Autores

Rodrigues da Silva, J. (UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ) ; Sheldon Lins André, A. (UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ) ; da Silva Rocha, M. (UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ) ; Giovanni Ferreira dos Santos, F. (UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ) ; Gosmes de Sousa, J. (UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ) ; Linhares Fonteles Neto, F. (UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ) ; Cristina Azevedo da Costa, I. (UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ) ; Veras de Araújo, N. (UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ) ; Lima de Menezes, F. (UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ) ; Silva Araújo, W. (UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ) ; Sales da Silva, D. (UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ)

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de demonstrar de forma clara a importância de usarmos a maquete como ferramenta pedagógica, desenvolvendo nos alunos o raciocínio crítico através de confecção e análise de maquete, enfatizando a importância do uso dos materiais concretos, explorando conteúdos químicos, para superar a dificuldade dos alunos de compreensão à introdução de recursos didáticos como o da maquete, se torna muito interessante. Neste trabalho, veremos que o uso de maquetes, interagindo com os conteúdos das aulas, faz com que se prenda mais a atenção dos alunos por facilitar a visualização dos mesmos para o assunto abordado.Conclui-se que este tipo de abordagem, se apresenta como um recurso pedagógico eficaz para a construção dos conhecimentos químico

Palavras chaves

maquete; ferramenta pedagógica; ensino de química

Introdução

Dentre as diversas metodologias de ensino merece destaque o uso de maquetes que são representações de uma ideia, objeto, acontecimento, processo ou sistema criado com um objetivo específico. Permite assim, materializar uma ideia ou um conceito tornando - os assim diretamente assimiláveis (GILBERT, BOULTER & ELMER, 2000; ORLANDO etal., 2009). Para SABINO (2009) existem vários tipos de maquetes, com estruturas tridimensionais utilizadas para demonstrar como um fenômeno real pode acontecer de forma simples. A utilização desta ferramenta facilita a visualização por parte dos alunos. Maquete é uma representação em escala reduzida sendo qualquer representação realista, podendo ser funcional ou não, dependendo do interesse do estudo. Sendo uma boa alternativa pedagógica, melhorando a compreensão de fenômenos reais para se entender um pouco mais sobre o tema apresentado. A energia eólica é uma forma alternativa de obtenção de energia do sol, uma vez que os ventos são gerados pelo aquecimento desigual da superfície da Terra pelos raios solares. Em outros termos, a energia eólica é a energia do movimento (cinética) das correntes de ar que circulam na atmosfera. Neste Trabalho objetivou-se mostrar de forma simples, o processo de produção de energia eólica, com a possibilidade de uma cidade sustentável através de uma maquete.

Material e métodos

Os bolsistas do Subprojeto de Química PIBID/UVA desenvolveram um projeto abordando o assunto sobre a transformação de energia eólica em energia elétrica, em forma de maquete, para um fácil entendimento do assunto. O referido trabalho foi aplicado na escola parceira do subprojeto de química na escola de ensino fundamental e médio Sinhá Saboia, envolvendo os alunos. O trabalho foi desenvolvido com materiais de baixo custo e de fácil acesso como: isopor, cartolina, papel A4, madeira, um motor de impressora para a geração de energia e uma hélice de ventilador.

Resultado e discussão

Com o instrumento utilizado, os acadêmicos bolsistas observaram através dos resultados empíricos, como demonstrado na figura 1, a importância de se usar novas ferramentas, como a maquete, para a demonstração de princípios básicos, auxiliando o professor em relação ao ensino e à aprendizagem. Sendo também uma forma de interdisciplinaridade, pois a maquete se trata de uma cidade tendo que ter logística de abastecimento e geografia para a compreensão da maquete. A utilização da maquete como ferramenta pedagógica, teve uma boa aceitação e participação dos alunos, questionando aos bolsistas presentes, como é possível a produção de energia sustentável a partir dos ventos, como é o funcionamento do gerador de energia, demonstrado na figura 2 e se era realmente sustentável, se é uma forma barata de obtenção de energia. Logo após a explicação de como é gerada a energia cinética que é a energia gerada a partir do movimento, e as outras perguntas, era explicado os princípios básicos da físico-química que ali estavam presentes. A experiência permitiu aos alunos presentes uma melhor visualização da físico-química e seus princípios básicos.

Apresentação da maquete aos alunos.



Gerador de energia eólico.



Conclusões

Pode-se observar que a utilização de maquete, é uma atividade em que existe uma interação muito grande entre o aluno e o professor, estimulando o aluno a materializar os conceitos vistos em sala de aula, e sua utilização prática, permite ao aluno uma visão mais detalhada de um determinado contexto, possibilitando a integração de diferentes conceitos, percepção esta que não seria compreendida facilmente se fosse abordada através dos meios usuais de ensino, como por exemplo, a lousa e o giz. A maquete permitiu aos alunos que tivessem uma melhor visualização dos elementos ali envolvidos.

Agradecimentos

O presente trabalho foi realizado com o apoio da CAPES, entidade do governo Brasileiro voltado para a formação de recurso humanos.

Referências

GILBERT, J.K ; BOULTER, C.J. & ELMER, R. Positioning Models in Science Education and in Design and Technology Education. In J. K. Gilbert & C. J. Boulter (Eds.), Developing Models in Science Education p. 3-17, 2000.
SABINO, G.; FERNANDO C.A.; SABINO,C.V. S. Proposta de uma metodologia para o ensino da estrutura e função das proteínas na disciplina Bioquímica. Revista Brasileira de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular, p 35, 2009.