Autores

da Silva Matos, G. (UFAM-INC) ; Cavalcante de Oliveira, S. (UFAM-INC) ; Rodrigues Pineros, O. (UFAM-INC) ; Vinicios Marinho de Araujo, T. (UFAM-INC) ; Vieira Rosas, L. (UFAM-INC)

Resumo

Para despertar o interesse do aluno para a aprendizagem é necessário o uso de uma linguagem atraente, capaz de aproximá-lo da realidade. Em vista disso, bolsistas do programa PIBID de QUÍMICA desenvolveram na Escola Publica do Município de Benjamin Constant – AM, um jogo lúdico com o tema de “Quebra-Cabeça da Tabela Periódica Gigante” com o objetivo de utilizar o lúdico como ferramenta incentivadora no processo de ensino aprendizagem de forma diferenciada e dinâmica. Através do lúdico pode-se colaborar com a elaboração de conceitos; promover a sociabilidade entre os alunos e principalmente trabalhar a motivação dos mesmos. Desta forma, pode-se afirmar que essa metodologia é de grande valia, pois nota-se o interesse dos alunos em relação aos conteúdos quando se sentem motivados a participarem da prática.

Palavras chaves

Jogos Lúdicos; PIBID; Ensino e Aprendizagem

Introdução

O ensino de Química tem sido um desafio constante no modelo de ensino-aprendizagem voltado para a formação do cidadão. Segundo Gomes (2001) a utilização de novos métodos de ensino, serve para atingir determinados objetivos pedagógicos, sendo uma alternativa para se melhorar o desempenho dos estudantes em alguns conteúdos de difícil compreensão. As escolas de ensino básico de Benjamin Constant, de um modo geral, utilizam exclusivamente aulas expositivas e descritivas, sem a inserção de metodologias alternativas de ensino. Essa prática tem dificultado o processo de aprendizagem de química, principalmente no ensino médio.Na zona urbana da referida cidade, tem-se uma única escola de ensino médio, na qual tem sido desenvolvido o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência, o PIBID de QUÍMICA, que tem colaborado com a inserção de metodologias e ferramentas pedagógicas que auxiliem e incentivem a construção de conhecimento. Como contribuição para a melhoria do ensino no município, os bolsistas do PIBID desenvolveram um jogo didático intitulado “Quebra-Cabeça da Tabela Periódica Gigante”, com os objetivos de utilizar o lúdico como ferramenta incentivadora no processo de ensino aprendizagem e de proporcionar aos estudantes uma aula dinâmica utilizando metodologia alternativa.

Material e métodos

As atividades foram desenvolvidas por bolsistas do programa PIBID da Universidade Federal do Amazonas-UFAM do Instituto de Natureza e Cultura-INC, em uma turma do 1º ano do ensino médioda Escola Estadual Imaculada Conceição. Nesse Jogo foram trabalhadas as famílias, os períodos, o número atômico, o número de massa e outros. Esta atividade foi realizada em duas etapas:Na primeira etapa foi realizada uma regência com o uso de uma tabela periódica grande, slides e quadro branco. Na segunda etapa confeccionou-se um jogo lúdico intitulado “quebra-cabeça da tabela periódica gigante”. Para a execução dessa atividade inicialmente dividiu-se a turma em dois grandes grupos (caso o tempo de aula e o número de jogos confeccionados permita pode-se dividir em grupos menores). Na sequência foi explicada a regra do jogo que era simples, o grupo que conseguisse montar o quebra- cabeça corretamente em menor tempo vencia a brincadeira. Para a montagem da tabela periódica os alunos necessitavam de conhecimentos sobre os elementos tais como, o número atômico, a família e o período dos elementos.Não foi permitida a consulta da Tabela Periódica ou qualquer outra fonte externa durante a atividade, pois o objetivo era que chegassem a montagem final do quebra cabeça com apenas os conhecimentos adquiridos. E para coleta e interpretação dos dados, foi feito um questionário oral aos alunos e professor regente sobre a utilização do lúdico em sala de aula como sendo uma ferramenta positiva ou negativa para processo ensino e aprendizagem no ensino de química.

Resultado e discussão

No 1º ano do Ensino Médio os alunos começam a estudar a Tabela Periódica dos Elementos Químicos que é um dos conteúdos importantes que vai auxiliá-los na compreensão dos demais conteúdos de química (número de massa, número atômico, ligação química, reação química, etc.). Durante a exposição da aula teórica percebeu- se que os alunos, não estavam prestando atenção, o que dificultou para estes a compreensão do conteúdo abordado. Já com a aplicação do jogo didático foi observado que houve: (i) um aumento do interesse dos alunos pelo conteúdo abordado; (ii) maior motivação dos alunos para aprenderem o funcionamento da Tabela Periódica;(iii) interação entre os alunos; (iv) o uso do raciocínio lógico para a execução da atividade, conforme mostra na figura (01). Castro et. al. (2011), afirma que os jogos são uma alternativa viável e interessante para aprimorar as relações entre professor-aluno-conhecimento, reconhecendo que estes podem proporcionar ao indivíduo um ambiente agradável, motivador, prazeroso e rico em possibilidades. Portanto os alunos quando questionados sobre a aula teórica, responderam que esta se torna mais interessante, quando inserida juntamente com o lúdico. O que vale ressaltar a contribuição desta atividade para o processo ensino e aprendizagem como forma positiva, pois pôde proporcionar aos discentes uma aula dinâmica de fácil compreensão concatenando a teoria e a prática.

Conclusões

Através deste trabalho foi possível entender a importância da utilização dos jogos no processo educativo, como instrumento facilitador da integração, da sociabilidade, do despertar lúdico e principalmente da motivação para o aprendizado. Com os resultados obtidos verificou-se que o lúdico foi um fator relevante na aprendizagem dos alunos, promovendo uma aula dinâmica e prazerosa. Assim pode-se verificar que mesmo realizando atividades lúdicas pedagógicas é possível obter não só o escopo de ensinar, mas também a troca simultânea de conhecimento, de modo que os alunos e os bolsistas do PIBID aprendam juntos interagindo como num todo a partir do conhecimento adquirido com a aplicação da atividade.

Agradecimentos

PIBID, CAPES, UFAM-INC, Escola Estadual Imaculada Conceição.

Referências

CASTRO, B. J. et. al. As TIC e o lúdico no Ensino de Química: potencialidades de um jogo educacional virtual. In: 3º CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, 09 a 11 de Junho de 2011, Paraná. Anais do 3º Congresso Internacional de Educação, Paraná, 2011. GOMES, R.R. e FRIEDRICH, M.A. (2001). Contribuições dos jogos didáticos na aprendizagem de conteúdos de Ciências e Biologia. Em: Rio de Janeiro, Anais, EREBIO, 1, 389- 92.