Autores
Vieira, R. (IFPI) ; Azevedo, M.A. (IFPI) ; Rodrigues, I.M. (IFPI) ; Oliveira, B.M. (IFPI) ; Melo, F.W. (IFPI) ; Kesllen, T. (IFPI)
Resumo
O presente trabalho foi realizado pelos alunos bolsistas do PIBID/ CAPES/QUIMICA-IFPI, do Centro de Ensino Médio de Tempo Integral-(CEMTI), localizado na cidade de Parnaíba - Piauí, com as duas turmas de 2° ano da referida escola, onde através de aulas expositivas, atrelada a uma competição lúdica realizada pelos alunos e, sob a orientação dos bolsistas do Pibid e do professor titular, trabalhou-se o conhecimento de Química sobre o conteúdo de “Radioatividade”, com o intuito de despertar o interesse e estimular a valorização pelo estudo de Química. Realizando assim, apresentações orais, paródias, práticas experimentais, confecções de jogos, panfletos, maquetes, entre outras atividades. E para avaliar os efeitos destas atividades, foi aplicado ainda, um questionário para observar a mudança.
Palavras chaves
Jogos; Ensino de Química; Atividades Lúdicas
Introdução
Nos últimos anos, o processo de ensino-aprendizagem em Química, vem sofrendo mudanças com o intuito de atrair a atenção e mudar o olhar que os alunos trazem sobre as ciências exatas. Onde ainda há um número significativo de alunos que consideram esta disciplina como de difícil compreensão, já que envolve não somente conhecimentos teóricos e práticos, mas junto a estes estão envolvido cálculos. Sendo assim, é importante que os professores procurem utilizar metodologias diversificadas e assim fugir do tradicionalismo. Segundo Silva (2011), ”boa parte dos professores, não procuram alternar as aulas tradicionais com outras metodologias mais atraentes e eficientes que torne a transmissão do conteúdo de Química mais agradável”. Devido ao comodismo, seguir a linha tradicional aos olhos de muitos docentes acaba sendo mais atrativo e fácil. Porém, a falta de tempo disponível do professor para preparar atividades diversificadas, é um fator a ser considerado. E partindo dessas observações, houve a necessidade de propor uma atividade de socialização da internalização dos conhecimentos adquiridos a partir de atividades lúdicas produzidas pelos próprios alunos abordando os malefícios (2° ano ”A”) e os benefícios (2° ano “B”) da radioatividade, alunos estes pertencentes ao CEMTI, bem como suas aplicações. Muitas vezes esse conteúdo passa despercebido pelos estudantes quando ministrado somente através de aulas expositivas, mesmo este pertencendo ao seu cotidiano, mas quando motivados pela competição e pelas dinâmicas, é perceptível a mudança no rendimento escolar e o seu maior interesse pelo conteúdo.
Material e métodos
Inicialmente foi determinado qual seria o aspecto sobre a Radioativade que seria abordado por cada turma. O 2º ano “A” ficou responsável por apresentar os malefícios causados pela radioatividade e o 2° ano “B” pelos benefícios. Após a divisão, foi abordado de uma forma clara e sucinta o conteúdo em sala de aula e em seguida foi aplicado o questionário. Em seguida deu-se início a preparação dos trabalhos para a apresentação na Gincana. O 2° ano “A” utilizou duas salas para a apresentação. A 1° sala continha: a descoberta, a história e malefícios da radioatividade; imagens dos efeitos causados aos seres humanos pelo contato com elementos radioativos; exposição de materiais que se transformam em lixos radioativos; distribuição de panfletos sobre os benefícios da radioatividade, entre outros. Já a 2° sala que foi subdividida em dois espaços, foram aplicados jogos, todos feitos pelos alunos e, uma espécie de “Boate” para demonstração da fluorescência, utilizando-se caneta de marca texto, sabão em pó, água e luz negra. Quanto ao 2°ano “B”, este apresentou os benefícios da radioatividade, através de um “Túnel do Tempo”, representando o presente, o passado e o futuro: no passado da Radioatividade, três alunos se caracterizaram dos personagens que marcaram a descoberta da radioatividade, Becquerel, Marie Curie e Pierre Curie explicando, cada um, sua contribuição para a descoberta da radioatividade; no presente foi demonstrada a radioatividade no cotidiano, e no futuro, o que a radioatividade ainda trará para nós. Além de apresentações de maquetes de algumas usinas nucleares importantes. Logo após a gincana foi novamente aplicado o questionário, sendo este o mesmo aplicado inicialmente , para a verificação dos resultados.
Resultado e discussão
Com relação ao interesse inicial dos discentes ao fazer-lhes a proposta de uma
atividade lúdica e dinâmica, que lhes dessem autonomia para criar e expor suas
ideias, da melhor forma, externando seus conhecimentos e expondo suas produções,
não houve nenhuma rejeição, mas, também não demonstraram tanto interesse a ponto
de nos fazer pensar que fossem capazes de organizar tamanha produção. Ao
observar a iniciativa e organização em cada grupo, pode-se perceber quais os
alunos com espírito de liderança e aqueles que já possuíam um conhecimento
prévio sobre o conteúdo. No decorrer de todo o período de produção e confecção
dos materiais, pode-se perceber a criatividade, o espírito de liderança, a
organização, habilidades para trabalhar em grupo, e ainda um domínio prévio do
tema, este comprovado com o resultado da produção dos jogos, maquetes,
demonstrações com experiências entre outros e que ficou constato na análise do
questionário que inicialmente foi observado pouco domínio sobre o assunto por
parte dos alunos, domínio este que foi aprimorado e reavaliado após as
atividades e com a reaplicação do questionário.
Conclusões
Ao utilizar o lúdico em conjunto com as aulas expositivas tradicionais, é perceptível a mudança de atitude e de interesse dos alunos sobre o conteúdo abordado. E o tema “Radioatividade" que por muitas vezes não é repassado com detalhes por acontecer no final do ano letivo, utilizar metodologias diferentes da tradicional, desperta não somente o interesse conceitual e cientifico, como acarreta melhora no rendimento escolar dos discentes. Por isso o lúdico utilizado como ferramenta extra no processo de ensino-aprendizagem, vem cada vez mais sendo utilizado e obtendo resultado satisfatório.
Agradecimentos
À CAPES/PIBID/IFPI, ao CEMTI-Centro de Ensino Médio de Tempo Integral, aos alunos do 2º"A" e 2º"B" e a professora Conceição.
Referências
Silva, A.M. Proposta para Tornar o Ensino de Química mais Atraente. Revista de Química Industrial- RQI, 2º trimestre de 2011, pág 7-12.