Autores
Costa, A.M. (IF SERTÃO-PE) ; Silva, M.J.M. (IF SERTÃO-PE) ; Vieira, I.A. (IF SERTÃO-PE) ; Melo, A.D.Q. (IF SERTÃO-PE)
Resumo
Estudos mostram que motivar o aluno ao estudo da Química vem sendo um grande desafio enfrentado pelos docentes. Esse trabalho relata uma experiência vivenciada durante as atividades pelos bolsistas de iniciação a docência - pibidianos, realizada na EREM São Sebastião na cidade de Ouricuri-PE. A proposta do trabalho é a realização de aulas experimentais como forma de diversificar a metodologia utilizada pelo professor a fim de aplicar os conhecimentos teóricos, foram executados experimentos sobre misturas com materiais de fácil acesso. A coleta dos dados ocorreu mediante observações durante a aula e questionários aplicados aos estudantes. A estratégia permitiu a articulação entre a teoria exposta pelo professor e a prática, proporcionando melhor entendimento do conteúdo de forma lúdica.
Palavras chaves
experimentação; motivação; ensino de quimica
Introdução
O Ensino de Química no Ensino Médio muitas vezes se reduz a transmissão-recepção de conhecimentos que não são amplamente compreendidos. A Química nesse cenário se apresenta um componente curricular de difícil assimilação. Este trabalho tem como principal objetivo mostrar que a atividade experimental é uma excelente ferramenta para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, pois possibilita que o aluno vivencie o conteúdo visto nas aulas teóricas. Como afirmam Zanon e Silva (2000), as atividades práticas podem assumir papel fundamental no aprendizado das ciências, exercendo uma função pedagógica e propicia uma forma de inter-relacionar saberes teóricos e práticos no processo de construção do conhecimento. Além disso, a experimentação tem a função de tornar o ensino mais atraente, motivador e instigante, auxiliando no processo de ensino-aprendizagem e na construção do conhecimento. Diante da problemática do assunto, foi executada uma aula experimental pelos bolsistas do PIBID, atuantes na escola EREM São Sebastião, como uma forma de diversificar a metodologia de ensino utilizada pelo professor, bem como motivar os alunos ao estudo de química.
Material e métodos
A aula experimental foi elaborada pelos bolsistas e aplicada com o auxílio do professor regente na turma do 1° ano do ensino médio, no 1º bimestre de 2014. Inicialmente o professor fez uma exposição oral sobre misturas homogêneas e heterogêneas utilizando como recursos didáticos, o livro didático e o quadro. A partir dessa abordagem teórica foi planejada uma aula experimental com o objetivo de mostrar na prática conceitos vistos em sala, para obter um melhor entendimento do conteúdo e despertar o interesse dos alunos. Após a execução da aula experimental, os alunos responderam a um questionário com perguntas referentes à aula aplicada. Os experimentos foram realizados com materiais de fácil acesso e baixo custo, como por exemplo: sal de cozinha, óleo, álcool etílico, areia, vinagre, açúcar e cubos de gelo.
Resultado e discussão
Durante a execução dos experimentos, foi observado que os alunos participaram
ativamente da aula, fazendo perguntas demonstrando curiosidade e interesse pelo
assunto em questão, conforme a Figura 1.
A aula experimental contribuiu para uma aprendizagem mais significativa, onde os
alunos destacaram que tal atividade colaborou para que entendessem o conteúdo de
forma diferente e ainda, proporcionou um melhor aprendizado do conteúdo
misturas, tais observações foram comprovadas através de questionários sobre a
atividade, onde a maioria dos alunos afirma que a aula prática facilita a
compreensão do assunto, além de sair da rotina em que estão acostumados, como
mostra a Tabela 1.
Assim os bolsistas do PIBID buscaram uma estratégia de ensino que fosse
diferente do modelo tradicional, a fim de facilitar o processo de ensino-
aprendizagem, como afirmam Galiazzi e Gonçalves (2000).
Alunos executando experimentos sobre tipos de mistura na EREM São Sebastião
Tabela 1: Visão dos alunos sobre a execução de atividades experimentais
Conclusões
Constatou-se que é possível inovar a prática pedagógica através de experimentos simples usando materiais do cotidiano dos alunos. Durante a atividade desenvolvida, notou-se que os alunos participaram ativamente da aula, o que comprova que muitas vezes o desestímulo apresentado pelos alunos em relação à disciplina é reflexo do tipo de aula utilizada pelo professor. A partir dos resultados obtidos, afirma-se que a utilização da experimentação em Química é uma ferramenta eficiente para tornar o ensino mais atrativo e interessante, tendo grande importância para obter bom resultado em sala de aula.
Agradecimentos
A Deus por tudo que tem nos concedido, à Capes e IF SERTÃO-PE pela oportunidade de atuar no subprojeto de Química do PIBID e EREM São Sebastião.
Referências
GALIAZZI, M.C. e GONÇALVES, F.P. A natureza pedagógica da experimentação: uma pesquisa na licenciatura em química. Química Nova, v. 27, n. 2, p. 326-331, 2004.
SILVA, L. H. de A. e ZANON, L. B. In: SCHNETZLER, R. e ARAGÃO, R. de. Ensino de Ciências: fundamentos e abordagens. 1ed. São Paulo: UNIMEP. 2000. 182p.