Autores

Pereira da Costa, M. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS) ; Rodrigues Piñeros, O. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS) ; Cavalcante de Oliveira, S. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS) ; Marinho de Araujo, T.V. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS) ; Vieira Rosas, L. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS)

Resumo

Este trabalho objetivou desenvolver um experimento para auxiliar nas aulas sobre ácido e base utilizando recursos encontrados na região. Para tanto foram utilizado uma aula de 50 minutos. Esta aula foi dividida em dois momentos; no primeiro foi selecionado juntamente com o processor regente o conteúdo que os alunos apresentavam maior dificuldade e na segunda etapa aplicou-se a aula prática. Foi importante a relação do conteúdo ministrado com a prática experimental com materiais do cotidiano dos alunos tendo sido eficaz para o aprendizado dessa turma em questão. Portanto realizar a relação teoria-prática como um recurso foi de grande valia para contribuir com um ensino que se torne útil na vida dos alunos.

Palavras chaves

Experimento; Cotidiano; Ácido e Base

Introdução

No Brasil a educação é direcionada com base na LDB e nos PCNs que estabelecem requisitos e regras para o ensino. Entre os requisitos estabelecidos nesses documentos está destacada a importância de ensinar para a formação de cidadão e a relação dos conhecimentos teóricos com a realidade dos alunos. Um dos maiores desafios do ensino das ciências, na escola de nível médio em Benjamin Constant, é o uso de recursos que relacionem o conhecimento teórico com o cotidiano dos alunos, cotidiano esse muito diferente do resto do Brasil. Segundo Valadares (2001) a ausência desse vínculo (teoria e contextualização) é responsável pela apatia e distanciamento entre alunos e professores, essa realidade foi constatada nas observações realizadas pelos bolsistas do PIBID. Nessa mesma perspectiva Chassot (1993) afirma que, “restringir o ensino a uma abordagem formal, acaba-se por não contemplar as várias possibilidades para tornar a Química mais “palpável” e perde-se a oportunidade de associá-la com avanços tecnológicos que afetam diretamente a sociedade”. Abordar os conteúdos de ensino com a relação teoria/realidade é importante para todas as disciplinas assim como para química. Esta relação permite o aluno perceber o que está a sua “volta” e ter uma opinião mais crítica como membro de uma sociedade. Foi também observado que os professores regentes não possuem tempo hábil para a pesquisa, planejamento e execução de praticas experimentais. Para contribuição com a melhoria do ensino os bolsistas do PIBID tem auxiliado os professores regentes da disciplina de química, levando recursos que possam complementar as aulas teóricas. Desta forma este trabalho objetivou desenvolver experimento para auxiliar nas aulas sobre ácido e base utilizando recursos encontrados na região.

Material e métodos

O presente trabalho foi realizado em uma escola pública da rede estadual do município de Benjamin Constant – AM, com alunos da 1º série do ensino médio, na qual foi aplicada uma aula experimental sobre ácido e base utilizando como recursos produtos do cotidiano e o indicador natural de uma planta encontrada na região o Crajirú (Arrebidaea chica Verlot). O desenvolvimento da atividade consistiu em duas etapas. Na primeira etapa foi selecionado juntamente com o processor regente o conteúdo que os alunos apresentavam maior dificuldade e elaborado o protocolo do experimento. Foram selecionadas previamente as substâncias do cotidiano dos alunos (água de torneira, água sanitária, detergente incolor, suco de limão, creme dental, solução aquosa de açúcar, solução aquosa de sal, antiácido, vinagre branco e soda cáustica) e identificadas em becqueréis para auxiliar no momento da prática. Na segunda etapa aplicou-se a aula prática. Nesta os alunos foram separados em grupos. Cada grupo recebeu um protocolo, o qual deveriam seguir a fim de realizarem a identificação das substâncias ácidas e básicas presente no seu cotidiano, utilizando o indicador natural (Crajirú). E para verificar se este experimento auxiliou o professor regente em sua aula foi realizada uma conversa informal com o mesmo.

Resultado e discussão

Durante a aplicação do experimento (figura 1 e 2) foi possível perceber o entusiasmo e a motivação dos alunos para à realização da prática, pois através dela puderam constatar que a teoria sobre ácidos e bases, que aprenderam nas aulas de química, podiam ser aplicadas em materiais encontrados no seu cotidiano, facilitando o entendimento desse conteúdo que jugavam de difícil assimilação. Desta forma, os estudantes verificaram que os conteúdos estudados em sala de aula podem estar inteiramente ligados com materiais e situações diárias em suas vidas. Pode-se inferir, com vistas no que foi observado, que o experimento ajudou na compreensão de conceitos de ácido e base. E segundo conversa realizada com o professor regente, na qual enfatizou que a prática auxiliou na sua aula e contribuiu para a construção do conhecimento dos discentes sobre o conteúdo abordado. O professor confirmou a dificuldade dos alunos sobre esse tema e que a prática estimulou o aprendizado. Assim, entende- se que foi importante a relação do conteúdo ministrado com uma prática experimental com materiais do cotidiano dos alunos tendo sido bastante eficaz para o aprendizado dessa turma em questão. O uso de formas alternativas e complementares de ensino devem ser utilizadas em todos os conteúdos que forem possíveis, para que assim, ocorra efetiva melhoria no processo de ensino aprendizado durante o ano.

Figura 1

Alunos estudando o protocolo para execução do experimento

Figura 2

Alunos realizando o experimento.

Conclusões

O uso de recurso metodológico foi importante no processo de ensino e aprendizagem, pois facilitou ao educador construir os conceitos abordados de modo que os alunos tiveram interesse em aprender. O simples fato de buscar produtos encontrados no cotidiano dos alunos para conceituar as substâncias ácidas e básicas e utilizar um indicador natural de planta conhecida pelos alunos também foi importante e fez a diferença na regência. Portanto realizar a relação teoria-prática como um recurso foi de grande valia para contribuir com um ensino que se torne útil na vida dos alunos.

Agradecimentos

A realização deste trabalho só foi possível pelo financiamento da CAPIS e Universidade Federal do Amazonas

Referências

Chassot, A. I. (1993) Catalisando transformações na educação. Ijuí, UNIJUÍ.

Valadares, E. C. (2001) Propostas de experimentos de baixo custo centradas no aluno e na comunidade. Química Nova na Escola, n.º 13, p. 38-40,

Ministério da Educação e Cultura. Parâmetros Curriculares Nacionais. Disponível em <http//www.mec.gov.br>. Acesso em 15 out. 2013