Autores

Lucena Trajano, L. (UEPB) ; Ferreira Dantas Filho, F. (UEPB) ; Souza Lima, I. (UEPB) ; Carvalho de Souza, S. (UEPB) ; Cristina Moreira Ferreira, A. (UEPB) ; Lucia de Franca, A. (UEPB) ; Garcia Ferreira, A. (UEPB) ; Damião de Medeiros, G. (UEPB)

Resumo

Neste trabalho são relatadas as contribuições que o projeto Ações Construtivas para o Conhecimento Químico nas Escolas Públicas na Cidade de Patos-PB que vem propiciando novos olhares e formação ampla aos discentes de Licenciatura em Ciências Exatas com habilitação em química do Campus de Patos da Universidade Estadual da Paraíba. O projeto acontece desde março de 2014, em quatro escolas publicas de ensino médio. Foi realizada pesquisa tendo como foco a abordagem qualitativa com aplicação de questionários a alunos e monitores do projeto. Pode-se concluir que este projeto é importante tanto na formação inicial dos monitores e quanto na contribuição para aprendizagem dos alunos na construção do conhecimento químico através da contextualização dos conceitos químico no cotidiano.

Palavras chaves

Ações Construtivas ; formação inicial ; conhecimento

Introdução

A formação inicial de professores de Química tem por objetivo formar profissionais competentes para o exercício da profissão. Uma das formas mais eficazes de formar estudantes de licenciatura é por meio de disciplinas de estágio supervisionado. Segundo PIMENTA e LIMA (2004, p. 111) “aprender a profissão docente no decorrer do estágio supõe estar atento às particularidades e às interfaces da realidade escolar em sua contextualização na sociedade”. Segundo (LUDWIG e GROENWALD 2006, p. 5). “O Estágio possibilita ao licenciando colocar em prática os aspectos teóricos e metodológicos adquiridos durante a trajetória na Universidade oportunizando assim, um conjunto de experiências e de reflexões”. E também, é necessário que nos cursos de formação de professores e nas instituições de ensino, o desenvolvimento de projetos que vise ampliar a visão da sociedade e atrair estudantes para o estudo da Ciência. Dessa forma, o presente trabalho visa mostrar o a importância do Projeto “Ações Construtivas para o Conhecimento Químico nas Escolas Públicas do Estado da Paraíba” que vem sendo desenvolvido na cidade de Patos-PB, sendo direcionado a alunos da rede pública de ensino, ao qual contempla conteúdos de química e estratégias metodológicas que desperta o interesse dos alunos pela química, dando suporte eficiente para a construção do conhecimento químico.

Material e métodos

Os resultados foram obtidos através de uma pesquisa exploratória qualitativa utilizando um questionário com perguntas abertas. Os participantes da pesquisa foram alunos que participam do projeto de primeiro e segundo ano do ensino médio das seguintes escolas: E.E.E.M.Monsenhor Manoel Vieira, E.E.E.F.M. José Gomes, E.E.E.F.M. Auzenir Lacerda e E.E.E.M. Dr. Dionísio da Costa. A pesquisa foi realizada com 200 alunos dessas quatro escolas, sendo 50 alunos de cada escola: O questionário foi organizado da seguinte forma. Pergunta 1 - As atividades desenvolvidas no projeto de alguma forma têm contribuído na sua aprendizagem na escola? Pergunta 2 - Os conteúdos trabalhados no projeto que você participa são interessantes e relevantes para você? Como você avalia as aulas de a química que seu professor ministra? Foi aplicado também outro questionário a oito monitores que ministram o curso nessas escolas. Foram realizadas as seguintes perguntas: Pergunta 1 - O projeto é importante para a sua formação inicial como professor de Química? Pergunta 2 – Comente algumas experiências que o projeto tem proporcionado para sua formação como professor (a)? Pergunta 3 - Quais as suas perspectivas futuras na área? Em seguida foram coletados e analisados os dados

Resultado e discussão

O desenvolvimento da pesquisa teve como foco verificar o grau de satisfação tanto dos alunos quanto dos monitores em relação à atuação do projeto. Em uma das perguntas que foram realizadas com os alunos se referiu aos conteúdos trabalhados no projeto se são interessantes e relevantes para eles. De acordo com a figura 1, é possível perceber que todos os alunos responderam que são importantes. Em um fragmento do depoimento de um aluno A “Desde que comecei a participar do projeto comecei a gostar de Química, devido à abordagem como os conteúdos são trabalhados, os assuntos teóricos são abordados através de uma contextualização com o nosso cotidiano. São inseridas nas aulas temas como meio ambiente, desenvolvimento sustentável e Química verde”. Os monitores responderam a seguinte pergunta: O projeto é importante para a sua formação inicial como professor de Química. É possível perceber na figura 2 que todos os monitores afirmaram que o projeto é importante para a sua formação inicial. Um claro reflexo disto é um fragmento do depoimento do monitor B: “A formação inicial é um preparo de professores que, como nós, estão iniciando uma profissão, para que quando chegue mais adiante muita coisa já esteja mais clara e assim, se saiba como lidar com a profissão”. Outro relato do monitor C Este projeto contribuiu para a nossa formação, pois possibilitou a nós bolsistas um aperfeiçoamento com relação ao conteúdo, pois tivemos que revisar e até mesmo aprendê-los para que realizássemos com segurança as nossas intervenções. Além disso, oportunizou a nós bolsistas um aperfeiçoamento na construção de práticas pedagógicas diversificadas, propiciando uma melhor abordagem dos conteúdos que seriam trabalhados.

Figura 01

Os conteúdos trabalhados no projeto que você participa são interessantes e relevantes para você.

Figura 02-

O projeto é importante para a sua formação inicial como professor de Química.

Conclusões

O projeto Ações Construtivas para o Conhecimento Químico tem contribuído na formação inicial dos licenciandos em do curso de Ciências Exatas com habilitação em química. Os resultados dos questionários mostram que, além da existência de equipe qualificada de coordenadores e supervisores, há o empenho dos alunos monitores para despertar o interesse na melhoria da relação ensino e aprendizagem pela adoção de práticas laboratoriais e atividades lúdicas.

Agradecimentos

Agradecemos a CAPES pelo fomento, a UEPB, as Escolas Públicas da cidade de Patos- PB.

Referências

PIMENTA, S. G.; LIMA. M. S. L. Estagio e Docência. 2ª edição. Editora Cortez. – São Paulo, 2004. – Coleção docência em formação. Série saberes pedagógicos.

GROENWALD, C. L. O.; LUDWIG, P. I. Formação Inicial de Professores de Matemática: Situações Vivenciadas Pelos Alunos na Realização do Estágio. Rio Grande do Sul. 2006. 14 f. (texto digitado). <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/44-4.pdf>. Acesso em 11 de junho de 2014.