Autores
Araújo, N.V. (UVA) ; Costa, I.C.A. (UVA) ; Silva, D.S. (UVA)
Resumo
O desafio da interdisciplinaridade é a junção de duas ou mais disciplinas em um projeto, que tem como dificuldade a organização e execução. Portanto, este trabalho tem como objetivo mostrar os desafios da interdisciplinaridade no combate às drogas na escola, envolvendo as áreas de química e matemática. O trabalho foi desenvolvido por dois subprojetos do PIBIB/UVA. O resultado alcançado pelo grupo de bolsistas mostra que desenvolver um projeto interdisciplinar exige (re)planejamento constante, bem como flexibilidade para atuar de forma a rever o encaminhamento do projeto original e realizar as adequações que se mostram necessárias. Observou-se que a aplicação do projeto interdisciplinar não é uma tarefa fácil, mas com colaboração de todos é possível a realização do trabalho com êxito.
Palavras chaves
Interdisciplinaridade; Drogas; Desafios
Introdução
Interdisciplinaridade visa à integração de disciplinas, tais como história com geografia, química com biologia, entre outras, mas também a união dos professores no processo de ensino-aprendizagem. Segundo JAPIASSU (1976, p.74): “A interdisciplinaridade caracteriza-se pela intensidade das trocas entre os especialistas e pelo grau de interação real das disciplinas no interior de um mesmo projeto de pesquisa”. Um dos desafios encontrados na junção de duas ou mais disciplinas em um projeto interdisciplinar é a dificuldade inerente à organização e de coordenação de um coletivo de pesquisadores que se vinculam, muitas vezes, a equipes ou estruturas institucionais diferentes (TEIXEIRA, 2004). Outro desafio é relacionado à comunicação entre pesquisadores de disciplinas diferentes, destacando-se duas dificuldades centrais: as diferentes compreensões e conceitos que são mobilizados e as diferenças de escala de análise na observação dos fenômenos sociais e naturais, do ponto de vista do tempo e do espaço (ESTEVES, 2009). A intensa preocupação dedicada ao tema do abuso de drogas entre os jovens vem atualmente constituindo um terreno propício para o desenvolvimento de ações preventivas improvisadas e acríticas. A escola é palco privilegiado dessas atuações, algumas vezes quase grotescas, desenvolvidas por profissionais muitas vezes mais aflitos do que propriamente cientes do que estão fazendo (CARLINI-COTRIM, 1998). O presente trabalho tem como objetivo mostrar os desafios da interdisciplinaridade no combate às drogas na escola, envolvendo as áreas de química e matemática, favorecendo a compreensão da temática drogas, possibilitando aos envolvidos, compreenderem melhor a problemática a partir de conceitos da química e da estatística.
Material e métodos
O tema “Unidos Contra as Drogas” foi selecionado para estudo de caso devido ao aumento do número de usuários nas escolas. Este trabalho foi desenvolvido por dois subprojetos do PIBIB/UVA (Química e Matemática), envolvendo coordenadores de área, supervisores e alunos bolsistas nas escolas parceiras dos subprojetos. O projeto ocorreu em quatro encontros: No primeiro encontro, fez-se a apresentação da temática do projeto e do grupo, e em seguida, foi passado um vídeo. Fez-se uma pequena socialização de dados e informações de caráter geral sobre o assunto, coleta de depoimento dos alunos e repassada instrução para os alunos coletarem dados e depoimentos de pessoas de sua comunidade, bem como organizou uma caixinha das dúvidas para a participação mais direta dos discentes. O segundo iniciou-se com um vídeo informativo sobre substâncias e reações químicas da droga no corpo. Depois produção textual dos alunos sobre a temática e respondidas às perguntas da Caixinha das dúvidas. No terceiro houve a confecção de um mural e com apresentação de dados estatísticos de usuários de drogas no Brasil. No quarto conclui-se o projeto com dados obtidos da comunidade e uma palestra com um profissional ligado ao assunto abordado.
Resultado e discussão
É perceptível que a interdisciplinaridade tem sido enfoque nos cursos de formação de professores e em encontros que discutem os problemas e as melhorias para educação. Quase todos acreditam que ela é um poderoso instrumento no sentido de melhorar e também qualificar o ensino e o processo de aprendizagem.
Um processo com esse enfoque enfrenta vários desafios, entre quais podem-se destaca: a falta de compreensão do real significado da palavra interdisciplinaridade; o desinteresse por partes de alguns educadores; a falta de tempo que às vezes impossibilita realização de trabalho bem feito, entre outros.
No decorre do desenvolvimento do projeto os alunos-bolsistas tiveram que enfrentar a resistência por partes de alguns alunos na realização das atividades propostas, com que fez os mesmos mudarem de estratégias para conseguir atingir os resultados esperados.
A maior parte da turma aprovou o projeto da interdisciplinaridade como método de conscientização dos males que as drogas causam, pois relataram compreender os assuntos apresentados de maneira divertida, prazerosa e que ampliaram seus conhecimentos. Na Figura 1 observa-se a opinião dos alunos sobre o projeto. Como os alunos são adolescentes, foi importante a conscientização que as drogas não são uma boa opção para a vida.
O resultado alcançado pelo grupo de licenciandos-bolsistas mostra que desenvolver um projeto de intervenção interdisciplinar exige (re)planejamento constante, capacidade de adaptação ao contexto da escola, da turma envolvida, bem como flexibilidade para aceitar – e atuar – de forma a rever, após cada intervenção, o encaminhamento do projeto original e realizar as adequações que se mostram necessárias.
Figura 1. Gráfico com opiniões e participação dos alunos sobre o projeto interdisciplinar.
Conclusões
A aplicação de um projeto interdisciplinar não é uma tarefa fácil, mas com determinação e colaboração de todos os envolvidos é possível a realização do trabalho com êxito, fato que pode ser observado no Projeto Interdisciplinar Unidos Contra as Drogas, onde alunos do ensino médio receberam informações de como evitar entra no mundo das drogas e os malefícios que o uso delas causam no organismo humano.
Agradecimentos
O presente trabalho foi realizado com o apoio da CAPES, entidade do Governo Brasileiro voltada para a formação de recursos humanos e da UVA.
Referências
CARLINI-COTRIM, Beatriz. Drogas na escola: prevenção, tolerância e pluralidade. In: AQUINO, J. R. G. (org.). Drogas na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1998.
ESTEVES, H. L. B.; MELLO, M. T. L. Os desafios da interdisciplinaridade em Direito & Economia, 2009.
JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e Patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.
TEIXEIRA, O. A. Interdisciplinaridade: problemas e desafios. Revista Brasileira de Pós-Graduação. Numero 1. Julho 2004.