Autores
Bezerra Silva, S. (UVA) ; Sales da Silva, D. (UVA) ; Chagas Freire, V. (UVA) ; Lima de Menezes, F. (UVA)
Resumo
As histórias em quadrinhos é uma estratégia utilizada em salas de aulas por alguns educadores na tentativa de inovar suas aulas. O uso de tal estratégia foi abordada na Universidade Estadual Vale do Acaraú na disciplina de química inorgânica descritiva, visando melhorar o rendimento dos acadêmicos em tal disciplina. Os alunos demonstraram maior domínio do conteúdo, mais interatividade durante as aulas e mais interesse pela disciplina. O uso de histórias em quadrinhos revelou um resultado muito satisfatório sendo uma eficiente estratégia de aprendizagem.
Palavras chaves
historias em quadrinhos; química inorgânica; aprendizagem
Introdução
A inserção das histórias em quadrinhos (HQs) como recurso didático no processo de ensino-aprendizagem se deu com resistências por muitos pais e educadores, que de acordo com Pizarro (2009), as viam como um risco e uma ameaça constante à intelectualidade. Marinho (2004) conceitua as histórias em quadrinhos como enredos narrados quadro a quadro por meio de desenhos e textos que utilizam o discurso direto, característico da língua falada. Ele defende que a combinação do texto próximo a uma conversação face a face com e os elementos visuais complementadores à compreensão, causa fascínio no leitor, tornando seu estudo bastante prazeroso. O uso de HQs é uma metodologia com alto potencial para despertar o interesse do aluno em ler, pois a mesma é uma comunicação rápida e divertida. As HQs são formadas, muitas vezes, por recursos de comunicação verbal e não verbal, facilitando a intepretação e invocando a reflexão crítica de situações. Uchôa, Junior e Francisco (2012) defendem que, além de estimular o aluno à prática da leitura, os quadrinhos podem ser também um meio para o desenvolvimento cognitivo, dando espaço a conhecimentos que em sala de aula são enfadonhos e de difícil compreensão. No ensino de Química, o uso de HQs oferece possibilidades para estimular uma visão diferente dos alunos a respeito da disciplina. A disciplina de Química Inorgânica Descritiva, presente na grade curricular dos Cursos de Química, é uma disciplina bastante conteudista, o que torna as aulas cansativas e de difícil compreensão. Visando melhorar rendimento e o aprendizado dos alunos, propôs se a ideia da criação de HQs relacionados ao conteúdo da disciplina.
Material e métodos
O presente trabalho foi desenvolvido em uma turma de 30 alunos do 4º período do Curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual Vale do Acaraú, na disciplina de Química Inorgânica Descritiva. Os alunos desta turma confeccionaram HQs com os temas pré-estabelecidos. Dividiu- se a turma em três equipes, cada uma contendo dez alunos. Os temas abordados foram : metais alcalinos, metais alcalino-terrosos e halogênios.
Resultado e discussão
Verifica-se que a ideia do professor em inovar suas aulas e tentar despertar o
interesse dos alunos pela disciplina, revela sua preocupação em contornar o
desinteresse dos alunos pelas aulas da disciplina, que eram muito longas e
cansativas. Em consequência disso, os alunos ficavam dispersos, o que
dificultava o seu aprendizado.
Através da criação de HQs, constatou-se o melhor desempenho dos alunos na
disciplina. Os acadêmicos se esforçaram e se dedicaram a estudar de forma mais
aprofundada os temas abordados pelo professor, visando fazerem uma boa produção
das HQs. Enquanto pesquisavam para construir um material didático, eles
aprendiam assuntos e curiosidades da disciplina.
A confecção de HQs despertou nos alunos o interesse pela Química Inorgânica
Descritiva, o que fez com que os alunos passassem a se interessar mais pelo
conteúdo ministrado durante as aulas. Em consequência disso, houve maior
interatividade entre professor e alunos na abordagem de conteúdos nas aulas.
A maior interatividade entre os alunos e o professor foi possível graças a essa
ideia inovadora do professor que ministra tal disciplina na Universidade. O
resultado da produção desse trabalho foi muito satisfatório, as HQs conseguiram
despertar nos alunos a vontade de ler sobre o assunto que a disciplina aborda,
além incentivar a criatividade e facilitar de uma maneira surpreendente o
aprendizado.
Histórias em quadrinhos dos metais alcalinos,alcalinos terrosos e halogênios.
Histórias em quadrinhos dos metais alcalinos,alcalinos terrosos e halogênios.
Conclusões
O uso de HQs no ensino de química desempenha um importante papel, pois com a utilização das mesmas é possível despertar o interesse dos alunos pela disciplina. As aulas mais atrativas e prazerosas, obtidas com as HQs sustentam o uso do recurso didático com estratégia alternativa de aprendizagem.
Agradecimentos
Agradeço a CAPES e a Universidade Estadual Vale do Acaraú.
Referências
MARINHO. E. S. Histórias em Quadrinhos: a oralidade em sua construção. Cadernos do CNLF, Série VIII, n. 12, Rio de Janeiro, 2004. Disponível em: <http://www.filologia.org.br/viiicnlf/anais/caderno12-11.html>. Acesso em: 01 jun. 2014.
PIZARRO, M. V. As histórias em quadrinhos como linguagem e recurso didático no ensino de ciências. In: Anais do VII ENPEC Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Florianópolis, 2009. Disponível em: <http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/609.pdf>. Acesso em: 01 jun. 2014.
Uchôa, A. M.; Junior, W. E. F.; Francisco, W. Produção e avaliação de uma história em quadrinhos no ensino de Química. In: Anais do XVI Encontro Nacional de Ensino de Química/ X Encontro de Educação Química da Bahia. Salvador, Julho de 2012. Disponível em: <http://www.portalseer.ufba.br/index.php/anaiseneq2012/article/viewFile/7825/5550>. Acesso em: 01 jun. 2014.