Autores

Carvalho de Quadros, M.D. (IFPI) ; da Silva Mendes, M.S. (IFPI) ; dos Santos da Silva, M. (IFPI) ; Uchôa Melo, F.W. (IFPI) ; Vieira dos Santos, R. (IFPI) ; Silva da Cruz, S. (IFPI) ; Araújo Barros Filho, B. (IFPI)

Resumo

Esta pesquisa propõe uma análise sobre os jogos didáticos como recursos capazes de proporcionar a melhoria do ensino-aprendizagem das funções orgânicas. O objetivo principal foi avaliar a contribuição desses jogos no ensino médio, devido a dificuldade dos alunos compreenderem os conteúdos, de química, ministrados em sala de aula. Os sujeitos da referida pesquisa foram alunos do terceiro ano, do ensino médio, da Escola CEMTI, situada no município de Parnaíba-PI. A metodologia utilizada neste trabalho foi a pesquisa de campo, pesquisa exploratória e descritiva.

Palavras chaves

Jogos didáticos; Funções Orgânicas; Ensino-aprendizagem

Introdução

Este trabalho descreve as ações de intervenção pedagógicas que foram realizadas na Escola CEMTI, situada no município de Parnaíba-PI. Quando nos referimos à química orgânica, notamos que a prática utilizada na sala de aula é a de transmissão-recepção de conhecimentos, a qual, muitas vezes, o conteúdo não é assimilado por todos, deixando lacunas. Devido a essas dificuldades que encontramos, buscamos um método mais claro e eficaz, de contribuir para os processos de ensino aprendizagem das funções orgânicas. Assim surgiu a ideia de implantarmos jogos didáticos como propósito de melhorar a aprendizagem dos estudantes, pois para Barros (2009) os professores devem buscar alternativas para tornar a disciplina mais compreensível, tais como a contextualizaçã avanços científicos e tecnológicos que afetam diretamente a sociedade. A implantação de metodologias lúdicas, tais como: músicas dos elementos da tabela periódica, dominós, quebra-cabeça das ligações orgânicas, desenho com fórmulas, entre outros, tem favorecido o interesse do aluno por assuntos que exigem memorização. O desempenho dos alunos avaliados com o uso de jogos lúdicos está sendo mais notável do que com as metodologias de ensino tradicional (SANTOS, 2010).

Material e métodos

O JFO foi uma proposta lúdica desenvolvida para facilitar o aprendizado dos alunos. O campo desta pesquisa foi o CEMTI Polivalente Lima Rebelo, situado na cidade de Parnaíba-PI. Foram definidos como sujeitos da pesquisa, 30 estudantes pertencentes às turmas do terceiro ano A e B, turno manhã, da referida escola pública estadual de ensino médio. Esta pesquisa durou 8 horas aula (4 horas em cada turma) e foi realizada entre os dias 20 e 27 de setembro de 2013. A abordagem da pesquisa é classificada como qualitativa, pois aprofunda-se na compreensão da interpretação dos envolvidos na pesquisa, a partir dos comportamentos e argumentos dos mesmos e quantitativa, que traduz em números, as opiniões e informações. (VERGARA, 2000). Sendo assim, entende-se que a pesquisa qualitativa tem como ferramenta primordial interpretar o fenômeno que observa, ou seja, a observação, a descrição e a compreensão são capazes de caracterizar este tipo de pesquisa. O JFO possui 28 peças, onde o aluno identifica as funções orgânicas e a sua fórmula que aparece em cada peça. Em caso de dúvidas, ele observará o dominó, que é composto por várias cores, que facilitará encontrar a resposta. Exemplo: a cor vermelha com a cor vermelha faz par, se a peça de número 1 pedir uma amina, a peça 2, consequentemente, terá que ser a sua fórmula. Uma vez identificados, colocam-se essas peças em linha reta, encaixando como dominó, isso fará com que aumente a curiosidade e o interesse do aluno por jogos nas aulas de química. Como forma de apresentar as regras e compreender como funciona de fato o JFO, foi elaborado um quadro explicativo.

Resultado e discussão

O uso da ludicidade durante as aulas de química foi obtido com a implantação de um jogo, fugindo do método tradicional de aula que, na maioria das vezes, é vivenciada pelos estudantes. Utilizando-se assim, da principal característica do que é a valorização dos processos de produção do saber docente a partir da prática cotidiana. Dessa forma, a utilização desses jogos, além de proporcionar uma maior motivação aos alunos em relação ao conteúdo apresentado, contribuiu para reforçar conhecimentos prévios desses estudantes. Os resultados dos questionários serviram para conhecer a aprendizagem adquirida pelos estudantes nas duas etapas deste estudo. Desse modo, o mesmo foi composto de quatro questões e durante a resolução destas, não foi permitido nenhuma espécie de consulta a qualquer fonte de informação. Tais resultados foram expressos tomando por base os acertos realizados pelos discentes em cada questão. Nesse sentido, será apresentado para cada amostra total dos alunos apenas um resultado para a questão avaliada. Com a aplicação do questionário, antes da aplicação do jogo, obteve-se os seguintes resultados, de acordo com os gráficos abaixo será possível observar o grau de desenvolvimento antes e depois do jogo: 1. Quais as funções orgânicas que você conhece? Observa-se, no Gráfico 1, que somente 13 dos 30 alunos responderam conhecer as funções orgânicas, 8 responderam a questão errada e 9 não responderam. Esta estatística comprova o grau de dificuldade dos alunos quanto ao conhecimento das funções orgânicas. Foi classificada como correta, as respostas dos alunos que responderam pelo menos 5 funções: Aluno Algumas das respostas corretas foram: 5 Fenóis, Álcoois, Aldeídos, Cetona, Ácido carboxílico, Ésteres 8 Cetona, Álcool, Aldeídos,

Conclusões

Ensinar química não é uma tarefa fácil, essa dificuldade é identificada nas avaliações de conhecimento que na maioria das vezes possuem um dos piores rendimentos. Faz-se necessário utilizar maneiras diferenciadas de ensinar a referida disciplina e buscar mostrar a real importância dessa área do conhecimento, para que, assim, não ocorra somente uma aprendizagem mecânica, mas uma reflexão sobre o que se está aprendendo, possibilitando uma verdadeira aprendizagem significativa. Através desta pesquisa, observou-se que o jogo didático é uma ferramenta auxiliar e complementar no processo ensino-

Agradecimentos

Gostaria de agradecer algumas pessoas que contribuiram para relização desse trabalho.

Referências

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