Autores

Fernandes, G.C. (UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ-UVA) ; Silva, M.B. (UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ-UVA)

Resumo

Este trabalho visa fixar os conhecimentos que foram repassados sobre conscientização ambiental no ensino de química e para elaboração e relato desta pesquisa utilizou-se do lúdico, assim gerando reflexões sobre como é importante conhecer o ciclo de vida das coisas e o impacto delas no meio ambiente. A aplicação da seguinte atividade lúdica foi realizada na escola de ensino médio Dr. Ribeiro Ramos localizada na cidade de Sobral Ceará, com uma turma de 1º ano do ensino médio, com a aplicação do jogo foi possível observar uma maior participação em sala, e com isso uma absorção mais eficiente por parte dos alunos, eles puderam interagir de uma maneira saudável, mas sem deixar de ser competitiva, e isso traz um melhoria no ensino, através de uma atividade lúdica, o aprendizado pode se tornar ma

Palavras chaves

Lúdico; Química ambiental; Sustentabilidade

Introdução

Ultimamente tem sido difícil obter à atenção dos alunos para com as aulas, principalmente de ciências, pois muitas vezes aquela velha rotina de sala de aula causa um desinteresse por não haver nada que chame à atenção deles. A partir desse pensamento buscou-se criar algo que tanto chamasse a atenção dos mesmos como correlacionasse à matéria de ciências no caso Química com o tema que por mais que esteja na atualidade não é tão abordado com o foco nessa área. De acordo com Celso ANTUNES (2003), “O jogo é o mais eficiente meio estimulador das inteligências, permitindo que o indivíduo realize tudo que deseja. Quando joga, passa a viver quem quer ser, organiza o que quer organizar. Pode ser grande, livre, e na aceitação das regras pode ter seus impulsos controlados. Brincando dentro de seu espaço, envolve-se com a fantasia, estabelecendo um gancho entre o inconsciente e o real”.

Material e métodos

Esta atividade foi realizada com a participação de 20 alunos do 1º ano de ensino médio, foi usado 10 caixas de fósforos personalizadas com as respectivas perguntas sobre o assunto em questão e uma bola de gude, o jogo teve duração de 15 minutos com caráter eliminatório onde o mesmo se desenvolveu em 4 fases, a 1º sendo realizada com todos os 20 alunos, formados em dupla, a 2º com 4 duplas, a 3º com 2 duplas onde houve um desempate na 4º etapa gerando assim apenas uma dupla vencedora.

Resultado e discussão

A partir dos dados obtidos com o questionário aplicado e visualizados no ato da prática, ficou nítido que há necessidade sim do uso de atividades que fogem do cotidiano dos mesmos assim despertando uma atenção maior por parte deles. Segundo Gilda RIZZO (2001); “A atividade lúdica pode ser, portanto, um eficiente recurso aliado do educador, interessado no desenvolvimento da inteligência de seus alunos, quando mobiliza sua ação intelectual.” (p.40). O jogo obteve resultados bem positivos e foi bem recebido pelos alunos, teve ótima participação de todos por ser uma atividade com uma dinâmica diferente e por fugir um pouco do cotidiano dos mesmos e foi bem significativo. A princípio eles logo acharam um pouco simples o jogo, mas, ao decorrer das fases foram logo gerando um clima de competitividade entre si e consequentemente mobilizando e aumentando os índices de interesse por parte de todos.

Gráfico

Gráfico mostrando os resultados obtidos sobre o questionário aplicado.

Modelo do jogo

Alguns exemplos do modelo do jogo sendo aplicado.

Conclusões

Através da implantação do projeto, notou-se um maior interesse e participação por parte dos alunos o que segundo o professor não é de costume acontecer. Ao utilizarmos o jogo foi possível concluir que essa didática pode trazer resultados bastante positivos para desenvolvimento dos alunos, por abordar assuntos que sugerem respostas pessoais resulta em um amadurecimento do senso crítico. Constatou-se que a consciência ecológica que nasce por meio da educação ambiental aperfeiçoou o saber, em relação aos problemas abordados sobre meio ambiente gerando um novo olhar sobre a sustentabilidade.

Agradecimentos

CAPES, Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA, PIBID.

Referências

ANTUNES, Celso. Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências. 12.ed. Rio de Janeiro: Vozes,2003.
RIZZO, Gilda. Jogos Inteligentes: A construção do raciocínio na Escola Natural. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil,2001