Autores
Rodrigues Piñeros, O. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS) ; Pereira da Costa, M. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS) ; Cavalcante de Oliveira, S. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS) ; da Silva Matos, G. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS) ; Marinho de Araújo, T.V. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS) ; Vieira Rosas, L. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS)
Resumo
Visando uma maior e melhor compreensão da disciplina química, foram utilizadas atividades experimentais e lúdicas no processo de ensino-aprendizagem, concatenando a teoria com a prática apoiando-se em materiais comuns no dia-a-dia dos estudantes. Estas foram trabalhadas no programa PIBID/ QUÍMICA, com alunos da 1ª série do ensino médio do turno vespertino e noturno de uma escola estadual da rede pública no município de Benjamin Constant – AM, as atividades contaram com auxilio de jogo e experimentos. Tais atividades aumentam o interesse dos alunos pelas aulas de química, e ainda contribuem para despertar o lado cognitivo, social e humano, e também serve para desmistificar que o ensino de química é de forma abstrata sem uma visão perceptível da realidade.
Palavras chaves
aprendizagem; jogo; experimentos
Introdução
O programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência- PIBID surgiu da necessidade de contribuição para a formação de licenciados nas diversas áreas do conhecimento e para a promoção de projetos de iniciação à docência para os cursos superiores de licenciatura. Este programa facilita ao futuro licenciado uma visão e vivência mais ampla da realidade das Escolas Públicas Brasileiras, através de diversas experiências no âmbito escolar. Percebeu- se na escola pesquisada que os professores têm dificuldades no planejamento de suas aulas, principalmente por terem uma carga horária de trabalho excessivo. Dentro desse contexto surgem os bolsistas do PIBID/ QUÍMICA que tem entre seus objetivos trabalharem em conjunto com os professores, auxiliando-os e buscando diferentes estratégias para a melhoria do ensino de Química. Assim sendo, o presente trabalho trata das atividades desenvolvidas no programa PIBID/ QUÍMICA em uma Escola Estadual de Rede Pública no município de Benjamin Constant, AM, na qual foram desenvolvidas as atividades de Jogo Didático e Experimentos, em turmas do 1ºano do ensino médio. Essas diferentes atividades no ensino de química, tiveram como objetivos analisar a influencia de experimentos e jogo relacionado com o cotidiano dos alunos como forma positiva ou negativa no ensino e observar o comportamento dos alunos durante a aplicação destas ferramentas.
Material e métodos
Para o uso das atividades, utilizou-se o método de abordagem, onde foi feito um levantamento bibliográfico destas estratégias de ensino, o ponto de vista de alguns autores sobre a utilização dos jogos e experimentos em sala de aula. Serviu-se também do método de procedimento, onde foi organizado todo o percurso da pesquisa que seguiu em varias etapas, as quais divididas em: seleção de turmas, conteúdos e análise dos resultados. Primeiramente foram selecionadas duas turmas do 1º ano do ensino médio, na sequência foi feita uma análise da influência que o jogo didático e experimentos têm no ensino de química, teve-se que fazer uma conversa informal com o professor, a fim de saber o nível de conhecimento que os alunos apresentavam em um conteúdo que o professor já tivesse trabalhado em sala de aula antes da aplicação, para compará-lo com o que os alunos apresentassem depois da aplicação. Foram selecionados os conteúdos já trabalhados pelos professores: Tabela Periódica, Reações químicas e misturas homogêneas e heterogêneas. Antes da aplicação destes foi produzido um protocolo do experimento e as regras do jogo, para que os alunos pudessem compreender melhor. O jogo sobre tabela periódica relacionou sobre a classificação de alguns elementos, tendo em vista a conciliação destes com o cotidiano dos alunos, o experimento também foi aplicado relacionando-o com o cotidiano do mesmo. E por fim foi feito um questionário oral aos alunos sobre as atividades aplicadas.
Resultado e discussão
O uso de algumas atividades experimentais e lúdicas, na disciplina de Química, proporcionou aos alunos e também aos professores que ministram a disciplina de química, como uma atividade lúdica contribui com o ensino da Química. Segundo relatos dos alunos os conteúdos de química de difícil compreensão tornaram-se mais fáceis de serem assimilados com a inserção dos métodos diferenciados aplicados. Pode-se notar que a aplicação do jogo permitiu que os alunos se familiarizassem com a simbologia dos elementos e sua importância no cotidiano. Assim como, a sua classificação na tabela periódica, o que permitiu a percepção que a aplicação do jogo após uma aula teórica contribuiu consideravelmente para que os alunos compreendessem melhor o conteúdo trabalhado, além de ter proporcionado uma interação mais concreta entre os alunos durante o jogo.Os jogos são indicados como um tipo de recurso didático educativo que podem ser utilizados em momentos distintos, como na apresentação de um conteúdo, ilustração de aspectos relevantes ao conteúdo, como revisão ou síntese de conceitos importantes e avaliação de conteúdos já desenvolvidos (CUNHA; 2004). A aplicação dos experimentos, o qual se tratou sobre reações químicas, misturas homogêneas e heterogêneas proporcionou um bom entendimento aos alunos, pois puderam relacionar o que havia sido estudado na teoria com a prática aplicada. No ensino de Química especificamente, a experimentação deve contribuir para a compreensão de conceitos químicos, podendo distinguir duas atividades: a prática e a teoria (ALVES, 2007). O resultado do trabalho permitiu constatar os aspectos positivos do jogo didático e da experimentação trabalhados em sala de aula, despertando a curiosidade e motivação, e incentivando o aluno a aprender de forma diferenciada.
Conclusões
O uso de atividades experimentais, concomitantes com atividades lúdica e experimental, permitiu aos alunos o desenvolvimento da correlação da química com o seu cotidiano. Com a utilização dessas ferramentas de ensino construiu-se, juntamente com os alunos, o conhecimento que a Química não é unicamente um conjunto de fórmulas e símbolos para serem memorizados, mas um conjunto de informações necessárias para que eles possam compreender o mundo à sua volta e que ela quando usada de forma correta pode melhorar a qualidade de vida do ser humano.
Agradecimentos
Á CAPES por proporcionar bolsas institucionais de ensino,o que permite aos futuros licenciados trabalharem no programa PIBID e também à UFAM.
Referências
ALVES, W. F. A formação de professores e as teorias do saber docente: contexto, dúvidas e desafios. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 33. n. 2. p. 263-280. maio/ago. 2007.
CUNHA, M. B. Jogos de Química: Desenvolvendo habilidades e socializando o grupo. Eneq 028- 2004.