Autores
Silva, L. (UVA)
Resumo
Ao se buscar um novo foco para o ensino de química, é necessário também que se revejam as novas metodologias empregadas. O uso de metodologias alternativas representa um apoio pedagógico que o professor dispõe para tornar o processo de ensino-aprendizado mais eficiente (Assis-2012). Como os alunos tem uma dificuldade de aprender “memorizar” as funções inorgânicas e orgânicas, foi produzido dois jogos (Domino orgânico e Domino inorgânico) com isso auxiliando o aluno nesse processo.
Palavras chaves
química; didática; jogos
Introdução
Introdução Nas ações do PIBID/CAPES/UVA/QUÍMICA. Campus CIDAO, procurou-se criar nas salas um ambiente de aprendizagem, conforto e que permitisse que os alunos participasse intensamente no processo de ensino aprendizagem, fazendo com que os mesmos assimilem experiências e que sirva deformação acadêmica e ao mesmo tempo que haja uma incorporação de valores. Assim a utilização de jogos lúdicos, com incorporação didática, temum papel de apoiar conceitos e associar representações, tendo o papel de aflorar o lado afetivo e social dos alunos que vivenciam o momento, e não só proporcionar experiência no campo do conhecimento. Transformar o ambiente de sala de aula, fazendo com que haja uma maior motivação visando estimular os interesses dos alunos, e aflorar a maior sensibilidade com relação a química, e desenvolvimento de habilidades e competência para o aprendizado em química, tornou-se assim, jogos didáticos uma estratégia fundamental para a educação da disciplina.1-2 Foram elaborados os seguintes jogos: dominó orgânico e dominó inorgânico.
Material e métodos
Materiais e métodos Para a confecção do “domino” foi utilizado papelão que depois de confeccionadas as peças foi plastificadas as mesmas, foram escolhidos os principais cátions e ânions para formar as funções inorgânicas. Em uma turma de 38 alunos de primeiro ano de ensino médio, e uma turma de terceiro ano, tendo sido ocupado dois tempos de aula em cada sala, foi dividido em grupos de quatro alunos, depois foi organizado em grupos de quatro dos alunos campeões da primeira etapa, essas etapas persistem até que haja um só vencedor. As peças devem ser embaralhadas e distribuídas para os quatro alunos de cada grupo, 8 peças para cada participante, e o aluno que possuir a carroça de Mg2+deve começar o jogo, os alunos devem montar os compostos obedecendo a valência dos íons, o jogador que terminar as peças será o campeão, (O conteúdo abordado nesse jogo foi prescrito de acordo com a andamento da didática dos alunos do Primeiro ano e terceiro em questão, sendo Hidrocarboneto, álcool, fenol, aldeído , amina, e amida para o terceiro. E a Tabela periódica para o primeiro.
Resultado e discussão
Resultados e Discussões
O subprojeto de química desenvolveu o projeto arquitetado “ JOGOS LÚDICOS COM
ESTRATÉGIA DIDATICA PARA A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS QUÍMICOS “Na aplicação dos
jogos didáticos (domino orgânico e inorgânico) mostrou-se uma ferramenta
atrativa e motivadora da aprendizagem dos conteúdos da disciplina Química nas
turmas de Ensino Médio da Escola Profissional Dom Walfrido, na cidade de
Sobral-CE. Pode-se comprovar que o jogo além de proporcionar diversão também
proporcionou um aumento no conhecimento dos alunos e ajudou a entender melhor o
conteúdo. Tornando uma forma diferente de abrir novos caminhos para aprendizagem
do aluno. Sendo que uma boa parte dos alunos concordaram em sair da rotina das
aulas teóricas, e observar conteúdos aplicados em jogos. 4
Com relação as respostas dos alunos, foi observado a semelhança de ideias em
relação a didática do ensino de química, uma das respostas que mais me chamou
atenção foi da aluna ( Ximenes-2014 ) “já cansei desse modo de ensino, que só
escreve e ler, sem ver oque acontece na pratica, oque acontece numa disciplina
tão instigante”. Com essa nova metodologia, fez com que a rotina da sala de aula
ficasse um pouco de lado, mas sem perder seus créditos, e demostrar uma nova
forma de ver o conteúdo sem ficar nada a desejara aprendizagem do aluno.
Conclusões
Conclusão A metodologia a “lúdica” utilizada além de ter aflorado curiosidade nos alunos induziu os alunos a raciocinar, e associar os conteúdos abordados nos jogos com os antes lecionados em sala, desenvolvendo as suas aptidões, e permitindo um melhor entendimento dos conteúdos. Onde tivemos bastante aceitação e êxito com oque tínhamos nus proposto a alcançar.
Agradecimentos
Agradecimentos CAPES pela concessão da bolsa, UVA ( Universidade Estadual Vale do Acaraú ) e O Governo do Estado do Ceará.
Referências
Referencias Bibliográficas
1-Química através do lúdico brincando e aprendendo Ed. ULBRA, Canoas Rio Grande do Sul - 2004.
2- Uma abordagem descontraída para o ensino de química/ Química. São Carlos: UFSCar/Tese de Doutorado.SOARES - 2002.
3- M. H. F. B.; CAVALHEIRO, E. T. G. 2006. O Ludo como um jogo para discutir conceitos em Termoquímica. Química Nova na Escola, 23: 27-31/ VIGOTSKI, L. S.2000. A formação social da mente. Martins Fontes.