Autores
Neri, V. (IFPE) ; Perdigão, C.H. (IFPE) ; Silva, L.S. (IFPE)
Resumo
O trabalho apresentado visou à boa qualificação das aulas de química considerando as facilidades e complicações no ensino da química buscando sempre utilizar as facilidades e resolver as dificuldades. Neste encontramos uma das maiores dificuldades dos professores que é o desinteresse dos alunos pelas aulas de química observado em salas de aula, verificamos que esse fato ocorre por diversos motivos entre esses: aulas consideradas pelos alunos como desinteressante, professores muitas vezes desqualificados para ensinar química, laboratórios sem estrutura e sem segurança e aulas fora da realidade dos alunos. Porém não podemos colocar toda a culpa nos professores e alunos, também encontramos alunos interessados em aprender essa disciplina e professores qualificados. Porém necessitamos de escola
Palavras chaves
aluno; profesores; esccola
Introdução
Quando falamos da educação verifica-se que há a necessidade da melhoria na qualidade de ensino quando nos referimos à química obsevamos um fato comum atualmente que é a falta de interesse pelas aulas de química no ensino médio, visto que se trata de uma disciplina da área de exatas. Segundo Carvalho (2000, p.4) Conteúdos prontos acabados não é necessário nos dias atuais onde necessitamos de uma correlação entre a vida social e sala de aula. Em conversas com professores e alunos da escola José Joaquim da silva Filho encontra-se a indigência de demonstrar aos alunos e professores que no ensino da química há facilidades e dificuldades. A nossa maior dificuldade foi à falta interesse e de motivação dos alunos para aprender Química no ensino médio. Encontram-se muitos docentes que não são graduados em Licenciatura em Química oferecendo aula da mesma, fato que de certa forma com que os alunos não gostem da disciplina, pois o professor não é habilitado para ensina-la, onde esse por sua vez levará apenas teoria para sala de aula, o que acaba deixando a matéria monótona. É necessário romper com o paradigma que a Química é uma matéria monótona pelo fato da ausência de laboratórios, pois ao criar esse conceito o aluno cria uma barreira que acaba dificultando a aprendizagem dos mesmos. Com esse intuito o presente trabalho buscou desenvolver materiais que auxiliem professores a realizarem aulas diferentes, em locais informais ou em laboratório com os estudantes do terceiro ano do ensino médio.
Material e métodos
Esse trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa que se realizou durante o período de abril a maio do decorrente ano com os alunos e professores de Química do terceiros anos da escola de referência em Ensino Médio José Joaquim da Silva Filho situada em vitória de Santo Antão PE. Para identificar quais as dificuldades e facilidades presentes na escola citada, foram realizadas observações e a aplicação de questionários semi-estruturados aos alunos e professores, logo após a identificação foram feitas pesquisas em sites e revistas especializadas, foi escolhido um experimento para ser trabalhado intitulado como a “construção espacial das cadeias carbônicas” servindo para melhor visualização de cadeias carbônicas e conhecer a tetra valência do carbono, tendo assim uma visão espacial dessas cadeias e ajuda-los a compreender melhor radicais orgânicos. Para esse experimento foram utilizados jujubas e palitos dentais, ao iniciar a aula foi entregue aos alunos um material contendo uma explicação teórica, depois os alunos se dividiram em grupos, logo em seguida foi entregue a cada grupo algumas cadeias carbônicas para que eles a montassem utilizando os materiais e após isso foi entregue um questionário semi- estruturado.
Resultado e discussão
Após o desenvolvimento do presente trabalho observou-se que 86% dos alunos
demonstraram agilidade ao realizar à montagem das cadeias carbônicas, e todos os
alunos afirmaram reconhecer a importância desse conhecimento em suas vidas. A
partir desse fica comprovado à eficiência das aulas dinâmicas, uma vez que
necessitamos de alargar o interesse dos alunos pela química no ensino médio e é
perceptível que ao elaborar aulas dinâmicas, essas aulas despertem o interesse
dos alunos, uma vez que não esperam somente a melhoria das notas, mas também a
aprendizagem.
Uma aula onde houve a colaboração de todos os alunos presentes em sala, apesar
das dificuldades encontradas. O desinteresse dos alunos no começo da aula foi
sendo conquistado, visando à melhoria das notas e o seu interesse pela Química,
onde a partir daí começamos a despertar o interesse deles pela disciplina. Logo
todos começaram a ver que iriam aprender o conteúdo da matéria e com facilidades
ao montar as cadeias carbônicas.
Conclusões
Conclui-se que os alunos adquiriram o conteúdo de forma fácil e dinâmica, fazendo com que os mesmos gostem da ciência Química. Espera-se que através da presente pesquisa tenha-se contribuído para a melhoria do desenvolvimento das aulas e bem como para a melhor qualidade das aulas de química do Ensino Médio. Contribuindo também para que os discentes tenham conhecimento de que a química contribui para a melhorde vida no dia-a-dia.
Agradecimentos
Agradecimento ao PIBID projeto do Capes financiando esses projetos e contribuindo para o desenvolviemntos dos dicentes nas escolas de ensino médio.
Referências
CARVALHO, A.M.P ; GIL, D. Formação de professores de ciências, São Paulo, Cortez , 1993