Autores

Nonato, R. (INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ-CAMPUS PARNAÍBA)

Resumo

O PIBID nos possibilita a realização de tarefas com alunos de escolas publicas, e com isso foi elaborado um conjunto de atividades para serem desenvolvidas sobre propriedades coligativas com alunos de 2° ano no colégio Estadual Senador Chagas Rodrigues, na cidade de Parnaíba, fiz reuniões com 10 alunos onde foi passada, primeiramente, uma introdução sobre o assunto, e foi distribuída tarefas para eles, onde foram em busca de mais conhecimento e apresentaram varias experiências sobre o assunto para os restante de sua turma, com isso obtivemos bons resultados e participação de toda a sala, que de certa forma é bom tanto para o aluno que apresenta quanto para os que assistem a apresentação, aumentando assim o rendimento da aula, interesse em aprender e participação dos discentes.

Palavras chaves

PIBID; Escolas Públicas; Experiências

Introdução

Um dos objetivos do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) é inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem; e sabendo disso é de extrema importância que um aluno de licenciatura elabore e pratique, com apoio de seu professor, tarefas com os alunos da escola onde irá atuar, isso com a intuição de melhorar o quadro educacional brasileiro e também obter melhorias e técnicas no seu lado profissional, pois como futuro professor, será importante a experiência obtida em suas tarefas como bolsista. É incontestável o fato de que o governo investe em educação, o próprio PIBID é uma prova disso; embora ainda seja preciso um investimento em outros setores da educação, mas com a oportunidade que temos de melhorar a educação brasileira, devemos criar novos métodos para aumentar o rendimento escolar dos alunos, e tornar o ensino da Química algo mais prático;e quebrar um pouco o paradigma de apenas sala de aula é uma ideia que possa trazer resultados gratificantes. No ensino de Química, levar os alunos à praticidade,por meio de experimentos e demonstrações torna a aula e a compreensão dos alunos melhor,pois assim aumenta o interesse, e a participação simultânea da sala de aula,além de que faz com que o próprio bolsista se sinta motivado a inovar mais ainda suas ideias e assim poder, futuramente, educar seus alunos de maneira correta,pois como um grande líder politico disse um dia: “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.”- Nelson Mandela.

Material e métodos

Para iniciarmos nossas tarefas, foi passada uma introdução sobre propriedades coligativas para 10 alunos do 2° ano do colégio Estadual Senador Chagas Rodrigues no turno da Tarde, onde esses alunos são acompanhados de maneira mais específica para o ensino de Química, isso como tarefa do próprio PIBID, então para melhorar o desenvolvimento desses alunos no ramo cientifico e também em arte de apresentação de determinado tema para um publico, decidi organizar uma apostila explicando mais detalhada sobre propriedades coligativas e debatermos esse tema em conjunto, formulando questões, tirando duvidas e distribuindo tarefas entre os dez alunos. Coletamos algumas ideias de experiências, do próprio livro e outras da internet e adquirindo os materiais e reagentes necessários, organizamos em ordem de apresentação, seguindo o livro e montamos um ambiente para essas experiências, onde os demais alunos do 2° ano foram direcionados a essa outra sala para assistirem à apresentação dos trabalhos feitos pelos 10 alunos. Foi utilizado o próprio livro didático que a escola aborda (Martha Reis – Química, meio ambiente, cidadania e tecnologia 1° ed.) e outras fontes, uma sala de aula separada das outras, e materiais de laboratórios (béquer, pipeta, jalecos, etc.), e durante o procedimento de apresentação ficou visível uma participação e interesse dos ouvintes, fazendo com que seja bem diferente das aulas comuns, onde a participação é pouca, e em vários casos os alunos não compreendem o conteúdo, e não se interessam em entendê-lo, já em nossa tarefa quebramos essa rotina.

Resultado e discussão

Durante os experimentos ficou bastante notável o interesse em compreender o assunto pelos alunos, pois como era seus próprios colegas apresentando, então criou-se um tipo de disputa para o entendimento, era como um pensamento de se “igualar”, ou melhor, acompanhar o conteúdo de acordo com que seus parceiros de classe também acompanham, para assim não ficarem para trás. Para melhor fixar os conhecimentos obtidos, e assim podermos comprovar que essa tarefa foi gratificante tanto para a turma toda quando para os alunos que fizeram o trabalho, no final fizemos um debate entre os alunos, com perguntas e respostas, também sendo incluídos desafios, e outras propostas de apresentação de temas, sempre acompanhando os assuntos vistos pela turma de 2° ano do livro utilizado.

Conclusões

Embora o tempo para executar a tarefa tenha sido um pouco curto,limitando as ideias,o trabalho nos trouxe bons resultados,e deixou os alunos bem gratificados e com maior conhecimento,além de que deixa os palestrantes mais aptos para a apresentação de qualquer tema para um publico maior,embora seja a sua própria turma, mas já é um bom começo,e assim podem diminuir a vergonha que sentem mediante essa situação, pois isso foi umas das barreiras que tivemos que quebrar para fazer um bom trabalho. Com base nisso tudo, podemos concluir nossa tarefa e nos encorajar a elaborar outros projetos.

Agradecimentos

Agradeço a Deus, a CAPES e ao PIBID, ao colégio Estadual Sen. Chagas Rodrigues, Prof. Everan Martins e Prof. Evânia Carvalho.

Referências

REIS, Martha. “Química, meio ambiente cidadania e tecnologia”. 1° Ed,São Paulo, Edit.FTD,2010
PERUZZO, Francisco Miragaia, CANTO, Eduardo Leite do. "Química na abordagem do cotidiano". 4° Ed, São Paulo, Edit. Moderna ,2006.
FELTRE, Ricardo. Físico-química. 6° Ed, São Paulo, Edit. Moderna, 2004.
Química Nova interativa, “Experimentos de propriedades coligativas”, disponível no site: http://qnint.sbq.org.br/qni/visualizarSalaAula.php?idSalaAula=36
Acessado no dia 30 de maio de 2014