Autores

Lucena Trajano, L. (UEPB) ; Ferreira Dantas Filho, F. (UEPB) ; Damião de Medeiros, G. (UEPB) ; Rodrigues da Costa, J. (UEPB) ; Francisca Meira da Silva, J. (UEPB) ; Thais Ferreira de Morais, T. (UEPB) ; Monteiro de Farias, F. (UEPB) ; Ramon Furtado Leite Candeia, H. (UEPB)

Resumo

Este trabalho teve como objetivo investigar as contribuições de se trabalhar o tema agrotóxicos no ensino de Química na construção de um conhecimento que possibilite ao aluno compreender e explorar a realidade em que se vive. Partindo-se dessa temática foi desenvolvida uma pesquisa com professores de Química sobre a importância de abordar o tema agrotóxico nas aulas de Química e saber dos conteúdos de Química que são abordados nessa temática. Para isso, foi aplicado um questionário com perguntas abertas a cinco professores da E.E.E.F.M. Monsenhor Manoel Vieira na cidade de Patos-PB. As analises apontam que todos os professores consideram importante trabalhar o tema agrotóxicos e que a Química Orgânica foram a mais citados por eles como um dos conteúdos para a contextualização.

Palavras chaves

Agrotóxicos; Contextualização; Química

Introdução

A Química torna-se relevante para o aluno no momento em que se leva em consideração a inter-relação dos conteúdos abordados com o cotidiano do aluno durante o processo ensino aprendizagem. Para as Diretrizes Curriculares (1998), contextualizar o conteúdo nas aulas com os alunos significa, primeiramente, assumir que todo conhecimento envolve uma relação entre sujeito e objeto. O conhecimento trabalhado nas escolas, de modo geral, é realizado pelas vias já conhecidas, ou seja, os livros, o quadro e giz, alguns experimentos e/ou demonstrações em laboratórios - quando existentes algumas saídas a campo, entre outras. Para Silva (2008) O ensino da Química deve facilitar as relações vividas pelo educando; o conteúdo químico deverá ter relação com o cotidiano dos estudantes, possibilitando a interação do ensino. É importante trabalhar temas presentes no cotidiano do discente juntamente aos conteúdos vistos em sala de aula, com a finalidade de mostrar ao aluno que é possível relacionar tais conteúdos com o ambiente em que se vivem as possíveis implicações com sua qualidade de vida. A exploração do tema agrotóxicos nas aulas de Química pode favorecer a compreensão dos alunos com relação aos benefícios e malefícios do uso excessivo de determinadas técnicas de cultivo e no desenvolvimento tecnológico que observamos atualmente. Desta forma, neste trabalho analisamos as concepções dos professores de Química da E.E.E.F.M. Monsenhor Manoel Vieira na cidade de Patos-PB sobre a possibilidade de abordagem do tema agrotóxica nas aulas de Química.

Material e métodos

O presente trabalho trata-se de uma pesquisa de campo com uma abordagem quanti- qualitativa consistindo na aplicação de um questionário constituindo de cinco questões abertas tendo como público alvo cinco professores de Química da E.E.E.F.M. Monsenhor Manoel Vieira na cidade de Patos-PB. As questões buscam, basicamente, investigar dos professores de Química sobre a importância de abordar o tema agrotóxico e saber os conteúdos de Química o tema para contextualização de sua disciplina e identificar quais conteúdos químicos que podem ser explorados a partir dessa temática.

Resultado e discussão

Os resultados foram obtidos através de uma pesquisa quanti-qualitativa utilizando um questionário com questões abertas aplicados a cinco professores de ensino médio da E.E.E.F.M. Monsenhor Manoel Vieira. Quando questionados sobre a importância de serem trabalhadas aulas explorando o tema agrotóxico em aulas de Química, de acordo com a figura 1, 100% dos entrevistados afirmaram que é importante utilizar tal temática durante as aulas de Química. Em um fragmento do depoimento de um Professor A “Ter conhecimento sobre o assunto sempre ajuda. Mesmo que a população não trabalhe diretamente com a agricultura, esta deveria ter conhecimento razoável sobre os agrotóxicos que quase sempre são utilizados na agricultura que nos traz alimento.” Tal resposta evidencia a riqueza que o tema agrotóxico contribui para o ensino de Química. Como ressalta Cavalcanti (2010) que além de contexto motivador, os agrotóxicos é uma temática rica conceitualmente, o que permite desenvolver conceitos químicos, biológicos, ambientais, entre outros, proporcionando aos estudantes compreender sua importância, de forma a conscientizá-los sobre a necessidade do uso correto dos agrotóxicos e também o seu desenvolvimento intelectual, despertando-lhes espírito crítico para que, dessa forma, possam interferir nos seus cotidianos. Quando Questionados sobre os conteúdos de Química que poderiam ser trabalhados utilizando a temática dos agrotóxicos. De acordo com a figura 2, as respostas totalizam cinco conteúdos: 60% responderam que são os conteúdos de Química Orgânica, 15% o conteúdo de soluções, 10% Equilíbrio Químico e Químico Inorgânico e 5% Ligações Químicas. Tal resultado evidencia que a partir dessa temática podemos trabalhar conteúdos de Química nas três séries do ensino médio.

Figura 01-

Para você é importante ser trabalhado nas aulas de Química o tema agrotóxico

Figura 02

Cite alguns conteúdos específicos de Química que poderia ser trabalhado o tema Agrotóxicos.

Conclusões

A utilização de temas sociais, como os agrotóxicos, no ensino da química é um poderoso mecanismo para auxiliar no desenvolvimento da cidadania, com o incremento de valores éticos, solidariedade e compromisso social (SANTOS E SCHNETZLER, 2003). É notável a necessidade de trabalhar a temática agrotóxica em sala de aula, por este ser um assunto que engloba os conteúdos de Química.É notável a necessidade de trabalhar a temática agrotóxica em sala de aula, pode-se contextualiza-los assuntos específicos tais como: Soluções, Equilíbrio Químico, Química Orgânica, Química Inorgânica e Ligações Química.

Agradecimentos

Referências

CAVALCANTI, J. A.; FREITAS, J. C. R.; MELO, A. C. N.; FREITAS FILHO, J. R. Agrotóxicos: Uma temática para o Ensino de Química. Rev. Química. Nova na Escola vol.32 No1, 2010.
Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, Parecer n. CEB 15/98.
Brasília: Ministério da Educação, 1998.
SANTOS, W.L.P. e SCHNETZLER, R.P. Educação em química: compromisso com a cidadania. Ijuí: Ed. Unijuí, 2003.SILVA, C.M.M. e FAY, E.F. Agrotóxicos e ambiente. Brasília: Embrapa Informação Tecnológica, 2004.
SILVA, Leandra Patrícia da et al. A avaliação do impacto do uso de agrotóxico no meio ambiente e na saúde humana: o que pensa o estudante do ensino fundamental do município de bonito – PE?Educação Ambiental em Ação, 2008. Disponível em: <http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=635&class=21>. Acessado em 19
de Juh de 2014.