Autores
Alves de Oliveira, M.D. (IFPI) ; L. do Nascimento, L.M. (IFPI) ; Chaves Santos, M. (IFPI) ; Teixera da Silva, T. (IFPI) ; Moreira da Paz, G. (IFPI)
Resumo
O grande desenvolvimento da eletrônica na atualidade, busca a cada dia por novos e melhores métodos trabalhar a química na sociedade através da produção de materiais usando a química tecnológica.Com isso desenvolveu – se um projeto que foi desenvolvido em três semanas,em uma escola X da capital de Teresina Piauí, objetivo do mesmo é de verificar o conhecimento dos alunos sobre o que seria semicondutores, e através das respostas obtidas com o projeto traçar um perfil de conhecimento tecnológico e sustentável dos alunos da escola .
Palavras chaves
semicondutores; química tecnologica; cotidiano
Introdução
Podemos qualificar como materiais semicondutores os materiais que apresentam uma condutividade entre a alta dos condutores e a baixa dos isolantes. Exemplos mais comuns e utilizados de tais materiais são o silício (Si) e o germânio (Ge). Para serem utilizados industrialmente estes materiais devem ser tratados e modificados com a introdução de “impurezas" especiais que lhe dão algumas características distintas. Os materiais semicondutores são largamente utilizados na indústria eletrônica devido as suas características ímpares. Os exemplos mais claros são o diodo, o transistor e os circuitos integrados (CIs), dispositivos imprescindíveis na fabricação e desenvolvimento de equipamentos e maquinários eletrônicos.( LEE, J.D. 1996) O projeto obedeceu as seguintes etapas, na primeira semana foi feito uma observação verificando a necessidade da realização do trabalho na escola, onde abordaria o assunto de semicondutores em sala de aula, com isso realizou-se a produção de material para exibição com auxilio de data show, porém antes da exibição do material a turma se subdividiu em grupos para responder algumas questões, após o recolhimento das respostas dos mesmos exibiu-se o material produzido, na segunda semana, foi refeito as mesmas perguntas para verificar o que mudou no entendimento dos alunos.
Material e métodos
O projeto realizado teve o seguinte cronograma na primeira semana foi feito uma observação verificando a necessidade da realização do trabalho na escola, onde abordaria o assunto de semicondutores em sala de aula, com isso realizou-se a produção de material para exibição com auxilio de data show, porém antes da exibição do material a turma se subdividirá em grupos para responder algumas questões, após o recolhimento das respostas dos mesmos exibiu-se o material produzido, na segunda semana, foi refeito as mesmas perguntas para verificar o que mudou no entendimento dos alunos. A pesquisa foi realizada na escola X da capital de Teresina Piauí, no primeiro semestre 2013, juntamente com uma amostra de 30 estudantes, do turno diurno do primeiro ano do ensino médio. A maioria dos estudantes possuía idade entre 15 e 19 anos, era de ambos os sexos. Os resultados serão expostos a seguir onde serão descritos as dificuldades de conhecimento dos alunos e também a importancia do projeto para os jovens.
Resultado e discussão
O projeto utilizou procedimentos qualitativos para a obtenção, análise e
interpretação dos dados, referindo-se ao caráter subjetivo que envolve os temas
tratados. Os primeiros resultados foram organizados e processados, baseados em
interpretações próprias dos alunos, a partir das quais se fizeram as inferências
necessárias. Buscou-se a organização dos dados coletados, de modo que eles
pudessem revelar como os indivíduos percebem a química os semicondutores e como
fazem a relação com o cotidiano dos mesmos e de que forma a química poderia
ajudá-los a desenvolver métodos de sustentabilidade através do tema tratado . A
avaliação foi feita a partir das dificuldades que os mesmos apresentaram em
associar os semicondutores ao dia-a-dia,se os mesmos ao menos sabiam o que era
semicondutores se sabiam onde poderiam ser descartados.
Após todas as etapas de observação, produção de material (slides) e etc.
realizaram-se na terceira semana a execução do projeto pesquisa, juntamente com
a amostra de semicondutores como placa de computadores, de calculadoras
cientifica e moldem, chips de celulares e uma prática utilizando o led como
amostra de um semicondutor, para comprovação de transmissão de energia da pilha
para o led. Efetivou-se a aplicação do questionário em duas etapas, a primeira
antes da exposição dos slides e amostra dos semicondutores, para analisar o
conhecimento prévio dos alunos sobre o assunto, e aplicação do mesmo
questionário depois da apresentação, amostra e prática para saber se os alunos
da referida da referida escola haviam conseguido compreender o objetivo do
projeto.
Conclusões
A grande maioria dos alunos não faziam idéia clara do que seriam semicondutores e qual sua aplicabilidade, porém quando lhes foram dado exemplos conseguiu-se responder às questões propostas e souberam fazer associação com alguns objetos que fazem parte do grupo de semicondutores. Os resultados da pesquisa evidenciam a necessidade da contextualização do cotidiano com as disciplinas da grade curricular principalmente na área de Química, é necessário mudar numa perspectiva de ensino que permita ao aluno relacionar a aplicabilidade do que está aprendendo na sala de aula e sua vida fora da escola.
Agradecimentos
Agradecemos a escola X aos alunos pela grande colaboração e ao IFPi.
Referências
1. FIS. O que são semicondutores. Disponível em:< http://clickeaprenda.uol.com.br/portal/mostrarConteudo. php?idPagina=20320>.Acesso em 27 de Março de 2013
2. LEE, J.D. Química Inorgânica não tão Concisa. Editora. Edgar Blücher Ltda. 1996.
3. MATERIAIS SEMICONDUTORES. Capítulo iv, Universidade Federal De Uberlândia
Faculdade De Engenharia Elétrica. Ciência E Tecnologia Dos Materiais
4. PEIXOTO, Eduardo Motta Alves. Elemento Químico Silício. N° 14, novembro 2001.