Autores
Nabiça, M.G. (FAQUI/ UFPA) ; Pereira, C.C. (FAQUI/ UFPA) ; Lima, A.P. (SEDUC-PA) ; Dantas, K.G.F. (FAQUI/ UFPA)
Resumo
Este trabalho teve como objetivo analisar a inserção da experimentação contextualizada no ensino de reações químicas de oxi-redução, que teve por finalidade ajudar educandos do 3° ano do ensino médio na aprendizagem do assunto e informar sobre a ingestão de bebidas alcoólicas. Foi realizado a explanação do conteúdo e a explicação sobre a ingestão de bebidas alcoólicas e suas consequências ao ser humano, seguido da execução do experimento demonstrativo baseado no funcionamento de um bafómetro simples descartável. Após o experimento, os alunos foram submetidos a um questionário. Os resultados obtidos demonstraram que a maioria dos alunos, afirmaram que a explanação do assunto seguido do experimento facilitou a compreensão do conteúdo, bem como foi possível relaciona-los com o cotidiano.
Palavras chaves
Experimentação; Contextualização; Aprendizagem
Introdução
“Na ciência química, um dos seus grandes eixos é o estudo da ocorrência das reações químicas. Várias situações comuns podem ser compreendidas ao estudar estas transformações que envolvem a transferência de elétrons, ou seja, os processos de oxidação e redução (REDOX)” (PEDROSA, 2009). Tais situações podem ser aplicadas em sala de aula por meio de demonstrações, como um ato de construção do conhecimento do aluno e formação de cidadãos mais conscientes. Sendo assim, fundamental que o educador instigue o educando sobre algum fenômeno relacionado ao conteúdo, desta forma os tornando curiosos e críticos. Neste enfoque, o educador deve fugir de aulas onde há apenas a transferência do conhecimento, com excesso de conteúdo, e procurar desenvolver em suas aulas o dinamismo, onde o educando irá interagir junto ao professor. Entre vários recursos que podem ser utilizados em sala para aproximar o assunto de química que vem sendo trabalhado, com fenômenos que ocorrem na vida diária dos alunos, a experimentação é “uma maneira eficiente de ensinar e melhorar o entendimento dos conteúdos de química, facilitando a aprendizagem” (ALMEIDA, 2008), e se utilizada de forma correta, pode conscientizar e informar o aluno de um fato real do seu meio social, fazendo “uma aproximação crítica da realidade” (FREIRE, 1979). Neste trabalho foi ressaltado aos alunos o efeito de bebidas alcoólicas no corpo humano, bem como suas consequências ao ser humano, pois “as bebidas alcoólicas e o alcoolismo sugerem um tratamento interdisciplinar na escola com envolvimento da comunidade” (LEAL, 2012) e posteriormente a execução do experimento demonstrativo de um bafômetro simples descartável.
Material e métodos
O trabalho foi executado na Escola Estadual Avertano Rocha, no distrito de Icoaraci, no município de Belém-PA com alunos do 3° ano do ensino médio, em novembro de 2013. Primeiramente, foi ministrado pelos alunos bolsistas do PIBID da UFPA o assunto Reações Químicas de Oxidação-Redução na sala de multimídia. No fim da aula, com o propósito de executar o experimento, foi feita uma explicação sobre a ingestão de bebidas alcoólicas e suas consequências ao ser humano, ressaltando como o álcool reage no organismo humano, como afeta a capacidade de uma pessoa conduzir um veículo, como é feita a purificação do sangue pelo organismo e as doenças que podem ser adquiridas. Após as explicações foi executado o experimento demonstrativo do funcionamento de um bafômetro simples descartável, onde em uma pisseta plástica adicionou-se álcool comum e pressionou-se, fazendo com que o vapor contendo álcool entrasse em contato com a solução dicromato de potássio (K2Cr2O7), de coloração inicial alaranjado contida em um Béquer, após alguns segundos foi possível visualizar a mudança de coloração da solução de alaranjado para verde. Posteriormente para justificar o funcionamento do bafômetro, baseado na mudança de coloração, foi colocado no quadro a equação da reação do dicromato de potássio (K2Cr2O7) com o etanol e trabalhado com a turma a mudança de nox, explicando quem sofre oxidação e redução. Ao término da aula, foi distribuído aos alunos um questionário contendo 2 perguntas (1ª pergunta: A explicação do assunto químico seguido da realização de experimentos facilitou sua compreensão sobre o conteúdo?; 2ª pergunta: A partir do conteúdo explanado e a execução do experimento, você conseguiu relaciona-los com o seu cotidiano? ) como forma de análise da aula desenvolvida.
Resultado e discussão
A figura 1(a), apresenta os alunos assistindo a aula na sala de multimídia. A
Figura (b) mostra a bolsista do PIBID Química executando e explicando o
experimento.
As informações obtidas com os questionários aplicados aos alunos foram
analisadas e estão apresentadas na Figura 2.
Como pode ser observado na Tabela 1, a maioria dos alunos afirmaram que a
explanação do assunto químico seguido de experimentos facilitou a compreensão do
conteúdo. Eles disseram que foi possível verificar a variação de nox e o
processo de oxidação e redução que ocorre no interior de um bafômetro
descartável, a partir da mudança de coloração na solução de permanganato de
potássio, podendo ser colocado em prática o que foi estudado em sala de aula.
Este resultado ratifica a citação de ALMEIDA (2008) que afirma que a aula
prática melhora o entendimento dos conteúdos de química.
A Tabela 2 mostra que a maioria dos alunos, concordam que foi possível
relacionar o assunto de oxirredução com o cotidiano, pois de forma
contextualizada foi concretizado o assunto químico, a partir do momento que foi
utilizado como modo de aplicação do assunto, um exemplo que vem sendo destacado
nas mídias de informações e debatido juntamente com a sociedade. Além de
aprenderem sobre o principio básico do funcionamento de um bafômetro
descartável, baseado na mudança de coloração do dicromato de potássio em meio
ácido, quando em contato com o vapor de álcool comercial, foram alertados sobre
os males do consumo de bebidas alcoólicas, sendo uma conscientização positiva,
pois os alunos não possuíam informações sobre o processo de intoxicação
sanguínea e as doenças que podem ser adquiridas.
Conclusões
Após a realização da experimentação, a fim de ajudar os alunos na compreensão e de demonstrar como o assunto de reações químicas de oxi- redução está aplicado no cotidiano, os alunos ficaram satisfeitos com a metodologia utilizada e responderam positivamente as perguntas dos questionários. Logo se observa a importância, do professor em suas aulas, fazer uma “ponte” entre o assunto químico e a aplicação no dia-a-dia, principalmente quando há a conscientização de jovens, pois desta forma os alunos passam a entender mais sobre o conteúdo de químico, que ainda é visto como uma matéria abstrata.
Agradecimentos
UFPA. Esse trabalho é financiado pela CAPES através do Projeto PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência).
Referências
ALMEIDA, E. C. S; SILVA, M. F. C; LIMA, J. P; SILVA, M. L; BRAGA, C. F; BRASILINO, M. G. A. Contextualização do ensino de química: motivando alunos de ensino médio. X Encontro de Extensão. UFPB- PRAC. João Pessoa-Pb, 2008.
Freire, Paulo, 1921 - F934c Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire / Paulo Freire; [tradução de Kátia de Mello e silva; revisão técnica de Benedito Eliseu Leite Cintra]. – São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.
LEAL, M.C; DE ARAÚJO, D.A; PINHEIRO, P.C. Alcoolismo e educação química. Química Nova na Escola. v. 34. n 2, Maio 2012.
PEDROSA, S. D. Reações de Oxidação e Redução. Monografia De Licenciatura
Curso: Química Noturno. Universidade Federal De Minas Gerais Faculdade De Educação – Fae. dez. 2009.