Autores
Nascimento, M. (IFPI) ; Araújo, C. (IFPI)
Resumo
Esta pesquisa relata as experiências e perspectivas adquiridas pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) subprograma de Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), Campus Parnaíba. Trata-se de um estudo de caso, em que foi realizado aplicação de questionário semi-aberto com os bolsistas participantes. Constatou-se que o PIBID, contribui de forma significativa para a troca de experiências entre o futuro profissional e a escola como um todo, proporcionando uma formação crítica dos bolsistas com o futuro ambiente de trabalho e estimulando os licenciandos à docência.
Palavras chaves
PIBID; Experiências; Formação docente
Introdução
Durante a vida acadêmica, o estudante e futuro professor possuem várias experiências que possibilitam o seu amadurecimento profissional. No ano de 2008, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) cria o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), contemplando inicialmente os cursos de Matemática e Química. Com o objetivo de contribuir na formação de novos professores, tendo em vista a dificuldade que é formar professores principalmente na área das exatas, ingressando o licenciando no mundo escolar, contribuindo na valorização do magistério e na articulação entre teoria e prática. Segundo Braibante (2012), o PIBID vem tornando-se uma política pública muito importante de valorização do magistério, possibilitando aos licenciandos atuação no seu campo de trabalho desde o início de sua formação. Ao ser inserido no PIBID, o estudante passa a conviver de perto com o ambiente escolar, contribuindo para a sua formação crítica, motivações e resolução de desafios no ambiente escolar. Dessa forma, o objetivo dessa pesquisa foi identificar os benefícios proporcionados pelo PIBID na formação docente dos alunos do Curso de Licenciatura Plena em Química, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí- IFPI, Campus Parnaíba.
Material e métodos
Os resultados foram obtidos através de uma pesquisa exploratória qualitativa utilizando questionário com perguntas abertas. Os participantes da pesquisa foram alunos do PIBID do 3º período do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI)/ Campus Parnaíba. Está pesquisa está organizada em torno das seguintes perguntas: Pergunta 1. Qual a importância do PIBID na sua formação acadêmica? Pergunta 2. Que experiências o PIBID está proporcionando para sua formação como professor (a)? Pergunta 3. Quais suas perspectivas futuras na área? Pergunta 4. A realidade do ambiente escolar está sendo proveitosa? Por que? Pergunta 5.O que você tem feito para o crescimento da escola onde você atua como aluno (a) do PIBID? As respostas das perguntas foram analisadas no tópico a seguir.
Resultado e discussão
Sobre a importância do PIBID na formação acadêmica, percebeu-se nas respostas analisadas quase que uma unanimidade. Todos relataram a importância desde cedo dos primeiros contatos com a sala de aula e com os alunos. As experiências adquiridas e aprimoração dos conhecimentos são de fundamental importância para atuação como futuros docentes.Quando questionados sobre que experiências o PIBID está proporcionando para a atuação como professores, as principais observações foram a respeito de conhecer a realidade das escolas e dos alunos. Analisar as dificuldades que alguns alunos possuem em relação à Química e como atender suas necessidades. Perder o medo de se expressar em público e conhecer como funciona o cotidiano de uma escola.A respeito das perspectivas futuras na área todos relataram que pretendem atuar como professores, se qualificar e suprir as carências dos estudantes. Continuar em busca de conhecimentos, trabalhar de forma fácil, com utilização de jogos didáticos e experimentos.O grupo de bolsistas foram unânimes em dizer que está sendo proveitosa a realidade com o ambiente escolar. Pois o contato inicial com alunos e professores proporciona um melhor amadurecimento como futuros professores. A presença dos alunos do PIBID nas escolas proporciona um melhor interesse dos alunos. É uma forma de conhecer como funciona a rotina de uma escola. De acordo com o relato a seguir, percebe-se como é importante o contato desses alunos desde cedo com a realidade escolar e com a profissão que pretendem seguir. Trecho transcrito de um dos questionários respondidos: “Estou vendo como a profissão professor é importante para a sociedade”.A partir dos depoimentos dos alunos pode-se perceber que a atuação do PIBID em escolas públicas é uma forma de contribuir para a prática docente.
Conclusões
Os resultados permitem constatar que o PIBID é um verdadeiro espaço de trocas mútuas de conhecimento e aprendizagens entre a escola e os bolsistas, com o objetivo de melhorar a qualidade da educação. A iniciação à docência é uma forma de conhecermos o futuro ambiente que iremos atuar, buscando proporcionar uma formação crítica e reflexiva do sistema educacional. Assim sendo, o PIBID contribui de forma significativa para o surgimento do elo entre os futuros profissionais e a escola.
Agradecimentos
Ao IFPI- Campus Parnaíba pelo apoio, a CAPES pela concessão da bolsa PIBID, aos bolsistas e a coordenadora do PIBID,Profª. Evânia Carvalho dos Santos.
Referências
BRAIBANTE, M. E. F.; WOLLMANN, E. M. A influência do PIBID na Formação dos Acadêmicos de Química. Química Nova na Escola. v. 34, nº. 4, p. 167 – 172, novembro, 2012.