Autores
Falconieri, A.G.F. (UERN) ; Eneas, A.A.L. (UERN) ; Dantas, W.S. (UERN) ; Nóbrega, G.A. (CAERN) ; Berlamino,, L.D. (CAERN)
Resumo
Este trabalho tem a finalidade de apresentar informações sobre a qualidade da água proveniente dos bebedouros e das caixas d’água das escolas da cidade de Mossoró/RN, que estão sob a assistência do PIBID/UERN/QUÍMICA. Trata-se de um estudo da água disponibilizada pela CAERN (água tratada) para esses ambientes de ensino, que é utilizada por seus alunos e funcionários. Foram analisados parâmetros físico-químicos e microbiológicos da água das escolas, tendo, como referência, a Portaria 2.914/2011 do Ministério da Saúde, que apresenta os padrões de potabilidade da água. As análises empreendidas constataram que a qualidade da água foi insatisfatória para o parâmetro de coliformes totais no bebedouro de uma das escolas.
Palavras chaves
Àgua; Coliformes; PIBID
Introdução
A potabilidade da água é tema de relevância que interessa à saúde pública, uma vez que atesta a segurança da água para o consumo. A caracterização da água potável compreende a ausência de agentes patogênicos, os coliformes totais e fecais. O parâmetro de turbidez analisado na água interfere na eficiência da desinfecção, pois os micro-organismos patogênicos podem se adsorver na matéria orgânica presente na água, promovendo um efeito denominado ‘efeito-escudo’, ou seja, ocorre uma aglomeração destes micro-organismos, criando uma barreira que impede a penetração do desinfectante físico ou químico, protegendo-os da ação dos mesmos (Libânio, 2010). Este trabalho teve como objetivo detectar a possível ocorrência de agentes patógenos na água dos bebedouros e das caixas d’água das escolas de Mossoró/RN que são assistidas pelo PIBID/UERN/QUÍMICA. Foi examinada a qualidade da água dos bebedouros e das caixas d’água de três estabelecimentos de ensino: Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana, Escola Estadual Professor Abel Freire Coelho e Escola Estadual Moreira Dias Nesta pesquisa, dentre os parâmetros obrigatórios a serem considerados, foram avaliados: a turbidez, o teor de cloro residual, a cor, o pH, a presença de coliformes totais e fecais nas amostras coletadas. Esclareça-se, a propósito, que a CAERN é a empresa responsável pela produção e distribuição de água para consumo humano no estado do RN.
Material e métodos
A coleta e as análises físico-químicas e microbiológicas das amostras colhidas nas escolas foram realizadas seguindo os procedimentos de coleta, preservação da amostra, os métodos e procedimentos descritos pelo Standard Methods for the Examination of Water and Wasterwater. Dessa forma, foram coletadas quatro amostras para cada ponto de coleta em cada escola, com frascos autoclavados, mantidas sob refrigeração e armazenadas em recipiente de isopor, logo após a coleta, respeitando as análises, como de pH, por exemplo, que precisavam ser realizadas ainda no ponto de coleta. Duas amostras foram destinadas para a realização de análises físico-químicas, e as outras duas para a análise microbiológica da água. Os pontos de coleta escolhidos para análise foram os bebedouros e as torneiras das escolas que disponibilizam água proveniente da caixa d’água (Figura 1). Registre-se que a água que passa pelos dois pontos de coleta é a mesma, ou seja, provém da caixa d’água dos estabelecimentos educacionais. A única diferença é que a água que sai dos bebedouros passa por um filtro. Após a coleta, as amostras foram encaminhadas para os laboratórios de Ensino de Química (UERN/Mossoró/RN) e de Monitoramento da qualidade da água (CAERN/RMO), para a realização das análises físico-químicas e microbiológica (realizadas em triplicata). Os métodos utilizados foram: Método eletrométrico-potenciométrico (análise de pH); Método colorimétrico (análise de cor); Método eletrométrico (análise de condutividade); Método nefelométrico - turbidímetro (análise de tubidez); Método por comparação visual com orto-tolidina (análise de cloro residual); Método substrato cromogênico e fluorogêncico (análise de coliformes totais e fecais).
Resultado e discussão
Os principais parâmetros escolhidos para a avaliação da qualidade da água das
escolas foram os de turbidez e de coliformes totais, examinados no presente
trabalho de forma correlacionada. Alguns estudos demonstram que quanto maior o
grau de turbidez da amostra de água, maior a possibilidade de encontrar
parasitas, pela facilidade de aderência destes em compostos orgânicos e
inorgânicos (MEDEMA et al., 1998). A Tabela 1 apresenta os resultados das
análises realizadas nas três escolas.
A presença de coliformes totais no bebedouro da Escola Estadual Moreira Dias
demonstra que a água está imprópria para o consumo humano, conforme se infere da
Portaria 2914/2011 do MS. A turbidez dessa amostra apresenta valores acima de 1
NTU, corroborando a sua influência como facilitador de aderência de bactérias
nas partículas suspensas, uma vez que a água encontrava-se ausente de cloro
residual livre (agente químico responsável pela desinfecção). Tal resultado
confirma a ineficiência da filtração do bebedouro, possivelmente pela saturação
do filtro, e provável redepositação de bactérias retidas no mesmo. Essa
observação é sugerida em razão da constatação da ausência de coliformes totais
na caixa d’água da referida escola. Os baixos valores de turbidez apresentados
nas análises do bebedouro e da caixa d’água da Escola Estadual Abel Coelho, e a
ausência de coliformes em ambos, atestam a influência da turbidez na
desinfecção, considerando que todos os resultados apresentaram valores abaixo
que 1 NTU, e não havia cloro residual nas amostras. Na Escola Estadual Eliseu
Viana, os valores de turbidez ultrapassaram 1 NTU, mas não houve registro de
coliformes na água dos bebedouros e da caixa d’água, fato que sugere a
eficiência dos filtros do bebedouro e a boa higienização da caixa d’água.
Conclusões
Os resultados das análises examinadas demonstraram que a água do bebedouro da Escola Estadual Moreira Dias encontrava-se imprópria para o consumo humano, segundo a Portaria 2914/11 do Ministério da Saúde, confirmando a necessidade da troca imediata dos filtros do bebedouro e a constante manutenção de sua limpeza. Após ciência da avaliação, a direção da escola informou que iria realizar a interdição dos bebedouros até providenciar, o mais breve possível, a troca dos respectivos filtros. Efetivada a substituição dos filtros, os integrantes do PIBID procederão a uma nova coleta da água.
Agradecimentos
CAPES, PIBID, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Companhia de Abastecimento de Águas e Esgotos/Regional de Mossoró (CAERN/RMO).
Referências
KOWAL, N. E.; PAHREN, H. R. AKIN, E. W. Microbiological Health effects associated with the use of municipal wasterwater for irrigation. In: D´Itri, F.M. Municipal Wasterweter in Agriculture. New York: Academic Press, 1981.pp 271-342.
LEME, E. J. A. Manual prático de tratamento de águas residuárias. São Carlos: EdUFSCar, 2010.
LIBÂNIA, M. Fundamentos de qualidade e tratamento da água. SP: Editora Átomo, 2010.
SABESP - Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo. Qualidade da água. Disponível em: <http://site.sabesp.com.br/interna/subHome.aspx?secaoId=30>. Acesso em: 01de junho de 2014.
CAERN – Companhia de Águas e Esgotos do Estado do Rio Grande do Norte. Relatório anual: qualidade da água – Mossoró/RN. Disponível em: < http://www.caern.rn.gov.br/>. Acesso em: 01de junho de 2014.
Standard methods for the examination of water and wastewater. 22nd ed. Washington: APHA; AWWA; WEF, 2012.
MEDEMA, G. J.; SCHETS, F. M.; TEUNIS, P. F. M.; HAVELAAR, H. Sedimentation of free and attached Cryptosporidium oocysts and Giardia cysts in water. Applied and Environmental Microbiology 6464(11):4460-6, 1998.