de ações capazes de diminuir essa evasão é imprescindível. Nesse contexto o projeto PIBID-CIÊNCIAS NATURAIS – UFPA – CAMETÁ com sua equipe de 20 alunos de graduação, dois professores de escolas da educação básica e um coordenador (docente de ensino superior) realizou uma recepção com mostra de experimentos de química aos calouros dos anos de 2013 e 2014 do curso de ciências naturais da Universidade Federal do Pará vinculados ao campus de Cametá, a fim de promover uma maior motivação dos mesmos pelo curso que ingressaram e inibir a idéia de futura evasão. O objetivo foi motivar aos recém-licenciandos mostrando o caráter experimental da química, com o qual maioria não entra em contato na educação básica, a fim de animá-los pela continuidade no investimento pela profissão de educador.
Material e métodos
As atividades foram realizadas na primeira semana Letiva dos primeiros semestres dos anos de 2013 e 2014 em grupos de cerca de 20 estudantes (Figura 1). Os experimentos foram apresentados pelos bolsistas do programa PIBID-CIÊNCIAS-UFPA-CAMETÁ divididos em quatro equipes. Foram utilizados nos experimentos materiais do cotidiano na grande maioria. Inicialmente foi realizada a seleção e testes em laboratório dos experimentos que seriam aplicados na iniciativa, a fim de se obter um resultado impactante no decorrer das apresentações. Os experimentos selecionados para aplicação foram: Formação de Micelas (experimento do Leite), Quase luzes em larvas, O liquido que pega fogo mas não queima, Bomba de hidrogênio (Produção de gás hidrogênio), Ovo na garrafa, A vela que faz a água subir. Questionários, para avaliação do impacto do instrumento, foram aplicados aos participantes antes e após o desenvolvimento das atividades.
Resultado e discussão
Os participantes puderam observar que com simples técnicas é possível a elaboração de práticas experimentais na área das ciências naturais, sobretudo na química, com materiais fáceis de serem encontrados em nosso cotidiano.
Inicialmente 60 % dos participantes das atividades dizia estar em dúvida se pretendia cursar a licenciatura em ciências naturais até o fim. Segundo PÉREZ GÓMES (1998), é papel da escola transformar e ao mesmo tempo, oferecer o conhecimento público como ferramenta inestimável de análise para facilitar que cada aluno a questione e reconstrua suas pré-concepções vulgares, seus interesses e atitudes condicionadas, assim como as pautas de conduta, induzidas pelo marco de seus intercâmbios e relações sociais. Observou-se o entusiasmo dos calouros ao se deparar com atividades simples de serem realizadas relacionadas aos conteúdos de química (Figura 2).
Após nova consulta, ao final das atividades, ocorreu reversão do quadro inicial, verificou-se que 90% dos participantes estavam convencidos a continuar no curso de licenciatura em ciências naturais a fim de contribuir para a modificação do quadro do ensino de ciências na região. Algumas dúvidas da profissão de professor de ciências e fatores desestimuladores foram rebatidos pelo evidenciamento da importância do educador, preparado, para a melhoria da sociedade. Mortimer et al. (2000) afirmam que de nada adiantaria realizar atividades práticas em sala de aula se esta aula não propiciar o momento da discussão teórico-prática que transcende o conhecimento de nível fenomenológico e os saberes cotidianos dos alunos. Acredita-se então que atenha contribuído para o estímulo dos mesmos na permanência em seus cursos apesar dos fatores desestimulantes ainda persistentes. Pretende-se então manter e expandir a atividade.
Um dos grupos onde foi aplicado o projeto
Entusiasmo dos participantes durante uma das exposições
Conclusões
Acredita-se que a realização de uma mostra de experimentos simples de química, logo na primeira semana de aula aos calouros dos cursos de ciências naturais, futuros profissionais responsáveis pelo ensino de química a nível fundamental, tenha motivado que estes universitários permaneçam em seus estudos (diminuindo assim os elevados índices de evasão universitária dos cursos de licenciatura) e se aprimorem cada vez mais a fim de trazer excelentes resultados para o ensino. Pretende-se então manter e expandir a atividade aos demais municípios da região nordeste do estado do Pará.
Agradecimentos
Ao prof. Dr. Gerson Estumano pela orientação, a UFPA e a CAPES pelo auxílio financeiro.
Referências
ANIBAL, F. JORNAL A GAZETA DO POVO , disponível em: http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?id=1392135 ACESSADO EM 01/06/2014.
MORTIMER, E.F.; MACHADO, A.H.; ROMANELLI, L.I.A. Proposta Curricular de Química do Estado de Minas Gerais: Fundamentos e Pressupostos. Química Nova, São Paulo, v. 23, n.2, p.273-283, mar./abr. 2000.
PÉREZ GÓMES, A. I. As funções sociais da escola: da reprodução à reconstrução crítica do conhecimento e da experiência. In: GIMENO SACRISTÁN,J., PÉREZ GÓMES, A. I. Compreender e transformar o ensino. 4.ed. Porto Alegre: ArtMed, 1998. p. 13-26.