Autores
Santiago, D.F. (IFPE) ; Silva, L.S. (IFPE) ; Perdigão, C.H.A. (IFPE) ; Silva, M.M. (IFPE) ; Albuquerque, L.L. (IFPE)
Resumo
O presente trabalho é resultado da pesquisa-ação realizada em âmbitos do Programa Institucional de Iniciação a Docência popularmente conhecido por PIBID, o mesmo é desenvolvido na Escola de Referência em Ensino Médio Joaquim Olavo, tendo como parceiro o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus Vitória de Santo Antão. Preocupados com o fato de que poucos estudantes finalizam o Ensino Médio com uma visão clara sobre o conceito de Ciência, o principal objetivo desta pesquisa é promover de forma dinâmica a motivação dos discentes através de explicações acerca dos fenômenos químicos da natureza, onde por meio de revisão de assuntos focaliza-se na aprendizagem significativa, para que assim os discentes possam perceber os motivos pelos quais estudam Química.
Palavras chaves
Ensino de Ciência; Aulas Práticas ; Aprendizagem Significativ
Introdução
Como professores de Química, em nosso cotidiano escolar, somos frequentemente questionados por parte dos educandos acerca do motivo pelo qual estudam esse componente curricular, indagando que nem sempre este conhecimento será necessário para sua futura profissão. Cabe assinalar que o entendimento das razões e objetivos que explicam e motivam o ensino desta disciplina, poderá ser alcançado abandonando-se as aulas baseadas na simples memorização de elementos e fórmulas, tornando-as vinculadas aos conhecimentos e conceitos do dia a dia do discente. Ao ingressar na escola o aluno já possui uma concepção empírica sobre os fenômenos que acontecem à sua volta, essa construção apoiada na observação de como os eventos acontece é denominada segundo Ausubel (1982), de “subsunçor” e serve como “âncora” para a interpretação e incorporação de novos conceitos. Esta “ancoragem” a conhecimentos anteriores dá sentido à nova informação, definindo assim o que Ausubel chama de Aprendizagem Significativa. Este trabalho buscou realizar uma revisão de alguns assuntos de Química do ensino médio, nos quais os discentes apresentavam maiores dificuldades, associando-os ao cotidiano dos alunos e incorporando as contribuições trazidas por eles, para que com isso eles tenham uma aprendizagem significativa e possam perceber os motivos pelos quais estudam Química.
Material e métodos
A pesquisa desenvolvida é de natureza qualitativa de campo do tipo descritiva, esta se desenvolveu na Escola de Referência em Ensino Médio Joaquim Olavo, localizada na cidade de Carpina-PE, tendo como sujeitos discentes das três turmas do terceiro ano do ensino médio da escola já mencionada. De inicio, identificou os conteúdos de química nos quais os discentes apresentaram maiores dificuldades, em seguida pesquisou-se métodos que levassem os alunos a uma aprendizagem significativa. A identificação dos assuntos que foram abordados se deu por meio de questionários, conversa com os professores e alunos assim como pela análise dos registros de rendimento nesse componente curricular. Após essa fase, foram feitas pesquisas nas bases de dados dos periódicos Capes. Os dados foram analisados através da análise do conteúdo categorial.
Resultado e discussão
A partir da análise das respostas e observações realizadas foi possível detectar
os assuntos em que os discentes apresentam maiores dificuldades, um dos
conteúdos mais citados no questionário foi o de funções inorgânicas este é
justamente um dos em que os discentes apresentam baixo rendimento escolar. Para
a revisão deste assunto foram realizadas aulas experimentais, simulando as
reações que ocorrem no estomago e desenvolvido um indicador ácido-base a partir
do extrato do repolho roxo, que é facilmente encontrado no dia a dia dos
estudantes. Outro assunto citado pelos alunos como sendo dificultoso foi o de
densidade, o experimento escolhido para rever esse conteúdo baseia-se na medição
das densidades dos cilindros de metais e ligas metálicas que o acompanham. Este
ocorreu da seguinte forma: com o auxilio da proveta com água, aferiu-se o volume
do cilindro que também pode ser obtido pela seguinte expressão matemática
V=π.r2.h, onde com uma balança analítica mediu-se a massa, depois disso obteve-
se a densidade a partir da relação entre massa e o volume, expressada pela
equação D=m/v. A maior dificuldade encontrada foi o fato da escola não dispor de
alguns materiais e reagentes usados nos experimentos, isso foi superado pelos
alunos usando materiais alternativos e serviu para que eles aguçassem sua
criatividade. Segundo (GONÇALVES; MARQUES , 2006, p, 229) “As atividades com
materiais alternativos são apontadas como possibilidade de superar as
dificuldades de infra-estrutura presentes na maioria das escolas”. As aulas
práticas chamaram atenção ao fato de motivar alunos tidos como os mais distantes
ou inquietos a serem os primeiros a se proporem a executar os experimentos.
Dessa forma, a atividade experimental serviu também para promover a interação
professor-aluno.
Conclusões
Com o estudo realizado percebeu-se o empenho dos alunos com a proposta metodológica do trabalho, pois os mesmos raramente frequentavam o laboratório da escola e começaram a usá-lo com maior frequência. Através da experimentação obteve-se maior participação em aula, assim como elevação do coeficiente de rendimento escolar dos discentes tornando a aprendizagem significativa em amplos sentidos. Contudo percebe-se a importância da implementação das práticas pedagógicas no processo de ensino-aprendizagem.
Agradecimentos
Agradeço aos participantes do estudo, a CAPES o qual fomenta o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID e ao IFPE Campos Vitoria.
Referências
MOREIRA, M. A.; MASINI, E. F.; Aprendizagem Significativa. A Teoria de David Ausubel: São Paulo: Moraes, 1982.
GONÇALVES, F.P., MARQUES, C.A. Contribuições Pedagógicas e Epistemológicas em textos de Experimentação no Ensino de Química. Investigações em Ensino de Ciências, v 11, pp. 219-238, 2006.